quarta-feira, 9 de junho de 2010

Estreias 10 Junho'10: 24 City, Nothing Personal, Nanny McPhee and the Big Bang, The Time Traveler's Wife e Muitos Dias Tem o Mês

Amanhã, dia 10 de Junho, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

24 City (Er shi si cheng ji)

Ano: 2008
Realização: Zhang Ke Jia
Argumento:
Zhang Ke Jia e Yongming Zhai
Género: Drama
Elenco: Jianbin Chen, Joan Chen, Liping Lü e Tao Zhao

Chengdu, China. Uma fábrica estatal de produção de motores de aviões, fecha e demite todos os seus 420 empregados para que seja construído no local o "24 City", um condomínio de apartamentos de luxo. A partir daqui o realizador revisita o passado através três gerações de trabalhadores daquela fábrica e, através das histórias de oito pessoas, conta os últimos 50 anos da História da China. Misturando muitas imagens de arquivo e entrevistas com representação, Jia Zhang-ke ("Plataforma", "Prazeres Desconhecidos", "O Mundo", "Still Life - Natureza Morta") cria um "documentário ficcionado" sobre a(s) história(s) do seu país.

Outras sugestões:

Nada Pessoal (Nothing Personal)

Ano: 2009
Realização: Urszula Antoniak
Argumento: Urszula Antoniak
Género: Drama
Elenco: Stephen Rea e Lotte Verbeek

Uma jovem (Lotte Verbeek), após uma separação dolorosa, decide deixar toda a sua vida para trás e andar sem rumo, em busca de silêncio e paz. Depois de algum tempo a deambular sozinha pelas paisagens da Connemara, no Oeste da Irlanda, ela acaba por encontrar uma casa isolada numa pequena ilha onde vive Martin (Stephen Rea), um homem de meia-idade que, tal como ela, também ama a natureza e a solidão. Martin propõe-lhe trabalho em troca de comida e é assim que, dia após dia, sem quase necessitarem de palavras, nasce entre eles uma ligação profunda, de mútua compreensão e cumplicidade. Vencedor de cinco importantes prémios no Festival Internacional de Cinema de Locarno (entre os quais o de melhor interpretação feminina, melhor obra e o prémio da crítica), é um filme sobre a necessidade de liberdade e de solidão, realizado pela holandesa Urszula Antoniak.


Nanny McPhee e o Toque de Magia
(Nanny McPhee and the Big Bang)

Ano: 2010
Género: Comédia
Elenco: Ralph Fiennes, Ewan McGregor, Maggie Gyllenhaal e Emma Thompson

Nanny McPhee (Emma Thompson), a ama de aparência estranha e poderes mágicos, regressa para ajudar as famílias desamparadas e com problemas de disciplina. Nesta aventura quem precisa de ajuda é a família de Mrs. Isabel Green (Maggie Gyllenhall), uma jovem que luta arduamente para administrar a quinta da família enquanto o marido está na guerra. Nanny McPhee descobre que os filhos de Mrs. Green vivem uma luta diária contra os dois primos malcriados e insolentes que recentemente se mudaram para a quinta. Agora, a estranha ama terá de ensinar às crianças cinco novas lições e, à medida que o comportamento dos pequenos começa a mudar, também a desagradável fisionomia de Nanny McPhee se torna mais doce, reforçando os mistérios à volta desta enigmática mulher que todos aprendem a amar. Desta vez realizado por Susanna White e com argumento da actriz Emma Thompson, é a adaptação para cinema das histórias juvenis "Nurse Matilda" de Christianna Brand.


A Mulher do Viajante no Tempo (The Time Traveler's Wife)

Ano: 2009
Género: Romance
Elenco: Eric Bana e Rachel McAdams

Quando, aos seis anos, Henry DeTamble (Eric Bana) sobreviveu ao acidente de automóvel que causou a morte da sua mãe, teve a sua primeira experiência como viajante do tempo. Devido a um raro problema genético, ele faz viagens ao passado e ao futuro e é assim que, numa dessas viagens, conhece Annette, ele adulto e ela ainda uma menina, mas já o grande amor da sua vida. No dia em que, finalmente, ambos se reencontram no presente sentem que podem materializar a sua paixão. Mas é então que tudo vai ser posto à prova: as constantes separações e ausências de Henry, sem pré-aviso ou controlo, vão causando sofrimento e desgaste à relação. Realizado por Robert Schwentke ("Tattoo", "Flightplan - Pânico a Bordo"), é baseado na obra homónima de Audrey Niffenegger.

Muitos Dias Tem o Mês (Muitos Dias Tem o Mês)

Ano: 2009
Género: Documentário

Quando, na sociedade materialista em que vivemos, nos deparamos com uma crise económica que altera toda a dinâmica familiar, Margarida Leitão reflecte sobre a forma como a realidade actual vai transformar a obtenção de felicidade e bem-estar das pessoas endividadas. Numa sociedade de consumo à beira da ruína, várias famílias são retratadas na sua angústia diária para retomar as rédeas das suas vidas, pagando as suas contas e sobrevivendo a cada fim de mês. Nas palavras da própria realizadora, este documentário "põe em confronto dois padrões antagónicos: a expectativa e realidade, necessidade e desejo, prazer e disciplina. Procura reflectir sobre a nossa postura enquanto trabalhador devedor e consumidor gastador. Estes dois padrões são o reverso de uma mesma moeda: nós."

Sinopses: Cinecartaz.Público

4 comentários:

  1. Gostei muito do Time Traveller's Wife... é um filme que agradará bastante aos Losties.
    Não se consegue perceber como é que este filme esperou quase um ano para estrear em Portugal... é impressionante!

    ResponderEliminar
  2. A temática é interessante, mas a concepção é péssima!

    ResponderEliminar
  3. Também tenho alguma curiosidade pelo "Time Traveller's wife", visto ser adorado por uns e odiados por outros... Já vi o "Nothing Personal" e gostei muito... Infelizmente pouca gente verá o filme porque foge completamente aos moldes hollywoodescos... Tem uma promissora realizadora, 2 excelentes actores, paisagens maravilhosas e um argumento subtil e bem construido... Portanto recomendo! :)

    ResponderEliminar
  4. Eu não gostei mesmo do Time Traveler's Wife. Tinha uma ideia potencial em mãos e desperdiçou-a em clichés. O Nothing Personal não dava muito por ele, mas depois de ouvir algumas opiniões, vou querer ver!

    ResponderEliminar