quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Videojogos para cinéfilos

Longe está o tempo em que os videojogos se resumiam a conceitos básicos como Pac-Man, Space Invaders ou Donkey Kong. Hoje em dia, existem bastantes jogos capazes de surpreender até os mais cépticos quanto à expressão artística através deste meio, seja pelo seu estilo visual, sonoro ou até mesmo a nível do seu argumento. Por esse motivo, decidimos apresentar alguns jogos para várias consolas que poderão agradar aos apreciadores de diversos estilos de cinema, desde os policiais à ficção científica e da animação ao cinema gore de série B.

Heavy Rain (PS3)
Para quem já tiver ouvido falar deste jogo, não é de surpreender que tenha sido o primeiro da lista. Mais do que um jogo tradicional, Heavy Rain apresenta-se como uma espécie de filme interactivo, cuja história sofre alterações de acordo com as decisões tomadas pelo jogador. Embora o enredo esteja centrado em torno de um misterioso serial killer, o maior destaque do jogo não vai para a resolução do mistério mas para o desenvolvimento do argumento e construção de personagens. Sem pretender competir com os melhores argumentos do cinema e televisão, oferece uma experiência de jogo única e bastante mais próxima desses universos em relação ao habitual (ver trailer).

Metroid: Other M (Wii)
O mais recente jogo da série Metroid para a Wii revelou-se uma grande surpresa ao quebrar a tradição de argumentos minimalistas e exploração de cenários desolados, introduzindo uma forte experiência cinemática e dando voz a uma heroína que se manteve silenciosa durante mais de 20 anos. Este excelente jogo de acção é rico em sequências cinemáticas que intercalam a acção presente com flashbacks para momentos-chave do passado de Samus, oferecendo uma excelente construção da personagem que consolida o histórico da série sem exigir conhecimento dos jogos anteriores. A história, embora repleta de clichés do sci-fi ocidental, consegue ser bastante interessante e demarcar-se graças às influências da cultura japonesa pela sua vertente mais emocional, que explora as emoções e fragilidades de uma mulher aparentemente inabalável (ver trailer).

Professor Layton and the Curious Village (Nintendo DS)
Este é o primeiro jogo de uma fantástica trilogia que já conquistou vários milhões de fãs por todo o mundo. Embora o ponto central de venda de Professor Layton seja um vasto conjunto de excelentes puzzles e charadas para resolver, na realidade é a sua história que realmente prende os jogadores, com um estílo artístico fantástico (que facilmente nos recorda das obras dos estúdios Ghibli), uma excelente qualidade de animação e dobragem em inglês – o sotaque britânico não poderia faltar, sendo Layton um verdadeiro cavalheiro londrino! O argumento deste primeiro jogo é intrigante e surpreendente, um cativante começo de uma história que, ao terceiro capítulo, consegue emocionar e levar às lágrimas o espectador – como um bom filme consegue fazer (ver trailer).

House of the Dead Overkill (Wii)
A explicação para a presença deste jogo na lista podia resumir-se à seguinte frase: "HotD Overkill é o Braindead / Planet Terror / Machete dos videojogos". Disparar contra zombies é apenas o pretexto para um tributo aos clássicos filmes de série B onde violência, nudez e palavrões eram os principais ingredientes da receita. Desde a voz cheesy do narrador aos diálogos carregados de clichés intercalados por palavrões, passando pelos efeitos visuais como a fita queimada ou riscos na película, tudo aqui é propositadamente "mau" e extraordinariamente divertido – só não sacrificaram a qualidade de jogo propriamente dita. O próprio trailer do jogo partilha desse mesmo espírito, sendo de visualização extremamente recomendada (ver trailer)!

Scott Pilgrim vs. The World: The Game (XBLA / PSN)
Pode não ser exactamente para cinéfilos mas, considerando que este é um jogo baseado num filme principalmente inspirado no mundo dos videojogos, era impossível deixar Scott Pilgrim vs. The World: The Game de fora. Este é um jogo de acção ao estilo dos que se faziam nos tempos da Super Nintendo e Mega Drive, onde até 4 jogadores podem ajudar Scott Pilgrim a derrotar os 7 ex-namorados maléficos da Ramona Flowers, sua amada. Tal como no filme, os inimigos transformam-se em moedas quando são derrotados, há vidas extra e poderes bónus, tudo complementado por uma banda sonora bastante retro.  (ver trailer).

9 comentários:

  1. O do Scott Pilgrim é irresistível!

    ResponderEliminar
  2. Grande post Telmo e nem imaginas o valor que dá este cruzamento de interesses e géneros ao Split Screen. No artigo só faltou descortinar algo para a XBox... mas imagino que este não será único.

    E que tal uma rúbrica com jogos provenientes de filmes.
    E até mesmo o inverso daria posts interessantíssimos.
    (Xiiiuuu... tenho nos meus rascunhos um artigo com o Speed Racer da Wii por acabar... um dia destes termino e publico)

    Por acaso, o Metroid já me andava a despertar curiosidade para ter na Wii (a consola é espectacular!).

    ResponderEliminar
  3. Eu acho que qualquer cinéfilo deve de gostar de videojogos... cinema, musica e videojogos tudo esta relacionado, e eu não passo um dia sem gastar tempo num desses três passatempos.

    Já agora gostei do "encaixe" das capas do jogo em cada imagem :)

    ResponderEliminar
  4. Obrigado! Tecnicamente o Scott Pilgrim está disponível para a PS3 e Xbox 360. Mas há um universo inteiro de jogos interessantíssimos para quem aprecia uma boa história, que podem ser abordados no futuro.

    Sinceramente, o que me inspirou a escrever isto foi o dia em que terminei o 3º Professor Layton e me apercebi de que o acompanhei como uma série de animação, com uma história surpreendentemente adulta! Isso fez-me começar a pensar numa série de jogos que se aproximam do cinema (seja pelo estilo artístico, cutscenes, argumento, etc.) que pudessem ser interessantes para os nossos estimados leitores! :)

    ResponderEliminar
  5. Obrigado! A edição das imagens foi da responsabilidade do Nuno Mendes, o nosso designer de serviço!

    ResponderEliminar
  6. Boa lista, Telmo. Mas estranhei não teres posto aquela que é a meu ver a saga dos videojogos mais cinematográfica de sempre (e uma das melhores, simplesmente): Metal Gear Solid.

    ResponderEliminar
  7. Uma ausência: Batman Arkham Assylum! Fantástico jogo.

    ResponderEliminar