quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Queer Lisboa 2012: Os destaques


Esta sexta-feira, o Queer Lisboa - Festival de Cinema Gay e Lésbico de 2012 regressa ao Cinema São Jorge para a sua décima sexta edição. Novamente com a FUEL como responsável pela campanha televisiva do festival, o Queer Lisboa apresenta este ano um espantoso e divertido spot que satiriza a iconografia gay e lésbica dos anos 70, de forma a combater preconceitos e estereótipos ligados à sexualidade.


Este ano o festival pretende premiar também a Melhor Curta-Metragem Portuguesa, criando assim uma nova secção competitiva. Como júri dessa nova secção, o festival conta com a locutora de rádio Isilda Sanches; o programador e produtor do Glasgow Film Theatre, o britânico Paul Macgregor; e o actor português Vítor d'Andrade. A secção de Melhor Longa-Metragem este ano contará este ano com um júri composto pelo brasileiro João Federici, director do Mix Brasil; o realizador português João Rui Guerra da Mata e a actriz e encenadora Mónica Calle. Para Melhor Documentário contará com o artista lisboeta João Pedro Vale, a realizadora Leonor Noivo e o jornalista Travis Jeppesen.

A décima sexta edição renovará a parceria com a plataforma online MUBI (criada na edição anterior) e disponibilizará ao longo do festival e até 5 de Outubro mais de 15 filmes, maioritariamente curtas-metragens, algumas delas com visualização gratuita. Também, no ano em que se dá início às celebrações do Ano do Brasil em Portugal, o festival organiza a secção Queer Brasil; em paralelo organiza ainda dois workshops: Dança + Vídeo e Análise e Crítica de Cinema. Este ano o Queer Lisboa terá ainda direito a uma pequena extensão, a decorrer a 16 de Outubro, no TAGV - Teatro Académico de Gil Vicente em Coimbra.

O Split Screen apresenta alguns dos seus destaques para o festival:

Weekend (2011), de Andrew Haig
Como filme de abertura, o Queer Lisboa escolheu um dos filmes mais premiados do ano passado em festivais e pela crítica, em festivais como SXSW 2011, Roterdão 2012 e vencedor nas categorias Melhor Produção e Melhor Revelação dos British Independent Film Awards 2011. O filme, que conta com duas interpretações seguras de Tom Cullen e Chris New, segue um fim-de-semana entre dois jovens que se conhecem à noite, numa discoteca.

Documentário íntimo que aborda os direitos homossexuais no mundo islâmico, seguindo um grupo de jovens marroquinos que procuram a sua identidade sexual e religiosa. O documentário é construído à base de entrevistas e experiências pessoas de gays muçulmanos, entrevistados pelo realizador em Marrocos.

Without (2011), de Mark Jackson
Com uma carreira invejável por festivais (desde Locarno a Miami), o filme segue uma jovem que se tem a seu cargo um homem idoso em estado vegetativo, numa remota ilha. A sua rotina isolada desenvolve-se numa luta com a sexualidade, culpa e perda. A protagonista, a jovem Joslyn Jensen, foi premiada internacionalmente pela sua interpretação.

Documentário que segue os passos da complexa performer sérvia Marina Abramović enquanto esta se prepara para uma retrospectiva do seu trabalho no MoMa em Nova Iorque. Vencedor do Prémio do Público no Festival de Berlim 2012 e no Festival de Sarajevo 2012.

Vencedor do Teddy Award no Festival de Berlim 2012, o filme é uma crónica de uma viagem sexual e afectiva de dois homens em Nova Iorque. A história segue o encontro casual entre um documentarista e um advogado que rapidamente se torna numa relação complexa e disfuncional. Protagonizado pelo dinamarquês Thure Lindhardt e pelo norte-americano Zachary Booth.

Documentário uruguaio sobre um casal, entre os seus 60 e 70 anos, uma transsexual uruguaia e um ex-trabalhador da construção civil. Há vinte e um anos atrás, conheceram-se numa noite de Natal e não se separaram desde então.

Retrato íntimo de James Dean, antes deste se tornar num ícone americano abordando a sua vida íntima e sexualidade. O filme situado na década de 1950 apresenta uma várias sequências oníricas, que fundem biografia e ficção. No elenco constam os portugueses Rafael Morais e Edgar Morais.

Documentário voyeurista e segundo capítulo da série In Their Room, que tem como cenário a cidade de Berlim e que segue o que se passa nos quartos de gays cosmopolitas (uns solteiros, uns casais, outros frutos de meros engates) num único dia.

She Monkeys (2011), de Lisa Aschan
Vencedor de uma menção especial no Festival de Berlim 2011 e do prémio de Melhor Filme no Festival de Tribeca 2011, o filme sueco segue duas jovens mulheres envolvidas numa luta entre poder, tentação e atracção.

Lizzie Brocheré e Pierre Perrier protagonizam uma história de amor intensa entre um jovem instintivo e predador e a filha de um rico homem de negócios americano. Ambos com 20 anos, conhecem-se de um encontro casual, mas o seu desejo é tão excessivo que se pode tornar explosivo.

Nomeada para um Independent Spirit Award, a produção segue duas jovens mexicanas, de 15 anos, que crescem numa comunidade de imigrantes mexicanos em Los Angeles. Um incidente tem como consequência o crescimento de uma amizade mais complexa e sensual do que seria de esperar.

Habana Muda (2010), de Eric Brach
Documentário sobre um trabalhador da classe operária, surdo, que sustenta uma família (composta pela mulher, também surda, e dois filhos em Havana), à medida que mantém uma relação aberta com um homem que vive no México e que o ajuda financeiramente.

Produção brasileira, situada num Brasil sob ditadura, em 1978, mas que vive a euforia das discotecas graças à telenovela Dancin' Days (que tem actualmente um remake em exibição em Portugal). O filme segue uma acompanhante de luxo viciada em televisão e a sua empregada, que fogem para o Rio de Janeiro após um incidente fatal. Os seus destinos acabm por cruzar-se com o de outros cinco jovens, fascinados pela música disco e pela novela.

Beauty (2011), de Oliver Hermanus
Queer Palm do Festival de Cannes 2011 e candidato oficial aos Óscares 2012 pela África do Sul, o filme segue um homem branco, com 40 anos, pai de família e de duas filhas, que reacende o seu desejo sexual ao conhecer um jovem de 21 anos, filho de um velho amigo.

As oscarizadas Olympia Dukakis e Brenda Fricker protagonizam uma comédia romântica com nuances de road movie, centrada num casal de lésbicas que fogem do lar onde vivem e viajam até ao Canadá para se casar.


O Queer Lisboa decorre de 21 a 29 de Setembro.
A programação completa pode ser consultada no sítio oficial.

Sem comentários:

Enviar um comentário