quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Disney - o Top 10 de Pedro Ponte

A Disney celebra este ano com Tangled (Entrelaçados) o seu 50.º filme animado para cinema. No espírito desta comemoração, pedi a alguns cinéfilos que me revelassem os seus 10 filmes preferidos dessa lista de 50 e que escrevessem sobre elas.
Teremos colaborações que vão desde bloggers bem conhecidos, a grandes cinéfilos cujas colecções de filmes fariam corar qualquer um e até a outros cinéfilos que foram convidados pelo seu apreço a este género.
Fiquem então com as escolhas e comentários do Pedro Ponte do site Ante-Cinema, a quem agradeço a colaboração.


Top 10:

10.º The Little Mermaid (1989)
9.º Aladdin (1992)
8.º Sleeping Beauty (1959)
7.º The Jungle Book (1967)
6.º Alice in Wonderland (1951)
5.º Beauty and the Beast (1991)
4.º Pinocchio (1940)
3.º Snow White and the Seven Dwarfs (1937)
2.º Fantasia (1940)
1.º The Lion King (1994)

Qualquer Top 10 é, como considerou Guillermo del Toro tão correctamente um dia, "uma prática injusta, arbitrária e sádica." Um Top 10 sobre o corpo de trabalho da Disney será tão ou mais injusto, especialmente vindo da parte de um fã de há muitos anos do estúdio de Walt. Mas, sendo uma prática à qual não podemos fugir e vendo-me na obrigação de limitar os meus favoritos a 10, a solução que encontrei foi alcançar um equilíbrio entre os filmes que mais me marcaram enquanto pessoa e cinéfilo.

A minha relação com a Disney sempre foi comandada pela emoção e não pela razão, daí que ao fazer esta lista imperem as minhas memórias e não a minha capacidade de analisar um filme sóbria e objectivamente. Será provavelmente suficiente dizer que o primeiro filme que vi numa sala de cinema, no gelado e longínquo Natal de 1994, era da Disney. Era a história Shakespeareana de um leão chamado Simba, da sua jornada acompanhado de um javali e um suricate muito especiais, que conquistou milhões de corações por todo o mundo, fazendo lembrar tudo aquilo que a Disney defendera e continuava a defender: o poder da amizade, da entre-ajuda e do triunfo do Bem sobre o Mal. Não é de surpreender que esse filme surja em primeiro lugar desta lista.

Atrás dele aparecem outros nove que, todos por razões diferentes, me marcaram igualmente enquanto cresci e uma colecção interminável de cassetes VHS me fez companhia. Desde a clássicos mais antigos, como Fantasia, Snow White and the Seven Dwarfs e Pinocchio, passando por filmes que, caso assumisse a tal persona do cinéfilo chato, admitiria sem algum problema tratar-se de filmes com menos qualidade, todos eles ensinaram-me algo, sem excepção: a Ariel (The Little Mermaid) ensinou-me a ser curioso, o Aladdin que não é preciso ser-se perfeito, desde que tenhamos o coração no lugar certo, a Belle a valorizar a bondade e a compaixão acima da beleza física. Todos eles ensinaram-me a ser humano, e como tal nunca lhes conseguirei agradecer verdadeiramente.


11 comentários:

  1. Excelente top acompanhado de um belo texto, como seria de esperar :). Acho que grande parte de nós se identifica contigo quando dizes que os filmes da Disney te ensinaram a ser humano; ensinaram-nos a todos. Se fosse um top 20, os restantes filmes que aí tens provavelmente teriam entrado no meu.

    ResponderEliminar
  2. Realmente a Disney é também "educadora" já há várias gerações. :)

    ResponderEliminar
  3. Qualquer opinião sobre a Disney é sempre guiada pela emoção :)

    Cumps a todos!

    ResponderEliminar
  4. No fundo as nossas lições de moral e conceito de certo e errado vêm em grande parte dos desenhos animados que víamos em crianças, mesmo todos estes anos depois continuam a ser as nossas bases.

    ResponderEliminar
  5. Sim, embora ache que há uns anos atrás o faziam com mais veemência. Mas no fundo os filmes Disney continuam a ser o triunfo do bem sobre o mal, seja de que modo for.

    ResponderEliminar
  6. Para mim seria completamente impossível analisá-los de um ponto de vista meramente teórico, cresci com eles, tenho uma grande ligação emocional àqueles que fizeram parte da minha infância. Não que isso os coloque automaticamente no top, O Livro da Selva nunca conseguirá recuperar a sua posição de bom filme na minha cabeça depois de me ter assustado tantas vezes.

    ResponderEliminar
  7. Obrigado a todos pelos comentários. Claramente a minha contribuição para a rubrica/discussão é a noção de que a emoção comanda a relação com a Disney e de que ela nos educou a todos. Já me dou por satisfeito.

    ResponderEliminar
  8. "...imperem as minhas memórias e não a minha capacidade de analisar um filme sóbria e objectivamente..." Concordo plenamente. Gostei da lista.

    ResponderEliminar
  9. PEDRO,

    "Será provavelmente suficiente dizer que o primeiro filme que vi numa sala de cinema, no gelado e longínquo Natal de 1994, era da Disney. Era a história Shakespeareana de um leão chamado Simba, da sua jornada acompanhado de um javali e um suricate muito especiais, que conquistou milhões de corações por todo o mundo, fazendo lembrar tudo aquilo que a Disney defendera e continuava a defender: o poder da amizade, da entre-ajuda e do triunfo do Bem sobre o Mal. Não é de surpreender que esse filme surja em primeiro lugar desta lista."

    Este sou eu, sem tirar nem pôr ! Precisamente o mesmo (apenas acho que eu vi em 95).

    ResponderEliminar
  10. Como sempre, chego atrasado à festa. Primeiro tenho que te agradecer pelo belíssimo texto (nada que já nos surpreenda nesse aspecto) e pelas belas palavras finais.

    Realmente (como muitos antes de mim já constataram aqui), a Disney (e os filmes animados) tem o poder de nos moldar as nossas mentes pueris e ensinar-nos valores e ideias de bem ou de mal e sim muitos dos ensinamentos que retiramos para a vida fruíram destes filmes, por isso subscrevo o teu agradecimento.

    Quanto à lista... Era expectável o lugar imperial de THE LION KING, no entanto não esperava encontrar tanta semelhança entre a tua lista e a minha (é capaz de ser a mais parecida, só com algumas posições trocadas). Resta-me na face desta evidência de te dar os parabéns por uma brilhante lista ;)

    Cumprimentos,

    Jorge Rodrigues
    Dial P For Popcorn

    ResponderEliminar
  11. O teu texto justificativo diz tudo acerca da tua paixão pela Disney. Tens excelentes escolhas, embora não seja assim tão fã do THE LION KING.

    ResponderEliminar