domingo, 23 de maio de 2010

LOST: What They Died For (6.16)

É tradição desde a primeira temporada que o penúltimo episódio sirva como motor de arranque para o final. "What They Died For", no entanto, tem também a tarefa adicional de conciliar os eventos dos dois episódios anteriores, cuja história é cronologicamente separada por dois milénios. É ainda o episódio em que os personagens descobrem finalmente o motivo pelo qual Jacob os escolheu e levou para a Ilha. Black Smoke sente-se cada vez mais próximo da vitória, mas Jacob é bem sucedido na procura de um sucessor. No entanto, o final não será decidido apenas na Ilha e Desmond tem o seu próprio plano, que é agora posto em marcha na outra realidade.

Mundo Paralelo

O episódio abre com um close-up do olho de Jack, tal como acontece no primeiro episódio da série. Desta vez, está em casa, na realidade em que o Oceanic 815 aterrou em segurança. Ao levantar-se, repara no seu reflexo e apercebe-se de uma ferida no pescoço, a mesma ferida que observa no primeiro episódio da temporada ("LA X") e que, entretanto, se agravou. Esta abertura, além de remeter para os inícios da temporada e da própria série que agora terminam, traz um novo fôlego à teoria de que a ferida de Jack seja algo significativo e que possa ser um sinal da reunião das duas realidades.

David preparou o pequeno-almoço para o pai e para a tia, Claire, que vive temporariamente com eles. É mostrado o caso de uma família feliz, algo que os personagens não tinham na realidade original, ao ponto de David nem sequer existir. O rapaz pergunta ao pai se irá ao concerto nessa noite e Jack responde que sim, perguntando pela ex-mulher. A conversa dá a entender que David se refere a um concerto dado pelo próprio, uma vez que é um excelente pianista, mas o desenvolvimento do episódio dá a entender que o concerto será um dos momentos-chave do final, pelo que poderá haver uma surpresa em relação ao músico em questão.

O pequeno-almoço é interrompido por uma chamada do Desmond, que se faz passar por um representante da Oceanic. Desmond diz a Jack que foi encontrado o caixão de Christian e que este chegará a LAX ao final do dia. A sua intenção é uma incógnita, mas Desmond parece querer afastar Jack do mesmo concerto onde está a tentar juntar todas as pessoas que foram parar à Ilha na realidade original.

Desmond prepara-se para atropelar John Locke novamente, mas é abordado por Ben Linus, que o reconhece do atropelamento anterior e o tenta denunciar. Desmond sai do carro e agride-o, dizendo que só quer ajudar Locke a libertar-se. Ben pergunta a Desmond quem ele é, e este decide responder com as mãos, espancando-o da mesma forma que o fez na marina em "The Variable" (5.14). Este acto violento faz com que Ben tenha o primeiro "despertar" de memórias da sua vida na outra realidade. Linus é tratado na enfermaria e observa um reflexo distorcido no espelho, quando Locke lhe vem perguntar o que sucedeu. Ao saber do ocorrido, John lembra-se das palavras de Jack em "The Candidate" (6.14) e decide consultá-lo no hospital.

Ben tenta evitar os comentários acerca dos seus ferimentos com Alex, que o considera a pessoa mais simpática do mundo e acaba por fazer uma piada, dizendo-lhe que agora parece o Napoleão. Alex e Danielle Rousseau oferecem-lhe boleia para casa mas, assim que este aceita, Alex sugere que jante com elas. Danielle adora a ideia e, como piada, ameaça sequestrá-lo caso não aceite o convite. No fim do jantar, enquanto Alex estuda, Danielle conversa com Ben sobre a forma como a fiha ficou orfã e revela-lhe que é a figura mais próxima de um pai que ela alguma vez teve, o que o comove. Terá Ben lembrado a problemática relação que teve com a filha, na Ilha?

A química entre Ben e Danielle é fantástica e uma das grandes surpresas do episódio. Caso realmente se desenvolva um romance entre eles, não deixará de ser curioso que, muito antes de ser atingido pela seta do cupido, Ben tenha sido atingido por uma seta da Rousseau (quando ainda dizia chamar-se Henry Gale).

No hospital, Locke fala com Jack sobre a série de coincidências que lhe têm acontecido, e que lhe levam a acreditar que há uma razão para todas elas e, por isso, talvez seja suposto o Jack curá-lo. Jack diz-lhe para não confundir coincidências com destino, mas Locke responde que o nome não é importante, pois sente-se preparado para sair da cadeira de rodas. É um diálogo interessantíssimo, não só pela forma extremamente suave em que as suas personalidades são retratadas, mas também pelo contraste com a acção mostrada fora dos flash-sideways, em que Jack e Locke se preparam para um confronto mortal.

Entretanto, Desmond dirige-se à esquadra para se entregar, enquanto Miles e James conversam sobre o concerto que irá haver nessa noite no museu de Pierre Chang – James não está interessado em aparecer, para evitar encontrar-se com Charlotte. Desmond é preso e colocado nas celas, onde encontra Kate e Sayid e aguarda que o seu plano de fuga seja posto em marcha. Enquanto são transportados para a prisão, Desmond sugere-lhes que fujam com ele em troca de um pequeno favor. Sayid e Kate estranham a proposta, mas aceitam mesmo sem saber o que será pedido. Ana Lucia é a polícia corrupta que os liberta e aguarda o pagamento, que chega com Hugo. Ao ver a polícia, reconhece-a imediatamente e fica surpreendido, mas esta não o reconhece e vai embora sorridente com o dinheiro. O escocês diz que Ana Lucia ainda não está preparada, pelo que o seu plano não a inclui.

Desmond divide o grupo: Kate irá acompanhá-lo e Sayid segue com Hugo. Naturalmente, Kate quer saber para onde vai ser levada, mas Desmond só a deixa ainda mais intrigada ao dizer que vão para um concerto, dando-lhe um vestido de gala para usar. A expressão de Kate diz tudo, Desmond parece-lhe completamente lunático. É interessante que Desmond, o personagem introduzido ao som de "Make Your Own Kind of Music" de "Mama" Cass Elliot, esteja agora a juntar os restantes personagens num concerto. O homem cuja consciência atravessa o espaço e o tempo tem agora a possibilidade de criar a sua própria sinfonia – resta saber o resultado de "despertar" todas as pessoas que, um dia, decidiram detonar uma bomba atómica no seu passado e tentar uma nova oportunidade de conquistar a felicidade.

Mundo Original

Na manhã seguinte às mortes ocorridas no submarino, Jack cuida do ferimento da Kate após ter sido baleada. A cena remete novamente para o primeiro episódio da série, quando Kate cose a ferida de Jack. Kate fala da perda de Jin e Sun, que deixaram uma filha orfã, e culpa o monstro pelo sucedido. Jack partilha a sua determinação em matar o Black Smoke, o que será a principal motivação dos sobreviventes. O grupo observa com pesar os despojos do submarino trazidos pela ondulação, mas Jack relembra as palavras de Sayid e incentiva-os a procurar o poço onde está Desmond.

Entretanto, Ben, Richard e Miles dirigem-se às casas construídas pela Dharma Initiative, onde Ben tem guardados os explosivos que procuram para destruir o avião. À chegada, Miles sente a presença de Alex, que Richard enterrou, morte cuja culpa Ben atribui não só a si próprio, mas também a Charles Widmore. Já no quarto secreto de Ben, Miles questiona-se sobre o quarto "mais secreto", o local onde é possível invocar o monstro de fumo. Ben retira os explosivos e entrega-os a Richard, quando ouvem barulho na casa e descobrem a presença de Zoe e Widmore, para espanto de Ben. Charles orgulha-se de já ter colocado explosivos no avião e estar estrategicamente muito à frente do seu rival.

Após os eventos da quarta temporada, em que Widmore enviou um grupo militar para "extrair" Ben Linus e recuperar o controlo da Ilha (causando a morte de Alex no processo), Jacob visitou-o e mostrou-lhe que estava errado, dando-lhe um novo propósito. Já o grupo de Ilana tinha anteriormente tentado evitar que Miles se juntasse à equipa de Widmore mas, nesse caso, o dinheiro falou mais alto. Black Smoke aproxima-se e Charles sugere que se escondam, mas Ben está conformado com a inevitabilidade da sua morte às mãos do monstro assim que este o encontre. Ainda antes de se dirigir ao exterior com Richard, Ben fica com um dos receptores de Charles e dá o outro a Miles para o caso de precisar dele.

O monstro de fumo ataca Richard ferozmente, projectando-o para longe. Visto que o espanhol também foi tocado por Jacob, é questionável se o monstro o poderá ou não matar, ou se Richard ainda terá algum papel a desempenhar na Ilha. Já Ben não questiona, sente que é a próxima vítima e aguarda a chegada da criatura. Smoke não pretende (ou talvez não possa, pois Ben foi a última pessoa a ser tocada por Jacob) matá-lo, mas pretende servir-se dele para matar outras pessoas, dando-lhe uma possibilidade de sobreviver e tentando-o novamente com o poder. Ben não tem problemas em denunciar Widmore, revelando o seu esconderijo.

Ben leva Smoke ao seu quarto secreto, surpreendendo Zoe e Charles – Miles desapareceu, provavelmente escondido no que chama de quarto "mais secreto". O monstro não tem qualquer reserva em matar Zoe e ameaça matar a filha de Charles assim que saia da Ilha, caso este não revele os seus planos. Widmore revela que trouxe Desmond à Ilha como medida de último recurso na batalha contra o monstro, mas é morto por Ben. O monstro não está preocupado, pois teve a informação que precisava, e Ben oferece-se para matar as outras pessoas que Smoke quer eliminar. Um dos seus lemas mais famosos é ter sempre um plano preparado e, acreditando que foi sincero ao dizer a Ilana que já não ambicionava o poder, Ben Linus poderá estar a preparar-se para trair o monstro quando ele menos esperar.

Enquanto se dirigem para o poço, James pergunta a Jack por que motivo Smoke não teria já morto Desmond e, quando este lhe responde que poderá ser mais uma das regras, James admite que Jack poderia ter razão, sentindo-se culpado pelas mortes no submarino. Apesar disso, Jack relembra-lhe que Smoke é o verdadeiro culpado pelas mortes. Hurley vê o jovem Jacob, que lhe exige as cinzas e foge com elas pela floresta. Ao segui-lo, encontra Jacob adulto junto a uma fogueira onde colocou as cinzas de forma a poder manifestar-se – assim que o fogo se apague, Jacob nunca mais poderá aparecer, pelo que pede a Hurley que reúna os seus amigos.

Já de noite, Hurley leva Jack, Kate e James até Jacob, mas surpreende-se ao descobrir que estes também o conseguem ver. Kate pergunta-lhe se foi ele quem escreveu os nomes na parede da caverna e se é por isso que Sun, Jin e Sayid estão mortos. Jacob lamenta e explica o motivo pelo qual tantas pessoas morreram, o que há para proteger naquela Ilha e que um deles terá de ficar no seu lugar a fazê-lo. Um erro do Jacob levou à criação do monstro, que poderá por o mundo inteiro em risco se algum dia sair da Ilha e, por isso, Jacob precisou de procurar alguém que o substituísse. Qualquer espectador da primeira temporada terá logo constatado o mesmo que Jacob – todas aquelas pessoas viviam atormentadas por alguma coisa, solitárias, à procura de um propósito na vida. Kate pergunta, então, o motivo do seu nome ter sido riscado, e Jacob explica que esta se tornou uma mãe e encontrou um propósito, mas isso não a impede de aceitar o cargo se quiser.

Jacob explica que há uma luz no centro da Ilha e é preciso garantir que esta nunca se apaga. James relembra que Smoke lhe disse não haver nada para proteger, mas o homem de branco afirma que o monstro é precisamente o que a ameaça, sendo preciso que o matem – se tal for possível. Jacob oferece-lhes aquilo que nunca teve: a possibilidade de escolher aceitar o cargo. A mente de Jack é, num ápice, invadida por toda a transformação que sofreu desde que o Oceanic 815 se despenhou na Ilha. Jack encontrou finalmente o propósito que sempre procurou e aceita suceder a Jacob. Os outros três observam enquanto estes se preparam para o pequeno ritual de passagem de testemunho.

Jacob explica a Jack que poderá encontrar a luz depois do campo de bambu onde acordou quando chegou à Ilha pela primeira vez, embora não a pudesse encontrar antes. É para lá que o monstro se dirige e Jack tem de o impedir. Jacob pede a Jack um copo e, seguindo o ritual de Mother, murmura uma oração em Latim sobre a água do riacho e oferece-a a Jack para beber. Ao tomar a água, Jack aceita o trabalho de proteger a Ilha durante tanto tempo quanto conseguir, passando assim a ser como o Jacob. Que poderes terá Jack, agora que Jacob sai de cena com o dever cumprido de assegurar a continuidade? Será Jack capaz de criar as próprias regras, ou alterar as já existentes?

Entretanto, Smoke e Ben procuram Desmond no poço para onde o monstro o atirou, mas alguém o ajudou a escapar. Smoke explica que Desmond seria a medida de último recurso de Jacob caso este não conseguisse encontrar um sucessor, mas vê nisso uma grande oportunidade de destruir o sítio onde viveu aprisionado desde a nascença: Smoke quer usar Desmond para destruir a Ilha. Em "Ab Aeterno", vemos o monstro responder à metáfora da rolha na garrafa com a destruição da própria garrafa, e é exactamente isso que agora pretende fazer.


Breves considerações

Resta agora o último episódio da série. Seja qual for o desfecho que esta nos reserva, a verdade é que muitos de nós a acompanham desde 2004 ou 2005, quando estreou em Portugal. Mais do que nos ensinar a procurar repostas, LOST ensinou-nos a aceitar as perguntas. No final da sexta temporada, já quase todos os mistérios centrais foram resolvidos, muitos outros estão ainda por esclarecer. A magia de LOST está, no fundo, na forma como estimula a imaginação do espectador: muitas respostas vêm de conclusões que podemos retirar daquilo que nos é mostrado. Seja qual for o desfecho que a série nos reserva, a verdade é que o caminho para esse final foi uma experiência única. Só termina uma vez.

6 comentários:

  1. E tudo se prepara para o fim da série. Gostei muito de rever a Danielle, e embora não tenha gostado do Ben "de volta", achei que esteve brilhante.

    ResponderEliminar
  2. A reviravolta do Ben foi uma óptima surpresa – não quero acreditar que ele se virou para o lado negro definitivamente mas, sendo quem é, não vou por as mãos pelo fogo. Mas é o meu personagem vivo favorito, estou a torcer bastante por ele!

    ResponderEliminar
  3. Esperava ainda mais desta parte 1 de 3, mas pelos vistos tudo fica reservado ás duas últimas partes. O Ben está mesmo a pedir um fim...

    ResponderEliminar
  4. Gostei particularmente das Breves Considerações, gostava que os casual viewers ou aqueles que não gostam de puxar pela imaginação percebessem que esta série nunca ficou sem rumo: é realmente um nó enorme, mas aperta muito bem no fim. E os teus comentários semanais foram imprescindíveis para me ir guiando neste labirinto! Parabéns :)

    ResponderEliminar
  5. Grande review e mais um grande episódio de LOST!
    só um pequeno reparo, quando dizes que "Miles desapareceu, provavelmente escondido no que chama de quarto "mais secreto"" eu acho que não, acho que o Miles fugiu para a floresta quando eles já sabiam que o Locke vinha aí

    ResponderEliminar
  6. Hum.. é provável! O certo é que ele arranja sempre maneira de se safar! :D

    ResponderEliminar