terça-feira, 3 de abril de 2012

IndieLisboa 2012: Os destaques da Competição Internacional


O IndieLisboa regressa à capital já a 26 de Abril e dura até 6 de Maio. O melhor cinema independente da actualidade dividir-se-á entre exibições na Culturgest, Cinema São Jorge e Cinema Londres. O Split Screen apresenta agora os destaques de programação na secção Competição Internacional:

Co-produção entre a Bélgica e a Alemanha, a franco-iraniana Leila Albayaty estreia-se na realização de longas-metragens, depois de ter recebido uma menção especial no Festival de Berlim 2009 com Vu (2009). Cantora e compositora de música indie pop, escreve, realiza e protagoniza uma história sensível e ligada ao universo musical.

Segundo filme do realizador, argumentista e actor Alex Ross Perry. Comédia independente, filmada a preto e branco, centrada em dois irmãos que partem numa road trip a fim de recuperar os bens da irmã de casa do seu ex-namorado e ex-professor. O filme conta com Alex Ross Perry, Carlen Altman e Bob Byington.

Documentário italiano vencedor do Leopardo de Ouro na secção Cineastas do Presente do Festival de Locarno 2011 e do Festival de Belfort 2011, que segue dois adolescentes  numa caminhada pelas margens do rio Tagliamento.

Selecção da secção Fórum do Festival de Berlim 2012, Formentera segue um jovem casal alemão que deixa a sua filha com os avós para uma viagem até às Ilhas Baleares. O filme é protagonizado por Sabine Timoteo (Der freie Wille) e Thure Lindhardt (Flame and Citron).

Co-produção entre a Suíça e o Azerbaijão que segue Sabina, uma jovem que após o divórcio dos seus pais parte com a mãe para a Suíça. Cinco anos depois, agora com 17 anos, regressa ao Azerbaijão. Fez parte da selecção oficial do Festival de Roterdão 2012.

L (2012), de Babis Makridis
Da Grécia chega uma comédia dramática que já passou pelo Festival de Sundance 2012 e pelo Festival de Roterdão 2012 e que traz mais surrealismo ao cinema grego, depois de Dogtooth (2009) e Attenberg (2010). No filme seguimos a história de um homem que vive no seu carro próprio.

Primeira incursão do brasileiro Kleber Mendonça Filho nas longas-metragens de ficção, O Som ao Redor passa-se numa rua do Recife, servindo como crítica às relações urbanas dos nossos dias. Venceu o prémio FIPRESCI no Festival de Roterdão 2012.

Polémico e poderoso filme que aborda as temáticas da pedofilia e incesto, mas focando-se naqueles que fantasiam e nunca chegam a cometer o crime. Still Life foi considerado o melhor filme do festival austríaco Cinema Diagonale 2012.

Produção romena, Everybody in our Family é uma comédia negra centrada na vida de Marius após o divórcio, em volta a uma série de situações absurdas que colocam a sua resistência ao stress a toda a prova. O filme venceu os prémios de Melhor Realizador e Prémio do Público no Festival de Bucareste 2012.

Primeiro filme de Christophe Sahr que segue uma jovem de 20 anos cuja vida é alterada completamente após ter sido a culpada de um acidente de automóvel com consequências fatais. Protagonizado por Joahn Libéreau (Cold Showers).

Sem comentários:

Enviar um comentário