sábado, 1 de janeiro de 2011

Retrospectiva 2010: A melhor fotografia (1/2)

No que diz respeito à apreciação global de um filme, o trabalho do director fotográfico é um dos mais importantes para que o filme resulte. Quer seja no sentido de um aprimorado e elaborado sentido estético ou a um estilo mais minimalista e original. O ano de 2010 foi um ano rico nesse campo. Eis uma lista com os principais trabalhos fotográficos respeitantes a filmes estreados comercialmente em Portugal durante o ano, por ordem de estreia:

4 comentários:

  1. Apenas me falta ver da lista o "Thirst" (vi recentemente o "Antichrist" e fiquei perturbadoramente fascinado) e, embora não consiga gostar minimamente do "The serious man" e considerar o "The lovely bones" um filme mediano com uma mistura de géneros péssima, todos os filmes têm, de facto, belíssimas fotografias.

    ResponderEliminar
  2. Sim, esta lista não tem nada que ver com a qualidade dos filmes no geral ou a opinião que tenho sobre eles, mas simplesmente a sua cinematografia.

    ResponderEliminar
  3. Gostei sinceramente das escolhas nesta retrospectiva cinematográfica. Uma boa ambiência fotográfica ilumina sempre os sentimentos das personagens. Apesar de ter reservas quanto a alguns filmes seleccionados, valorizo seriamente o seu cariz fotográfico. No entanto, quando tudo se sintoniza harmoniosamente, como no romantismo melodramático de Ford ou a sensibilidade feminista de Campion, resultam obras particularmente belíssimas. Felizmente, 2010 foi nisso rico.

    Cumprimentos,

    Gonçalo Lamas

    http://cineglam7.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Sim, existe alguns filmes aqui que não considero excelentes filmes no seu todo, mas no que diz respeito à fotografia, não há nada a apontar de negativo.

    ResponderEliminar