domingo, 20 de fevereiro de 2011

Fantasporto 2011: Programação (IV)



Já prestes a começar, continuamos a dar algumas sugestões aos nossos leitores para saberem o que ver no Fantasporto 2011:


127 Hours (2010), de Danny Boyle

Este ano, o período pré-Fantas inicia-se de uma forma diferente. Além das habituais reposições, é dado o pontapé de saída com a antestreia nacional do mais recente filme de Danny Boyle depois do sucesso mundial de Slumdog Millionaire (2008). Baseado na história verídica de Aron Ralston, um alpinista norte-americano, que teve um acidente enquanto escalava no Utah, o filme é protagonizado por James Franco. 127 Hours está nomeado para seis Óscares, inclusive Melhor Filme, Melhor Argumento Adaptado e Melhor Actor.


Reykjavik Whale Watching Massacre (2009), de Júlíus Kemp

Como o próprio nome indica, temos aqui um filme oriundo da Islândia, num misto de The Texas Chain Saw Massacre (1974) complementado com o humor negro de Night of the Living Dead (1968). A história segue um barco cheio de turistas estrangeiros ansiosos por irem ver as baleias, mas uma sucessão de eventos acaba por deixar o barco à deriva e sujeito a um perigoso grupo de caçadores de baleias descontentes com a proibição de caçar baleias.



Do realizador de Arsène Lupin (2004), chega a história de um agente do FBI que investiga Frédéric Fortin, um homem que assumiu a identidade de um rapaz, desaparecido há muitos anos, acabando por convencer toda a família e a polícia. O elenco é composto por Marc-André Grondin (Che: Part 2), Famke Janssen (Nip/Tuck), Ellen Barkin (Ocean's Thirteen) e Emilie de Ravin (LOST).


The Last Employee (2010), de Alexander Adolph

Christian Berkel (Inglourious Basterds) é um homem contratado para tratar de todos os assuntos relacionados com a falência de uma empresa. Depois de um período afastado do serviço, é-lhe dada a oportunidade de encerrar uma empresa num sombrio conjunto de edifícios. Mas um dos funcionários parece especialmente abalado por perder o seu trabalho e a sua reacção emocional parece gerar uma preocupante sucessão de eventos.


La Herencia Valdemar II: La Sombra Prohibida (2010), de José Luis Alemán

Depois do enorme sucesso de La herencia Valdemar (2010) no ano passado, estreia agora no Fantasporto a sequela da história que deixou uma interessante expectativa no ar, comprovando a qualidade do cinema fantástico espanhol. La Herencia Valdemar II: La Sombra Prohibida pega nos eventos misteriosos do primeiro filme e regressa ao misterioso mundo de H. P. Lovecraft, deixando antever um capítulo final recheado de mitologia fantástica, especialmente o Cthulhu, um entidade fictícia dos contos de Lovecraft, utilizada como sinónimo de horror e mal extremo.


The Housemaid (2010), de Sang-soo Im

Remake do original homónimo The Housemaid (1960) e apontado como um dos melhores filmes de sempre do cinema sul coreano, The Housemaid estreou no Festival de Cannes e garante ser um dos principais concorrentes na secção Orient Express do certame. Conta a história de um professor de piano, extremamente rígido e moralista, que acaba por se envolver com a sua empregada doméstica, com consequências desastrosas para todos. Uma obra de grande erotismo, que explora a sexualidade e o pudor em formato de thriller e que promete ser um dos melhores filmes em competição.


Red Nights (2009), de Julien Carbon e Laurent Courtiaud

Co-produção entre França e Hong Kong, o filme baseia-se na tragédia antiga do carrasco de Jade, um inventor de um veneno que provoca a morte através de um prazer intenso e sublime, do qual não há forma de sobreviver. Inspirado nessa lenda, somos arrastados para uma história contemporânea de uma francesa em Hong Kong, que se encontra em fuga após ter morto o seu amante por lhe roubar uma antiguidade que contém esse veneno lendário. Protagonizado por Frédérique Bel (Un long dimanche de fiançailles).



Primeira obra do japonês Yoshifumi Tsubota, baseada na história de vida do escritor de manga Shinichi Abe e que se inicia nos anos 70 no distrito de Tóquio, onde começa a sua carreira com a então sua namorada, a modelo Miyoko.

Leia também:

Sem comentários:

Enviar um comentário