quarta-feira, 12 de maio de 2010

LOST: The Candidate (6.14)

The Candidate trocou as voltas aos espectadores de uma forma bastante significativa. Nos flash-sideways, esperava-se que acontecesse algo de extraordinário, mas não foi o caso. Já na Ilha, seria de esperar um avanço menor na história do que aquele que se verificou – aliás, dificilmente se iria prever a intensidade dos eventos causados pelo monstro de fumo. Ao longo da temporada, foi explorada a ambiguidade das intenções do Jacob e o seu adversário – seria Black Smoke a encarnação do mal? O final trágico do episódio monstra-nos que sim. Está claramente definido o derradeiro vilão da série e, no final deste episódio, quase conseguiu atingir o seu objectivo e reduziu o número de candidatos para metade.

Flash-Sideways

A operação de John Locke por Jack não causou em nenhum deles um "despertar" da consciência para a existência das duas realidades. Desde "Happily Ever After" (6.11),  a série tem mostrado como eventos traumáticos ou com grande carga emocional podem fazer os personagens aperceberem-se da sua "outra vida". No entanto, este processo não funciona da mesma forma para todos e, muitas vezes, requer ainda um forte paralelismo entre eventos decorridos nas duas realidades. Não foi o caso desta operação. Aos poucos, Jack estranha cada vez mais todas as coincidências ligadas ao Oceanic 815 e John Locke tem também os seus momentos de dejá-vu, mas ainda não ocorreu um evento capaz de os "acordar".

A abertura do episódio é acutilante. Locke acorda após a operação e tem Jack ao seu lado, que lhe dá a boa notícia de ter conseguido tratá-lo do acidente. Mas Jack está intrigado com o problema anterior de Locke, aquele que o colocou na cadeira de rodas, porque estão a desenvolver no hospital uma nova metodologia de tratamento e Locke é um candidato. A escolha de palavras não é acidental: se, por algum motivo e de alguma maneira for possível que Locke acorde na Ilha para tomar o lugar de Jacob ou enfrentar a critatura que se serve da sua imagem, este foi o momento em que a série o anunciou. Locke seria, de facto, um excelente candidato: foi o único que acreditou desde o início da série que a Ilha seria um lugar especial e acabou por morrer em seu nome, deixando como últimas palavras um bilhete para Jack dizendo "I wish you had believed me". Mas nada na série indica que os personagens dos flash-sideways estejam em vias de "despertar" na Ilha e, naturalmente, Jack referia-se a Locke como um candidato à cirurgia e nada mais.

Locke recusa a cirurgia, facto que Jack não compreende. A sua necessidade de ajudar a qualquer custo é uma característica vincada da sua personalidade e Jack decide fazê-lo mesmo que tenha de ultrapassar os seus limites enquanto médico. A sua obsessão leva-o à clínica de Bernard, dentista de Locke, cuja atitude parece indicar saber mais do que seria suposto. Bernard fala-lhe como se o conhecesse e encaminha-o para a casa de repouso onde se encontra o pai de Locke, Anthony Cooper. Já nesse local, Helen encontra-o na recepção e pergunta-lhe por que motivo não acha suficiente ter salvo a vida de Locke. Jack responde-lhe que não é suficiente, sente que o seu dever é curar o paciente e deixar de o fazer não o deixará em paz consigo próprio. Helen leva-o até Cooper, que está em estado vegetativo numa cadeira de rodas. Resta agora saber se James o irá alguma vez encontrar, e o que possa sentir ao descobrir o estado do homem que lhe arruinou a infância.

Jack decide visitar Locke no hospital, mas este encontra-se em repouso. Durante o sono, solta algumas palavras vindas de outra realidade, entre as quais a frase "I wish you had believed me", que parece soar familiar ao Jack.

Claire procura Jack no hospital e revela também se ter surpreendido com a descoberta desta nova família, uma vez que (nesta realidade) nem sequer chegou a conhecer Christian. Claire está intrigada com uma caixa de madeira que o pai lhe deixou em testamento. Durante a conversa, é revelado que Christian morreu da mesma forma nas duas realidades e apercebem-se que viajaram todos no mesmo avião. Os irmãos decidem abrir a caixa juntos, descobrindo que se trata de uma caixa de música que toca "Catch a Falling Star", que o pai cantava para Claire no berço (pelo menos, na realidade original) e que Claire, na outra realidade, canta para o filho imaginário depois de ter enlouquecido. É neste momento que surge o reflexo dos dois irmãos, sendo o primeiro reflexo de Claire visto nesta realidade. Jack sente empatia pela irmã e convida-a para ficar em casa dele – afinal, fazem parte da mesma família.

Locke prepara-se para deixar o hospital quando Jack o encontra e revela que visitou Anthony Cooper, para tentar perceber o motivo pelo qual Locke recusa ser operado. Nesta realidade, Locke ficou paralisado após um acidente de avião, por oposição ao que lhe aconteceu quando o Oceanic 815 se despenhou na Ilha. Quando tirou a licença de piloto, convidou o pai para ser o seu primeiro passageiro, mas algo correu mal e agora Locke vive atormentado com o sentimento de culpa. Locke reforça que tinha pedido ao seu pai que confiasse nele – na outra realidade, Jack sente-se culpado pela morte de Juliet depois de ter pedido a confiança a todos. Jack, apesar da sua grande dificuldade em se desprender (evidenciada pela sua insistência com o paciente), pede a Locke que se desprenda do pai, que seja este a abrir o caminho para Jack. Ao longo da série, foi precisamente isso que aconteceu entre estes dois personagens mas, nesta timeline, é Locke quem vira as costas e Jack quem lhe diz "I wish you believed me". John parece reconhecer a expressão, parando por um segundo, mas acaba por simplesmente seguir o seu caminho.

Mundo Original

Jack acorda na ilha Hydra, onde é recebido por Sayid. Smoke salvou-o das explosões causadas pelo ataque do Widmore e diz-lhe que o levou para aquela ilha para ajudar os amigos, que foram capturados. Smoke diz querer ajudá-los mas que, para isso, é preciso que Jack os convença que podem confiar no monstro. Jack não quer sair da Ilha e questiona por que motivo poderá confiar no monstro. Smoke afirma que poderia já ter morto Jack e os restantes candidatos mas, ao invés disso, salvou-lhe a vida e quer salvar também a vida deles. Desde o início da temporada, Smoke tem tentado convencer todos os candidatos de que podem confiar nele, mostrando sempre um lado temível que impõe respeito e um lado humano com o qual tenta estabelecer alguma empatia. É precisamente isso que faz neste momento com Jack.

Entretanto, Widmore força os candidatos e seus companheiros a entrar nas jaulas da estação Hydra. James recusa, mas Widmore ameaça matar Kate, dizendo que ela não pertence à lista de nomes que deve proteger, e James acaba por ceder. O grupo é fechado na jaula e Widmore apressa os seus homens a preparar a vedação sonora que os proteja do Black Smoke. James conta a Kate que, de facto, viu o seu nome riscado na parede da gruta onde Jacob anotava os nomes dos candidatos. A melhor maneira de convencer Kate a fazer seja o que for, é dizer-lhe que não o pode fazer. Apenas Jack e Hurley estiveram no farol e nenhum deles parece ter observado o nome registado no número 51: "Austen". Se Jacob não riscou o nome de Kate no farol, então por que motivo o fez na gruta? Seria esta uma forma de despistar o seu adversário, levando-o a ignorar Kate como um dos candidatos? É plausível, visto que outros nomes de pessoas vivas foram entretanto riscados. A verdade é que Kate se mostra incomodada com a informação que lhe é dada: o sentimento de exclusão faz com que se interrogue acerca do motivo pelo qual Jacob a terá riscado da parede.

Jin e Sun falam acerca da filha, Ji-Yeon, quando Sun lhe devolve a aliança e a coloca no dedo do marido. O casal está finalmente reunido e a aliança renova-lhes os votos do casamento. No entanto, tal como no episódio anterior, o momento de ternura do casal é interrompido abruptamente. Infelizmente, confirmou-se que isto seria realmente um mau presságio. As luzes apagam-se e os homens de Widmore apercebem-se que a vedação sonora também foi desligada. O monstro de fumo ataca o local, matando sem piedade todos os que atravessam o seu caminho. É neste momento que Jack surge para soltar o grupo da jaula e lhes dar um sinal de confiança no monstro, dizendo que está com ele. O grupo dirige-se para o avião e, pelo caminho, Sayid junta-se a eles.

Smoke chegou primeiro ao avião e tratou de eliminar as forças do Widmore. Não parece minimamente surpreendido com a existência de explosivos no Ajira 316 e recolhe o suficiente para mostrar ao grupo de Jack as "verdadeiras" intenções de Widmore: colocá-los num local de onde não pudessem fugir, para os eliminar de uma só vez. Sem poderem utilizar o avião, Smoke sugere que se dirigam ao submarino. Desta forma, reassegura o grupo de que podem confiar no seu plano de fuga da Ilha, mas Jack insiste em ficar e James não está interessado em levar o monstro a bordo.

Junto à doca, Smoke e o grupo de Jack estranham a ausência de guardas no exterior do submarino. Enquanto elaboram um plano para a tomada do submarino, Smoke arranja forma de trocar a sua mochila com a de Jack. O grupo corre para o submarino, mas Jack insiste que pretende ficar na Ilha. O monstro insiste que a pessoa que lhe disse que Jack tinha de ficar não fazia ideia do que dizia, mas Jack monstra-se novamente ofendido com o desdém de Smoke pelo John Locke e empurra-o para a água. Nesse momento, chega um grupo de homens do Widmore e Jack entra no submarino, mas Kate é ferida no ombro. O monstro tem dificuldade em sair da água (será um ponto fraco?), mas rapidamente se recompõe e dispara sobre o grupo inimigo. James tem urgência em fugir antes que Smoke entre no submarino e desiste de esperar por Claire, que fica desesperada ao sentir-se novamente abandonada. Smoke abraça-a e garante-lhe que não iria gostar de ter ido com eles no submarino.

Devido ao ferimento de Kate, Jack procura o kit de primeiros socorros na sua mochila, mas encontra uma bomba preparada pelo Smoke com os explosivos retirados do avião. Jack apercebe-se finalmente do plano do monstro, que criou uma oportunidade de eliminar todos os candidatos de uma só vez. Sayid tenta perceber como desmantelar a bomba, mas Jack acredita que não será necessário. Jack assimilou as regras que, ao longo desta temporada, têm sido evidenciadas: o Black Smoke não pode matar directamente os candidatos e estes não podem provocar a própria morte, mas podem matar-se uns aos outros. Jack garante que nada irá acontecer se não tocarem na bomba, mas fazê-lo seria um salto de fé muito grande para os restantes candidatos. Jack pede a James que confie nele, mas este nunca o poderia fazer – da última vez que Jack pediu a sua confiança, James perdeu a mulher da sua vida.

A tentativa de neutralizar a bomba não resulta e o temporizador aumenta a velocidade. E é aqui que Sayid decide tomar a iniciativa. A conversa com Desmond no poço fez com que se apercebesse que a promessa de Smoke nunca iria ser cumprida, a sombra que lhe invadiu o coração cedeu à compreensão que Nadia nunca iria aceitar as acções de Sayid para a trazer de volta. Sayid sabe também que não há redenção possível para os seus crimes, mas está disposto a sacrificar-se por uma causa maior. Dirigindo-se a Jack, diz-lhe onde poderá encontrar o Desmond e que este será importante, visto que o monstro também o quer morto. Como últimas palavras, diz a Jack que "será ele", agarra a bomba e corre para se afastar o mais possível do grupo no momento da explosão.

A explosão causa um grande estrago no submarino. Lapidus é atingido por uma grande porta metálica que foi projectada pela bomba, que terá causado a sua morte. Sun fica entalada entre o equipamento do submarino e uma parede, de onde os companheiros a tentam libertar, mas James é atingido por um objecto metálico e cai inconsciente. O submarino está a afundar e há pouco tempo para fugir, Hurley ajuda Kate a sair e Jin convence Jack a deixá-los e salvar James.

Jin tenta libertar a sua esposa, mas não o consegue fazer. Sun insiste para que a deixe e se salve, mas Jin promete que nunca mais a irá deixar. Jin e Sun abraçam-se e dão um beijo de despedida. Este casal sofreu uma das maiores transformações ao longo da série. Foram capazes de se reconciliar e redimir-se do seu passado, acabando assim por reforçar o amor que os uniu desde o início. Desde que Sun saiu da Ilha, viveu atormentada com o facto de ter deixado Jin para trás naquele que acreditou ser o momento da sua morte. No momento em que soube que Jin poderia estar vivo, largou tudo o que tinha para regressar à Ilha e procurá-lo, mas a reunião do casal é marcada pela tragédia. Jin não foi capaz de a deixar. Aliás, Jin teve a coragem de se manter junto da esposa até ao último momento, cumprindo assim a promessa de a acompanhar até que a morte os separasse.

A chegada dos sobreviventes à praia é margada pelas lágrimas. Kate procura Jack em pânico porque não o conseguia encontrar, James está inconsciente mas ainda respira. A notícia de que Sun e Jin ficaram para trás afecta-os profundamente. Os quatro candidatos sobreviventes não terão mais dúvidas acerca das intenções do monstro. A confiança só pode ser quebrada uma vez e não há poder de persuasão suficiente para lhes fazer mudar de ideias: destruir o monstro será agora o seu primeiro e único objectivo.

Na ilha Hydra, Smoke está descontente com o facto de nem todos terem morrido. Provavelmente, esperaria sentir-se livre a partir do momento em que não restasse um único candidato e, por isso, sabe que tal não aconteceu. Virando costas a Claire, agarra a sua arma e afasta-se, dizendo que vai terminar aquilo que começou.

Sem comentários:

Enviar um comentário