segunda-feira, 13 de junho de 2011

The Tunnel, por Tiago Ramos


Título original: The Tunnel (2011)
Realização: Carlo Ledesma
Argumento: Enzo Tedeschi e Julian Harvey
Elenco: Bel Deliá, Andy Rodoreda e Steve Davis

A novidade em The Tunnel (e no facto de este merecer uma crítica no blogue, já que não estreou sequer comercialmente em Portugal) é precisamente o seu método de distribuição, que merece algum destaque e pode significar um novo fôlego na área já saturada e dinamitada pelos poucos escrúpulos das produtoras e distribuidoras. Assumindo que há a necessidade de alterar os métodos através dos quais os filmes chegam ao consumidor final e reconhecendo as suas alternativas modernas (e ilegais), a produtora australiana decidiu vender cada frame do filme por 1 dólar, sob a promessa de o distribuir legalmente no Torrentz, para download gratuito. Entretanto e atenta à publicidade do filme, a Paramount comprou os direitos para editar o filme em DVD, mas os produtores mantiveram a promessa e o filme saiu simultaneamente em DVD e através de torrent. Esta forma inovadora de distribuição poderá ser a mudança que o mundo do cinema necessita para se libertar do progressivo distanciamento do espectador.

The Tunnel é também inteligente no seu conceito: assumindo e fundido as várias tendências actuais do cinema: o mockumentary e as filmagens handycam, estilo amador, celebrizadas por filmes como [Rec] (2007) e Cloverfield (2008). Embora não traga nada de novo ao género, é competente na forma como insere o espectador na história, com bastante verosimilhança (parte da tentativa do governo australiano de resolver o problema da crise da água, através da sua reciclagem em túneis abandonados), apresentado-nos à história com recurso a entrevistas com os "intervenientes" e partindo para o típico found footage.

O argumento construído para estimular a tensão do espectador é bem concebido através da inserção de algum material subtil que adiciona textura às personagens, aparentemente planas, da história, misturando com os factos crus da televisão. Nada de substancial, é verdade, mas suficiente para que o filme não seja uma simples sucessão de acontecimentos monótonos, Esses pequenos pormenores acabam por criar um interessante conjunto final, bastante sólido para o género, com recurso a uma ambiente tenso e claustrofóbico. Também os desempenhos, praticamente amadores, dos actores do filme, contribuem para imprimir veracidade à história.

The Tunnel resulta da nova vaga de filmes de terror iniciada por The Blair Witch Project (1999) e que se prolonga para filmes como Paranormal Activity (2007), mas a perícia do realizador Carlo Ledesma resulta num filme bem mais interessante e ligeiramente superior a estes. Não que a história seja inovadora, não que a sua concepção seja algo original. Falso realismo não é suficiente para transmitir substância à película, mas The Tunnel ganha pontos pelo factor entretenimento.




Classificação:

14 comentários:

  1. Obrigado pela critica. Vi o trailer há uns meses e desde então queria muito ver o filme mas esqueçi-me do titulo DOH!
    Tenho de começar a apontar os titulos de todos os filmes independentes, baixo orçamento e não Americanos, para os conseguir ver. Isto de esperar que milagrosamente cheguem ao cinema, principalmente em Portugal, não funciona.

    ResponderEliminar
  2. Este não vai estrear comercialmente em local nenhum. Daí o método de distribuição inovador, que lhe permitiu ser descarregado gratuitamente através da Internet.

    Obrigado. :)

    ResponderEliminar
  3. Estou muito curioso ;)

    ResponderEliminar
  4. Sim, eu lembrava-me disso. Quando falei no cinema estava mais a pensar em filmes como o Troll Hunter (titulo em inglês). :D

    ResponderEliminar
  5. Não é fantástico, é o típico para o género. Mas está bem conseguido e entreteve-me.

    ResponderEliminar
  6. Esse só estreia a 29 de Setembro deste ano... Mas também Portugal é dos poucos países onde o filme já tem distribuidora e data de estreia.

    ResponderEliminar
  7. Fixe!
    E quais são as hipóteses de no Natal termos o Rare Exports?

    ResponderEliminar
  8. Na minha opinião, as hipóteses são nulas. Duvido que uma distribuidora agarre no filme e o leve às salas de cinema. No máximo, temos hipóteses de alguma o colocar em DVD e aí apostaria na Films4you (antiga LNK), mas isto são apenas suposições.

    Curiosamente esperava que o filme estreasse no Fantasporto (até porque venceu no Festival de Stiges, onde o Fantas vai buscar grande parte da sua mostra), mas tal não aconteceu. Quem sabe no Fantasporto 2012.

    ResponderEliminar
  9. Dizem bem. Gostava de apanhar em DVD. Filmes não inglese gosto de ter com legendas em português. Não que a qualidade de tradução seja muito boa e o Host é a maior prova disso. Falta metade dos dialogos. Por momentos pensava q tava a ver uma parodia à cena do Lost in Translation. Mas fica bem na minha colecção :D

    ResponderEliminar
  10. O DVD já foi lançado lá fora, mas duvido que chegue cá a Portugal.

    ResponderEliminar
  11. Nao gostei do filme em sí..
    como diz na critica , é muito ao estilo de projecto de blair witch.. quando saiu, e como era novidade,cativava. Agora temos varios do genero.
    Além do mais, não percebi o que tinha no tunel afinal, se era uma assombração,se era um delinquente...

    Penso que o fim devia ter sido com a captura da" coisa" ... e depois sim com a saida deles,e a morte do Pete....

    ResponderEliminar
  12. Gostei do filme, pra se ter uma ideia me fez querer saber se é real ou falso? adoro o genero mas no final tudo era falso mesmo?

    ResponderEliminar
  13. Sim, "The Tunnel" é ficção, não é um documentário.

    ResponderEliminar
  14. votem 3x aki pra NatGeo Fazer um Documentario sobre.


    http://natgeobr.uservoice.com/forums/91779-general/suggestions/2490806-documentario-sobre-o-filme-the-tunnel?ref=title 

    ResponderEliminar