sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

O Lobisomen, por Carlos Antunes

http://www.wickedmovietrailers.com/wp-content/uploads/2009/11/the_wolfman_poster_ver3-580x772.jpg

Título original:
The Wolfman
Realização: Joe Johnston
Argumento: Andrew Kevin Walker e David Self
Elenco: Emily Blunt, Benicio Del Toro e Anthony Hopkins

Joe Johnston dedicou-se a criar um ambiente credível e sugestivo, repleto de lugares soturnos onde as sombras e o abandono ainda imperam.
Danny Elfman ajudou a isso mesmo com uma intrigante partitura, forte e que se impõe sem se sobrepôr em importância ao espectáculo global do filme.

http://www.collider.com/uploads/imageGallery/Wolfman_The/the_wolfman_movie_image_benicio_del_toro.jpg

O belíssimo conjunto de actores proporciona o melhor espectáculo que tem para dar, mesmo sabendo que num filme assim não são eles o essencial, muito menos têm uma matéria-prima suficientemente diversificada com que trabalhar.
Obviamente Emily Blunt é quase um desperdício aqui, mas tem uma presença atraente ao lado de um Benicio Del Toro sofrido e compenetrado.

http://www.collider.com/wp-content/image-base/Movies/W/Wolfman_The/movie_images/The%20Wolfman%20movie%20Emily%20Blunt%20and%20Benicio%20Del%20Toro.jpg

Mas num filme como este, o essencial reduz-se à credibilidade dos efeitos que vemos no ecrã e da capacidade de apelar à adrenalina que eles têm.
Não é o caso aqui. A boa caracterização "à moda antiga" é atraente mas não causa o susto desejado. Os efeitos gerados por computador originam poderosas cenas de transformação que acabam por não se conjugar bem com a caracterização que vem depois; e quando vemos a fera correr, ou a montagem em grande plano é perfeitamente incredível ou então ele parece deslocar-se sem peso.
E a luta central do filme fica despachada da forma mais expectável, sem grande tempo nem imaginação lhe ser dedicada.

http://www.timesonline.co.uk/multimedia/archive/00633/wolfman_585x349_633383a.jpg

Essa falha coloca mais à mostra as outras insuficiências, sobretudo de um argumento que até denota alguma vontade de explorar o Lobisomem como uma composição que ficaria a dever um pouco mais às tragédias de Shakespeare ou à clivagem existencial de um The Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde, mas que tem depois de se reduzir às lutas e perseguições, perdendo pelo caminho o ritmo que se exigia para as fazer surgir em sequências imparáveis.
Até porque não me parece que o Lobisomem seja um personagem a postos para suportar tal espessura dramática, antes mais a postos para libertar a selvajaria contra o mundo num honesto e primário - entenda-se como crú e rude - filme de terror que este não chega a ser.

http://pictureschat.com/wp-content/uploads/2009/04/wolfman4.jpg

Se um juízo de valor final é necessário, The Wolfman é uma actualização pouco convincente do filme protagonizado por Lon Chaney, Jr., que já há sua época teve uma série de sequelas duvidosas.
Pouco convincente porque nem teve coragem de se afastar do campo seguro do blockbuster e enveredar pelos caminhos existencialistas que o argumento deixa antever, nem ao jogar nesse campo o fez com o ritmo que lhe era exigido.
Ficando a meio caminho, ficou também como um filme pouco conseguido para quase todo o tipo de público.



http://www.shockya.com/news/wp-content/uploads/the_wolfman_movie_still19a.jpg

Sem comentários:

Enviar um comentário