segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Review: The Big C - temporada 1

The Big C é provavelmente uma das séries mais difíceis de rever que me passou pelas mãos nos últimos tempos. A verdade é que escrever sobre uma série onde não se encontrou uma única falha é sempre mais complicado do que escrever sobre as que têm falhas e erros. Provavelmente ao longo de tudo o que escrever vou soar a fangirl.


A série é, acima de qualquer outra, a melhor série de comédia que surgiu nos últimos tempos. Há muito que não encontrava uma série que me fizesse rir de forma tão descontrolada, mas que ao mesmo tempo tivesse uma carga dramática tão forte associada e, acima de tudo, uma série que conseguisse tão bem equilibrar os dois lados. É uma série que leva os espectadores a chorarem de tanto se rirem e a rirem-se por chorarem tanto.

Apesar de todo o elenco ser de grande qualidade, é Laura Linney quem faz a série. A sua interpretação é impecável e não lhe notei uma única falha, a personagem parte de dentro dela. É à volta dela que gravitam todas as outras personagens, mas Phyllis Somerville é claramente a actriz que mais se destaca a seguir à protagonista. A química entre as duas actrizes nas cenas que partilharam, positivas ou negativas, foi sempre uma mais valia para a série.


A nível de argumento, apesar da recorrente e rebatida premissa principal, conseguiram dar um novo fôlego à temática do paciente com cancro. Dizer mais do que isto seria entrar em spoilers, algo que tenho por hábito não fazer, pelo que tenho de ficar por aqui. É um argumento extremamente bem escrito e inteligente, que raramente recorre ao humor fácil em detrimento do inteligente e com o qual muitos que passaram pela situação se identificarão, quer como doente com cancro quer como familiar de um.

The Big C é uma série com uma qualquer qualidade especial que a faz sobressair. Talvez seja Laura Linney, talvez seja o argumento, talvez seja um incontável conjunto de pequenos factores que juntos tornam esta série grande. Apesar de tudo foi uma série que passou despercebida a muitos e que espero que com o merecido Globo de Ouro de ontem para Linney comece a finamente ocupar o lugar de destaque que merece e que no próximo ano ganhe também os merecidíssimos prémios de melhor série de comédia.


5 comentários:

  1. Eu adoro a Laura Linney. E tenho pena que ela não tenha estado na cerimónia para receber o tão merecido prémio (o pai faleceu hoje).

    E THE BIG C, não sendo uma série brilhante (aí não concordo propriamente contigo quando dizes que não tem falhas), anda lá perto. É uma dramédia exemplar da Showtime.

    ResponderEliminar
  2. Eu também concordo contigo aí, não é uma série perfeita. Mas percebo o que diz a Ana, gosto tanto da série e da Laura Linney, que perdoo tudo isso... e também se torna perfeita.

    Pena realmente que não tivemos a oportunidade de ouvir o discurso dela. Nem me tinha apercebido que foi porque o pai faleceu... :|

    ResponderEliminar
  3. Isto passou em Portugal em que canal?

    ResponderEliminar
  4. Não fazia ideia que tinha sido por isso, coitada :|

    Eu acho que gosto demasiado da série para lhe ver falhas... provavelmente elas andam lá e eu é que não as quero ver.

    ResponderEliminar
  5. Em Portugal a série ainda não foi transmitida.

    ResponderEliminar