terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Disney - o Top 10 de Gonçalo Trindade

A Disney celebra este ano com Tangled (Entrelaçados) o seu 50.º filme animado para cinema. No espírito desta comemoração, pedi a alguns cinéfilos que me revelassem os seus 10 filmes preferidos dessa lista de 50 e que escrevessem sobre elas.
Teremos colaborações que vão desde bloggers bem conhecidos, a grandes cinéfilos cujas colecções de filmes fariam corar qualquer um e até a outros cinéfilos que foram convidados pelo seu apreço a este género.
Fiquem então com as escolhas e comentários do Gonçalo Trindade, a mais recente adição ao site Ante-Cinema, a quem agradeço a colaboração.


Top 10:

10.º The Black Cauldron (1985)
9.º The Great Mouse Detective (1986)
8.º One Hundred and One Dalmatians (1961)
7.º The Lion King (1994)
6.º The Hunchback of Notre Dame (1996)
5.º The Little Mermaid (1989)
4.º Sleeping Beauty (1959)
3.º Snow White and the Seven Dwarfs (1937)
2.º Fantasia (1940)
1.º Beauty and the Beast (1991)

Escolher um top 10 da Disney definitivo é impossível. Não tanto por serem 50 filmes, mas antes por de entre esses 50 existirem filmes tão bons; para todos os efeitos, são poucos os filmes da Disney que possam ser considerados “maus”. Para mim, o primeiro lugar é absoluto: Beauty and the Beast. Perfeito em todos os aspectos, Cinema em todo o seu esplendor, com alguns dos melhores números musicais alguma vez feitos por toda a companhia e com uma história toda ela tão comovente e tão bem contada que chega a arrepiar. Não é apenas grande Cinema de Animação; é grande Cinema, ponto.

Fantasia é, a meu ver, também um filme absoluto e inquestionável, uma das mais belas experiências de Animação alguma vez feitas. Todas as curtas que o constituem são autênticas pérolas, e a fusão som-imagem que o filme trouxe é algo que mesmo hoje em dia arrebata qualquer um. Mais uma vez: perfeito.

A partir daí, a escolha torna-se complicada. Snow White, a primeira longa da Disney, mantém-se mesmo hoje em dia como um dos seus melhores filmes. É, para todos os efeitos, talvez uma das obras mais inocentes do estúdio, com um espírito classicamente fabulesco que consegue ainda comover ou arrepiar (aquela rainha é uma vilã magnífica, e o que dizer daquela cena na floresta?). Simples, directo, lindíssimo.

Sleeping Beauty, curiosamente, é um filme hoje em dia algo esquecido por muitos. Considero-o facilmente um dos melhores, nem que seja por aquele clímax final que é, simplesmente, do melhor que alguma vez se fez em cinema de Animação. O uso de cores vivas e quentes e a animação fluida do filme faz com que este seja um dos mais deslumbrantes, a nível visual; deslumbre esse facilmente acompanhado pela trama. Personagens com as quais facilmente se cria uma ligação (Aurora tem de ser das melhores princesas do estúdio), e todo o espírito profético da história consegue criar por vezes momentos de tensão como mais nenhum outro filme do estúdio conseguiu. Magnífico, simplesmente.

Pouco se pode dizer em relação a The Little Mermaid; o filme fala por si. Um dos mais encantadores do estúdio, com algumas das suas melhores canções, e com uma vilão tão deliciosamente estilosa e malvada que chega a ser crime. Para muitos, foi o último grande filme da Disney. Não creio que tenha, de forma alguma, sido assim, mas percebo facilmente a razão pela qual muitos dizem tal coisa: é, para todos os efeitos, talvez o mais encantador filme da Disney. Lindíssimo, simplesmente.

The Hunchback of Notre Dame é, simplesmente, um dos mais subvalorizados do estúdio, lançado numa altura em que o estúdio começava já a perder prestígio. É, a meu ver, absolutamente um dos seus melhores filmes. Tem um dos melhores vilões (Frollo), uma das personagens com as quais mais facilmente se estabelece uma ligação, uma das melhores bandas-sonoras (tanto a nível orquestral como a nível de canções; aliás, Hellfire é talvez a minha sequência musical favorita de todos os filmes da Disney) e, simplesmente, uma das melhores histórias.

The Lion King é, curiosamente, um filme que acho algo sobrevalorizado. Talvez o coloque no top mais por ser inegavelmente um filme que significa muito para mim (sou um filho dos anos 90), e não tanto pelas suas qualidade enquanto filme. Tem um humor mais banal e previsível que os restantes da lista, e mesmo sendo talvez o mais épico de todos os filmes da Disney (é a história dum leão que é rei, haverá algo mais épico que isso?), falta-lhe algum do espírito clássico que existe nos que lhe estão acima no top. Grande filme, com grandes personagens e momentos icónicos? Sim, sem dúvida. Mas não me parece ser o melhor, como hoje em dia tanto se diz. É, apenas, o mais influente hoje em dia; algo normal, tendo em conta o quão recente é, afinal de contas. Merece estar no top 10 (isso acho inquestionável), mas jamais o colocaria num top 5. Mas marcou.

101 Dalmatians é um filme que adoro não só pela história deliciosa com aquela vilã espectacular, mas também pelo próprio ar visual do filme. O tipo de desenho é diferente de tudo aquilo que a Disney tinha feito até aquela altura, e este não é, de forma alguma, um filme encantador e cómico como seria de esperar da Disney; algo que eu, pessoalmente, adoro.

Aliás, isso é algo que estes três últimos filmes do meu top partilham. The Great Mouse Detective é, hoje em dia, um filme injustamente esquecido. Tem uma das mais carismáticas personagens principais de todo o universo do estúdio (Basil é, simplesmente, o maior), um dos vilões com mais estilo, e todo aquele ar tão Londrino (algo também presente em 101 Dalmatians, claro) é simplesmente espectacular. E digo o mesmo que disse em Sleeping Beauty: o clímax final é do mais épico e imaginativo que a Disney fez até hoje. Grandioso filme de animação.

E temos, por último, The Black Cauldron. Filme que… bem, é negro. Tem o mais assustador vilão de todo o estúdio (aquela voz! AQUELA VOZ!), um estilo de desenho sempre escuro e assustador, e só a dupla principal (e Gurgi, claro, uma das mais adoráveis personagens do estúdio) traz ao filme alguma inocência. Taran, o jovem protagonista, é aliás uma personagem fascinante, o símbolo de coragem e idealismo entre a juventude. De entre todas as personagens jovens do estúdio, é talvez a mais complexa e realista. Magnífico filme de animação, injustamente esquecido.

O meu top da Disney não passa disso mesmo: é o meu top. Dói-me não colocar aqui alguns filmes (Dumbo, Aladdin…), mas simplesmente achei que estes me diziam mais. Não é definitivo, porque acho que isso é impossível (se o fizesse amanhã, talvez ficasse diferente), mas são os dez que, agora, a mim me dizem mais. Certamente é um top diferente dos outros que aqui irão surgir e é exactamente daí que vem a graça disto: se pensássemos todos o mesmo, isto não tinha interesse nenhum. De entre cinquenta, destaco estes dez. Não sei se são melhores ou se são piores que os outros quarenta; apenas sei que, para mim, são os que aqui merecem estar.

21 comentários:

  1. O rei leão tem uma das melhores cenas iniciais de um filme, é talvez a melhor cena do filme, muito bem conseguida.

    Ao ver estes tops vejo que já há muito tempo que não vejo filmes deste género, estão mesmo no baú alguns deles há mesmo muitos e muitos anos.

    ResponderEliminar
  2. Adorei ver o Basílio aparecer numa lista que não a minha. Foi dos filmes que mais vezes vi e achava-me sozinho nesta adoração. Já o Hercules indicado ontem pela Tchetcha foi uma magnífica surpresa. Disney é Disney e nenhum filme é tão mau que não apareça em nenhum top:)

    ResponderEliminar
  3. Não vamos sequer a metade, mas vai ser muito difícil alguma lista vir acompanhada de um texto tão detalhado, específico e que mostre de forma tão clara o amor dos convidados à Disney. Bravo, Gonçalo! Em relação às escolhas, não me vou pronunciar em relação ao Rei Leão porque toda a gente sabe o que sinto pelo filme (o Gonçalo em especial - longas horas a falar sobre a Disney), mas adoro que os 5 primeiros façam parte da minha, em especial o Fantasia e o Snow White. Dos restantes 5, falta-me ver o The Black Cauldron (vou corrigir isso muito em breve, prometo). One Hundred and One Dalmatians é das coisas mais clássicas e puras da Disney, gosto imenso de o ver aqui.

    ResponderEliminar
  4. Loot: Plenamente de acordo, aquele início é de génio. Só não acho que seja necessariamente o melhor ou um dos melhores (pelo menos no top 5), como tanto se diz hoje em dia. Mas é a minha opinião, e percebo bem quem diz o contrário. É um grande filme, e isso parece-me inquestionável.

    Nuno: Adoro o Basílio, e digo o mesmo que digo em relação ao Sleeping Beauty: o clímax do filme é do melhor alguma vez feito pela Disney. E tem um humor e um estilo tão peculiar... adoro mesmo. Também me parece muito esquecido hoje em dia, infelizmente. É pena...

    Pedro: Sei bem do teu amor pelo The Lion King depois de tantas belas conversas que já tivemos sobre Animação no geral, e acho que se há alguém que consegue explicar bem o porquê de ser o grande filme que é, és tu; não conheço ninguém que tenha tanto amor pelo filme como o que tu tens. Ainda bem que gostaste do texto, só quando o terminei é que reparei no tamanho! Tentei fundamentar as minhas escolhas, mesmo sendo todas elas tão pessoais. TENS de ver o The Black Cauldron. Vais adorar, garanto-te. Mas é que vais mesmo.

    ResponderEliminar
  5. Assim de repente é a melhor introdução de sempre num filme de animação, não me consigo lembrar de nenhuma melhor. E claro, a música :)

    Está mesmo na hora de os tirar do baú, então, com o 50.º aí a chegar...

    ResponderEliminar
  6. Não gosto muito do Hércules, mas curiosamente achava muito mais piada à série animada que fizeram depois no Disney Channel.

    ResponderEliminar
  7. Eu gostei mesmo muito do texto do Gonçalo, percebe-se que fala convicto daquilo que pensa :)

    O One Hundred Dalmatians também é um dos meus preferidos, adoro aquele sentimento londrino dos anos 60.

    ResponderEliminar
  8. Por acaso o 50º pelo trailer não me deu vontade nenhuma de ver.
    Dos recentes prefiro ir espreitar aquele da princesa e do sapo.

    Mas um que tenho mesmo de ir procurar é o Bambi pelo que têm falado aqui tenho mesmo de ver.

    ResponderEliminar
  9. A Princesa e o Sapo é uma tentativa de fazer renascer os filmes dos anos 80-90, mas infelizmente não correu bem a nível de receitas de bilheteira. Ainda assim é um bom filme, não cativou foi a atenção das pessoas.

    ResponderEliminar
  10. Oh meu Deus! Isto dá para responder directamente às pessoas!! Genial!! Erm... como ia dizer, também adoro esse sentimento londrino, que aliás também está presente no The Great Mouse Detective :).

    ResponderEliminar
  11. O Split Screen tem estes mecanismos avançados de comentários. :)

    ResponderEliminar
  12. Uma coisa que adorei notar no top do Gonçalo foi a presença de vários filmes com vilões fabulosos (desde The Black Cauldron e 101 Dalmatians, passando por Beauty and the Beast e Sleeping Beauty e acabando na Little Mermaid, temos vilões geniais e lendários).

    De resto, adorei o texto do Gonçalo e as suas justificações para várias das suas escolhas. Gosto particularmente da referência a BEAUTY AND THE BEAST como um filme perfeito, opinião que partilho em absoluto, da referência a LITTLE MERMAID (lindíssimo e encantador - subscrevo), da referência a THE LION KING como algo sobrevalorizado (também acho, embora adore o filme) e gostei muito que relembrasses filmes algo esquecidos como o The Great Mouse Detective, ou o muito desprezado The Honchback of Notre Dame que eu aprecio imenso.


    Excelentes escolhas.

    Cumprimentos,

    Jorge Rodrigues
    Dial P For Popcorn

    ResponderEliminar
  13. Pode-se concluir que os vilões são uma parte que o Gonçalo leva muito em conta ao avaliar os filmes da Disney :D É interessante ver as tendências de cada um.

    ResponderEliminar
  14. Obrigado, Jorge. Acho mesmo o Great Mouse Detective um filme muito subvalorizado e esquecido, para mim é mesmo dos meus favoritos do estúdio. E digo o mesmo do Hunchback of Notre Dame. Adoro os dois filmes, e foram daqueles que simplesmente tinham de ali estar.

    Nunca pensei nisso, mas realmente parece que dou mesmo importância aos vilões. Acho que em grande parte do meu top o vilão é fulcral, elevando verdadeiramente o filme àquilo que é. Frollo, The Horned King, Gaston, Maleficent... tudo personagens que adoro e parte da razão pela qual adoro tanto os filmes em que entram. E, realmente, ninguém faz vilões como a Disney.

    ResponderEliminar
  15. Nunca vi o FANTASIA, filme pelo qual sei que nutres grande afeição. São óptimas escolhas e agrada-me que tenhas incluído o THE HUNCHBACK OF NOTRE DAME. Estou plenamente de acordo contigo acerca da sua subvalorização!

    ResponderEliminar
  16. Absolutamente de acordo quanto a O Corcunda de Notre-Dame, muito muito subvalorizado :) O Rei Leão é outro must (Can you feel the love tonight, Hakuna Matata... para mim a melhor banda sonora) e francamente não me parece que lhe falte espírito clássico algum (é inspirado no Hamlet de Shakespeare!). Acrescentaria Pocahontas, que para além de ser o primeiro baseado numa personagem histórica e combater um bocado a imagem da princesa indefesa à procura de marido, tem uma mensagem de tolerância, coragem e respeito pela natureza importantes. E pronto, é o meu top3! Lá está, se tivéssemos todos a mesma lista...
    Não subestimando filmes antigos nem alguns mais recentes da Pixar, acho que a colheita de 90 foi excelente!

    ResponderEliminar
  17. Ainda não consegui vê-lo, realmente é um dos 5 que ainda me faltam e que quero mesmo ver :)

    ResponderEliminar
  18. Não fazia ideia que a inspiração d'O Rei Leão vinha do Hamlet :O Do que sei foi o projecto que mais demorou a ser aprovado porque não era o reboot de nenhum dos clássicos e então ninguém acreditava que fosse singrar.
    A "colheita de 90" que representa a Disney renaisance é para mim a melhor fase Disney. Eu, que não gosto muito do género musical nos filmes, nos desenhos animados é que que me encaixa melhor.

    ResponderEliminar
  19. É. Não de forma tão óbvia como outros, claro, mas aí é que está a graça. É uma espécie de Shakespeare para miúdos. Percebe-se pelo tema do poder e da vingança e pelas personagens (o Simba tem um papel semelhante ao de Hamlet, Mufasa é o Rei, Scar é Claudius... até o Timon e o Pumba, que aliviam a tristeza do Simba, remetem para Rosencrantz e Guildenstern). A história é muito parecida, embora não tão trágica como a peça :)

    Acho que é por este tipo de influências que a Disney marcou e continua a marcar gerações, porque não é só um filme, não é só uma personagem, um herói, um vilão... é toda a carga simbólica que carregam consigo.

    ResponderEliminar
  20. Exacto, Filipa. O Rei Leão tem muito mérito, no facto de toda a base da história ser algo tão clássico e tão épico. Eu gosto imenso da fase dos anos 90, e custou-me imenso não pôr ali o Aladdin, por exemplo. Também gosto imenso da Mulan e da Pocahontas. Curiosamente, a maior parte do meu top é dos anos 80/90, nem reparei enquanto o fazia.

    Ana e Tiago, vão adorar o Fantasia. VEJAM O MAIS RAPIDAMENTE POSSÍVEL :P!

    ResponderEliminar