terça-feira, 2 de março de 2010

Fantasporto 2010: Dia 8 - Breves considerações

Segunda-feira, dia de trabalho, mas nem por isso o recinto do Rivoli teve menos cheio. Se para o drama/thriller espanhol Hierro o Grande Auditório já estava bem completo, foi com [REC] 2 que tivemos lotação esgotada (os bilhetes esgotaram logo de tarde) e foi notório o entusiasmo do público antes, durante e depois do filme.

Hierro


Pessoalmente era o que mais aguardava esta noite e seguramente não me desiludiu. É notória a qualidade do cinema espanhol actualmente e Hierro não é excepção. Quem esperava um filme com contornos de terror ficou obviamente desiludido, pois a longa-metragem do madrileno Gabe Ibáñez é um poderoso drama, comovente e com uma excelente ambiência. Impressiona logo nos créditos iniciais quando nos apercebemos da excelente técnica de fotografia que acompanhará todo o filme, bem como a excelente banda sonora. A busca de uma mãe pelo seu filho é o mote para uma intrigante história, muito bonita, de certa forma simples, mas simultaneamente mais que linear. Elena Anaya revela-se uma excelente actriz e não me admira que não saia de mãos a abanar deste certame.

Toute ma vie


A curta-metragem que antecedeu [REC] 2 deixou o público bem disposto de imediato. Pierre Ferrière traz-nos a história de uma mulher abordada na rua por um homem que não reconhece, mas que sabe todos os pormenores da vida (mesmo os que ela não conhecia ainda). O divertido de tudo isto é sobretudo a conclusão final, reveladora de um grande sentido de humor negro e sádico.

[REC] 2


Era um dos momentos altos da noite para a grande maioria do público. Da minha parte se [REC] não me havia convencido (crítica aqui), acabou por me deixar sem expectativas para a sequela o que acabou por ser melhor. Se desvirtua completamente a tensão especulativa do primeiro filme, [REC] 2 acaba por resultar melhor perante o factor entretenimento. A sequela recomeça a partir do anterior e dá-nos múltiplas visões do mesmo evento o que acaba por ser mais esclarecedor no que diz respeito ao caso da Niña Medeiros. E se a solução dessas pontas soltas acaba por ser positiva, na verdade o filme é um verdadeiro action flick, com cenas hilariantemente divertidas e exageradas que agradam facilmente os fãs do género. Não dispensa também alguns sustos. Mantém os bons efeitos especiais, bem como a montagem e recupera uma boa interpretação (mesmo que diferente) de Manuela Velasco. Jonathan Mellor é também uma agradável surpresa.

2 comentários:

  1. Foi uma noite espectacular. Dois grandes filmes e com grandes produções. É incrível que se faça cinema tão bom em Espanha e por aqui nos contentemos com Second Lifes, Padre Amaros e afins.

    ResponderEliminar
  2. No geral, foi a melhor noite até agora. É incrível a vitalidade do cinema espanhol. E não é preciso muito. Tens toda a razão!

    ResponderEliminar