segunda-feira, 3 de maio de 2010

LOST: The Last Recruit (6.13)

The Last Recruit é um episódio que sabe a pouco. A sua estrutura narrativa relembra a tradicional primeira parte de um episódio duplo, embora não haja indicação prévia de que seja este o caso. Este episódio serviu principalmente para lançar o arco final da temporada e aumentar a confusão relativa às motivações de muitos personagens. Desde os primeiros episódios, a interacção entre Jack e Locke foi um dos conflitos mais importantes da série e, neste episódio, ganha uma nova dimensão: Jack é o novo "Locke" e o Black Smoke, sob a forma de Locke, tenta convencê-lo de que Locke afinal estava errado.

Cabe agora a Jack descobrir por Locke se a Ilha é mesmo um sítio especial, ou se todos os sacrifícios em nome desta foram, afinal, feitos em vão. Já os restantes candidatos tencionam fugir com a ajuda de Widmore, mas os planos deste homem não parecem ser-lhes favoráveis.

Christian Shephard

A cena que abre o episódio dá continuidade imediata ao final do anterior. Jack, afectado pelo encontro com Smoke, decide questioná-lo, mostrando-se incomodado com o facto de não fazer ideia de quem seja este homem com a imagem de John Locke. Smoke contradiz Jack, revelando ter sido ele o responsável pelas aparições do seu falecido pai, Christian.

Desde a revelação feita em "The Cost of Living" (3.05) de que as aparições seriam causadas pelo monstro, foi-se especulando que Christian fosse também um desses casos. Christian surge na primeira temporada a Jack, conduzindo-o até às grutas onde se encontrava o caixão vazio – o corpo de Christian tinha desaparecido. Mais tarde, é visto por Hurley no interior da cabana rodeada por cinzas, e surge à Claire na floresta para a convencer a abandonar o Aaron. É ainda nessa cabana que é encontrado por John Locke, a quem diz falar em nome do Jacob e ordena que mova a Ilha. Christian teve ainda aparições fora da Ilha: surge a Michael no barco do Widmore momentos antes deste explodir e, mais tarde, é visto por Jack no hospital em Los Angeles. Durante os time flashes, Locke encontra-o na câmara onde a Ilha é movida – um aspecto curioso, pois esse encontro parece dar-se ainda antes da chegada do Black Rock à Ilha. Sun e Lapidus são as últimas pessoas a ver Christian, que lhes diz para aguardarem pela chegada de John Locke (referindo-se já ao Smoke na forma de Locke).

No final da quinta temporada, é plausível afirmar-se que o Black Smoke assumiu a forma de Christian da mesma maneira que o fez com muitos outros, incluindo o próprio John Locke. No entanto, à luz das informações dadas nesta temporada, algumas inconsistências saltam à vista. Quando Jack segue Christian na floresta, encontra o seu caixão vazio. No entanto, quando o monstro assume a forma de Locke, é visto que o corpo não é utilizado, apenas a imagem e as suas memórias. Se o corpo de Locke se manteve no caixão, por que motivo desapareceu o corpo de Christian? Há ainda toda a simbologia do preto e branco: Locke chegou à Ilha no caixão, com sapatos pretos colocados nos pés, enquanto Christian trazia sapatilhas brancas.

O grande objectivo de Smoke é conseguir sair da Ilha. Vezes sem conta, afirmou estar aprisionado e referiu ainda ser incapaz de atravessar o oceano transformado em fumo. Se era mesmo ele a assumir a forma de Christian, então como apareceu ao Michael no interior do barco? Sendo ele o Christian, como conseguiu então surgir em Los Angeles, para que Jack o visse no hospital? É esta a grande pergunta lançada pelo episódio. Assumindo que não há aqui um gravíssimo erro de continuidade (não deixa de ser uma possibilidade, embora não existam precedentes na série), há então a intenção de questionar as palavras do Black Smoke: ou este mente ao Jack e à Claire acerca da identidade do Christian, ou então mente acerca das suas verdadeiras capacidades. Se o Black Smoke conseguisse realmente manifestar-se no exterior da Ilha, então que diferença lhe faria conseguir ou não libertar-se?

É provável que Smoke tenha dito a verdade em relação às suas aparições sob a forma de Christian. Para muitos, o facto dele o afirmar é prova suficiente. Para outros, as questões que esta "revelação" sugere são prova do contrário. Só o tempo dirá se a série voltará a abordar esta questão.

Smoke justifica-se, diz que só quis ajudar: Jacob encurralou-os na Ilha mas, agora que foi morto, são livres para sair. No entanto, tal só será possível se saírem juntos. Para a saída de Smoke, é preciso que não fique na Ilha ninguém capaz de substituir Jacob e, como não pode matar os candidatos, resta-lhe levá-los consigo na sua fuga. Jack compreende a ironia deste "Locke": John Locke foi o único que realmente acreditou haver uma razão para estarem na Ilha, o único que fez tudo para que não saíssem. Mas Smoke ridiculariza a imagem de Locke, fazendo Jack mostrar-se ofendido pela falta de consideração por alguém que nem está vivo para se defender.

Planos e acordos quebrados

A história da Ilha que é contada neste episódio mostra como várias alianças foram formadas e quebradas em muito pouco tempo. O grupo de sobreviventes do voo Oceanic 815 está reunido e os "infectados" mostram sinais de que talvez possam ser "curados". Mas o passo mais importante será o "salto de fé" dado por Jack, que se recusa a sair da Ilha sem descobrir por que motivo foi levado até lá.

Smoke e Jack dirigem-se de volta ao acampamento quando são interrompidos por Claire. O monstro mostra-se compreensivo e deixa-os a sós, para que possam conversar. O reencontro é um pouco embaraçoso para Jack, que sabe que a sua irmã está louca. Claire pergunta se Smoke lhe contou ter-se feito passar pelo Christian, reforçando a veracidade da revelação dada momentos antes. Curiosamente, poucos dias antes, Claire faz uma distinção entre o seu "pai" e o seu "amigo" em conversa com o Jin, no episódio "Lighthouse" (6.05). Estando esta mulher enlouquecida, é difícil avaliar as implicações das suas palavras. Claire admite ter perdido a esperança que o irmão alguma vez voltasse à Ilha e está feliz por este se ter juntado a eles – uma decisão que Jack "tomou" pelo simples facto de ter deixado Smoke falar.

James e Kate informam os recém-chegados do plano de fuga ao Black Smoke. A chegada de Jack, Claire e Smoke completa a reunião dos personagens que este último tão ansiava. Smoke mostra-se feliz por ver todos juntos de novo, mas o sentimento geral é de apatia. Aqueles que o rodeiam, fazem-no por não ter outra escolha, fazem-no porque cederam ao poder da persuasão que exerceu sobre cada um deles. Não são movidos por uma causa, mas pela falta de uma.

Zoe confronta Black Smoke, exigindo Desmond de volta sem o revelar perante os presentes. Tanto Smoke como Widmore parecem ter interesse em ocultar a presença de Desmond na Ilha. Possivelmente, Widmore teme que o seu plano seja arruinado caso os restantes descubram o que pretende fazer. E é precisamente esse plano que Black Smoke teme, pelo que ordena Sayid que assassine o Desmond. Smoke apressa o plano de levar toda a gente para a ilha Hydra e parir no avião mas, assim que vira costas, James desencadeia o seu próprio plano para escapar da Ilha e do monstro.

Sayid dirige-se ao poço onde Desmond foi deixado, com o intuito de o matar. Chega o local e aponta a arma, mas Desmond pergunta-lhe qual foi a oferta do Black Smoke para que o matasse a sangue frio. Smoke trouxe Sayid de volta ao mundo dos vivos e prometeu-lhe trazer a sua mulher, Nadia, de volta. Mas Sayid deixou Desmond falar e ficou "incapacitado" de o matar. A pergunta de Desmond – o que irá dizer a Nadia quando lhe perguntar o que fez para a trazer de volta – toca profundamente Sayid, no único local em que as trevas ainda não consumiram. Smoke volta atrás para averiguar a demora de Sayid, que garante ter morto Desmond. O seu olhar revela alguma desconfiança em relação ao monstro, que poderá ter sido causada por Desmond. Ainda haverá salvação para Sayid?

Assim que Jack encontra uma oportunidade, afasta-se dos Others com Hurley, Sun e Lapidus, e vão ao encontro de James e Kate. Claire observa-os e sente-se em risco de ser novamente abandonada, pelo que decide seguir o grupo – algo surpreendente, pois o comportamento esperado teria sido que avisasse o Black Smoke. Kate é a única que se mostra preocupada com Claire e defende a sua inclusão no grupo. A argumentação de Kate para que Claire se junte a eles foi um dos momentos mais fortes do episódio. Foi ela quem ajudou durante o parto do Aaron e o único motivo que a trouxe de volta à Ilha foi a vontade de reunir mãe e filho. Claire acredita na promessa de Kate e junta-se ao grupo, deixando o Black Smoke para trás.

A bordo do barco que Libby ofereceu a Desmond há seis anos atrás, James mostra-se confiante pelo acordo que estabeleceu com Widmore. Lapidus encontrou comida no interior e convida os tripulantes a lanchar, mas Jack permanece imóvel, observando o mar. James aborda-o, admitindo que não contava com a sua adesão ao plano. No entanto, Jack sente que sair da Ilha é um erro, acredita que tem algo importante a fazer. James desafia-o a tomar uma decisão: se Jack quer mesmo testar a sua fé na Ilha, terá de o fazer agora e deixar o barco. Em jeito de despedida, Jack lamenta ter causado a morte de Juliet e atira-se ao mar.

A chegada à ilha Hydra é recebida pelo grupo armado de Widmore. O grupo acaba de sair da água, mas Zoe pergunta se mais alguém está com eles, referindo-se ao Smoke. Ao saber que o monstro permanece na Ilha, dá instruções para que se desligue a vedação sónica quando Jin chega ao local para ver o que se passa. O reencontro de Sun e Jin é extremamente emocional, ao ponto de fazer com que Sun inconscientemente recupere a capacidade de falar Inglês. No entanto, o momento é quebrado pelo comentário de Lapidus de que "alguém recuperou a voz" e interrompido de vez pelas ordens que Zoe recebe de Widmore. O reencontro deste casal (que esteve separado por quase 2 temporadas) ter sido feito de forma tão anti-climática pode ser um mau presságio… O que terá a Ilha reservado para Jin e Sun?

O acordo entre Widmore e James foi quebrado e o grupo é obrigado a render-se. Não se sabe qual será o plano de Charles, mas este grupo poderá ser visto como um obstáculo à sua concretização. Depois de uma sequência de episódios em que Widmore mostrou um lado mais humano, o tapete é agora puxado dos pés dos personagens – ou será o seu plano impedir que deixem a Ilha juntamente com Black Smoke? O facto de todos os candidatos (excepto o Jack) se encontrarem naquele local abre a oportunidade a Zoe para comandar o ataque ao monstro.

Na Ilha, Jack chega à praia exausto, onde é encontrado por Smoke e os Others, quando os mísseis de Widmore atingem o local. Smoke agarra-o para o salvar e Jack escapa por pouco. Já afastados da praia, Smoke diz-lhe que não se preocupe e que tudo está bem, pois Jack agora está com ele.

Sideways em rota de colisão

Tal como a história mostrada na Ilha, a narrativa dos flash-sideways dá também uma sensação de "meio episódio", embora aqui seja mais evidente a intenção de colocar os personagens em rota de colisão. Seja qual for o destino dos personagens na Ilha, a sua vida nos sideways está directamente ligada a esse destino e fará parte da equação a resolver no final desta série.

Atropelado por Desmond, John Locke é levado numa ambulância para o hospital onde Jack trabalha. Ben acompanha-o e quando, descobre que John está de casamento marcado com Helen, assegura-o que tudo irá correr bem. Ao mesmo tempo que é retirado da ambulância no hospital, Sun é trazida numa outra ambulância e entra em pânico ao vê-lo. O trauma sofrido terá feito com que Sun tivesse um vislumbre da outra realidade, onde um homem igual ao que vê na maca faz algo que a deixa aterrorizada. Felizmente para Sun, o tratamento no hospital decorre sem problemas para a sua saúde e da sua criança.

Na esquadra, James e Kate têm uma interessante conversa em casacos de cabedal em que as possibilidades de um relacionamento se desenvolver parecem postas de parte (ou será uma pista falsa?). Miles chega com a notícia de um pequeno massacre num restaurante e, graças a uma câmara de vigilância no exterior, conseguem identificar o mau da fita: Sayid. Assim que identificam o suspeito, James e Miles dirigem-se a casa de Nadia e conseguem detê-lo quando tenta fugir, deixando Nadia preocupada com o que possa Sayid ter feito para a polícia o prender. Esta cena ecoa bem com as palavras de Desmond na outra realidade, que fazem Sayid reflectir sobre que a sua amada pensaria do acordo que estabeleceu com Black Smoke.

Claire tenta prosseguir com o seu plano de dar o bebé para adopção, mas Desmond surge para a colocar no caminho certo: o escritório de advocacia do qual a família Shephard é cliente. Devido ao testamento de Christian, Ilana Verdansky estava precisamente à procura de Claire – uma aparente "coincidência", pela qual Desmond é responsável, como tantas outras desde que ganhou uma consciência iluminada e um comportamento bastante parecido com o de Jacob. Ilana não tem qualquer sotaque, nem sacrificou a sua vida num treino exaustivo em nome do homem de branco: é advogada e consideravelmente mais sorridente nesta realidade.

Jack fica chocado com a revelação de que o seu pai escondia a existência de Claire, mas a leitura do testamento é interrompida quando Jack recebe uma chamada do hospital por causa de um caso grave. Já David mostra-se bastante entusiasmado com a tia que acabou de ganhar. A relação de Jack com o filho é sem dúvida um dos pontos fortes desta realidade. Quando chega à sala de operações, o paciente já está preparado. Jack é informado do que ocorreu ao paciente e de que este já era paraplégico antes do acidente – não só Jack irá tentar salvar-lhe a vida, mas também fazê-lo voltar a andar. Mas terá capacidade para isso?

Jack prepara-se para a operação e, pelo reflexo no espelho, observa o paciente, reconhecendo-o do encontro no aeroporto. É interessante que Jack o reconheça através do reflexo, por todo o simbolismo que os reflexos têm tido nesta realidade. A operação poderá ter um impacto avassalador nestes dois personagens: que poderá acontecer a cada um deles se tiver um vislumbre da sua vida na Ilha e o conflito que os caracterizou? Irá Locke voltar a andar, ou o milagre da Ilha só pode acontecer na Ilha? E se Locke não sobreviver à operação, quais as consequências?

3 comentários:

  1. Adorei este resumo particularmente porque havia partes que já nem me lembrava, afinal o episódio já passou há quase 15 dias :P e pelas perguntas que são deixadas no ar! Quem diria que só faltam 4 episódios para a série acabar... *nó na garganta*

    ResponderEliminar
  2. Maneira subtil de dier que o post demorou a sair :P mas fico contente se ajudou a lembrar o que aconteceu! :)

    ResponderEliminar
  3. Pensamento mais marcante durante o episódio: ELES VÃO TOSTAR!!!!

    ResponderEliminar