O IndieLisboa regressa à capital já a 26 de Abril e dura até 6 de Maio. O melhor cinema independente da actualidade dividir-se-á entre exibições na Culturgest, Cinema São Jorge e Cinema Londres. O Split Screen apresenta agora os destaques de programação na secção Competição Internacional:
Berlin Telegram (2012), de Leila Albayaty
Co-produção entre a Bélgica e a Alemanha, a franco-iraniana Leila Albayaty estreia-se na realização de longas-metragens, depois de ter recebido uma menção especial no Festival de Berlim 2009 com Vu (2009). Cantora e compositora de música indie pop, escreve, realiza e protagoniza uma história sensível e ligada ao universo musical.
The Color Wheel (2011), de Alex Ross Perry
Segundo filme do realizador, argumentista e actor Alex Ross Perry. Comédia independente, filmada a preto e branco, centrada em dois irmãos que partem numa road trip a fim de recuperar os bens da irmã de casa do seu ex-namorado e ex-professor. O filme conta com Alex Ross Perry, Carlen Altman e Bob Byington.
L'estate di Giacomo (2011), de Alessandro Comodin
Documentário italiano vencedor do Leopardo de Ouro na secção Cineastas do Presente do Festival de Locarno 2011 e do Festival de Belfort 2011, que segue dois adolescentes numa caminhada pelas margens do rio Tagliamento.
Formentera (2012), de Ann-Kristin Reyels
Selecção da secção Fórum do Festival de Berlim 2012, Formentera segue um jovem casal alemão que deixa a sua filha com os avós para uma viagem até às Ilhas Baleares. O filme é protagonizado por Sabine Timoteo (Der freie Wille) e Thure Lindhardt (Flame and Citron).
He Was a Giant with Brown Eyes (2012), de Eileen Hofer
Co-produção entre a Suíça e o Azerbaijão que segue Sabina, uma jovem que após o divórcio dos seus pais parte com a mãe para a Suíça. Cinco anos depois, agora com 17 anos, regressa ao Azerbaijão. Fez parte da selecção oficial do Festival de Roterdão 2012.
L (2012), de Babis Makridis
Da Grécia chega uma comédia dramática que já passou pelo Festival de Sundance 2012 e pelo Festival de Roterdão 2012 e que traz mais surrealismo ao cinema grego, depois de Dogtooth (2009) e Attenberg (2010). No filme seguimos a história de um homem que vive no seu carro próprio.
O Som ao Redor (2012), de Kleber Mendonça Filho
Primeira incursão do brasileiro Kleber Mendonça Filho nas longas-metragens de ficção, O Som ao Redor passa-se numa rua do Recife, servindo como crítica às relações urbanas dos nossos dias. Venceu o prémio FIPRESCI no Festival de Roterdão 2012.
Still Life (2012), de Sebastian Meise
Polémico e poderoso filme que aborda as temáticas da pedofilia e incesto, mas focando-se naqueles que fantasiam e nunca chegam a cometer o crime. Still Life foi considerado o melhor filme do festival austríaco Cinema Diagonale 2012.
Everybody in our Family (2012), de Radu Jude
Produção romena, Everybody in our Family é uma comédia negra centrada na vida de Marius após o divórcio, em volta a uma série de situações absurdas que colocam a sua resistência ao stress a toda a prova. O filme venceu os prémios de Melhor Realizador e Prémio do Público no Festival de Bucareste 2012.
Freeway (2011), de Christophe Sahr
Primeiro filme de Christophe Sahr que segue uma jovem de 20 anos cuja vida é alterada completamente após ter sido a culpada de um acidente de automóvel com consequências fatais. Protagonizado por Joahn Libéreau (Cold Showers).
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