quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Fantasporto 2011: Dia 2 (Pré-Fantas)

Segundo dia de pré-Fantas, com um decréscimo de público em relação ao primeiro. Embora a sala estivesse bastante completa, é óbvio que os filmes em exibição não tem o mesmo poder comercial que o 127 Horas. Com um início morno na primeira sessão do Grande Auditório, a segunda esteve marcada pela polémica escolha de um filme que foi censurado no Film 4 Frightfest, British Horror Film Festival e do San Sebastian Festival.

Reykjavik Whale Watching Massacre
(2009), de
Júlíus Kemp

Vindo da Islândia, este é um filme claramente mau. Maus actores, mau argumento. Típico filme de massacre, com tendência para o gore, mas claramente a dar uma pontada no humor negro. Obviamente que num contexto diferente, o filme seria avaliado mais severamente, mas a verdade é que como entretenimento o filme não chega a aborrecer... é simplesmente tolo. O facto de nunca se levar a sério contribui para isso: é um filme fraco, mas um filme fraco à la Fantasporto.

A Serbian Film (2009), de Srdjan Dragojevic

É efectivamente a obra mais polémica que chegará ao festival este ano... e seguramente nos próximos (Esperemos. Ou não). Censurado em diversos festivais e mostras de cinema, foi preciso coragem para exibir A Serbian Film, com honras de competidor oficial. Se inicialmente não se percebia o porquê de tanta polémica internacional - na primeira meia hora parece um inofensivo filme pornográfico - a dada altura entramos numa espiral de acontecimentos que nos conduzem a um dilema na sua apreciação. É um bom filme, com uma realização e fotografia competentes e que introduz um conceito potencialmente interessante: o torture porn e os snuff movies. Embora a nível pessoal, não me tivesse chocado tanto quanto esperava, A Serbian Film é altamente questionável e impõe algumas dúvidas no que diz respeito à ética e moral, mas também no que diz respeito ao cinema. Será isto cinema, será isto arte? Deverão ser impostos limites? Foi demais? É complicado responder. Não é um filme para o público em geral. É um filme cuja polémica em Portugal vai morrer aqui. Não se vai levantar sequer, porque não temos meios que a levantem - caso que aconteceria se tivesse estreia comercial nacional - mas chocou as pessoas e dividiu opiniões. Introduz temáticas e géneros como o newborn porn, necrofilia, pedofilia - de formas gráficas - e que entram em conflito com os nossos condicionalismos sociais e pessoais. É arrojado (demais?), é violento em diversos níveis que não só o gráfico e é absolutamente questionável. Levanta a questão: O que poderá superar isto? Deverá ser superado? Questões complexas e que dificilmente levariam a algum lado. Contudo (e esta é uma opinião meramente pessoal) o final rompe com grande parte do arrojo da história, ao parecer que o realizador entra em negação e pretende fugir ao que despoletou... claramente contraproducente. Pessoalmente gostei (?). Se recomendo ou não, é outra questão diferente e sem resposta.

2 comentários:

  1. ...A tentar ganhar coragem para o ver. Mas há ali cenas realmente fortes. Recém nascidos?? Isto cá não saía da sala de montagem.

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  2. Houve inúmeras equipas de montagem que quando começaram a editar o filme, se recusaram porque não queriam ter nada que ver com um filme destes.

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