domingo, 25 de abril de 2010

Pós-Festival Black & White 2010

Este é o segundo ano que o Split Screen acompanha de perto o Festival Black & White, no Porto. A intenção inicial seria a sua cobertura em base diária - tal como fizemos com o Fantasporto 2010 - mas a falta de tempo e a não-comparência ao primeiro dia do certame, acabou por originar uma mudança de planos.

Por questões profissionais apenas conseguimos estar presentes às sessões competitivas de vídeo que ocorriam à noite durante a semana e também à sessão de fotografia no Sábado, à tarde. Das três competições de vídeo a que assistimos notamos alguma melhoria na qualidade das curtas a concurso, embora a competição de sexta-feira nos tenha parecido das mais fracas.

Passamos a destacar as nossas curtas-metragens preferidas. Na quinta-feira, dia marcado pela grande qualidade das obras a concurso, destacamos três delas: Homeland, de Juan de Dios Marfil (uma animação fantástica, com uma maravilhosa banda sonora e que podem ver aqui), o inglês The Long Hard Goodbye, de David James Coe, numa homenagem ao filme noir (trailer aqui) e o vídeo experimental Aprop, de Aitor Echevezzia (curta-metragem pode ser vista aqui).

Na sexta-feira, a competição de vídeo teve filmes mais fracos, mas mesmo assim conseguimos encontrar alguns de que gostámos. Destaco o espanhol Ona, de Pau Camarasa (ver completo aqui) e o alemão Stiller See, de Lena Liberta (muito bem filmado).

Por fim, na IV Competição de Vídeo, podemos ainda destacar o alemão Perceptio, de Sebastian Mez, o francês La Carte, de Stefan Le Lay ou o brilhante Meeting Laura, de Feliz Stienz (trailer aqui).

Do II Encontro de Blogues de Cinema e dos vencedores da sétima edição do Black & White falaremos brevemente.

1 comentário: