Segundo dia de festival (ainda no período pré-Fantas) e continuam as reposições de filmes que já passaram pelo certame portuense. Caso de The Disappeared que fez parte da selecção oficial do Fantasporto 2009 e Salvage, que valeu à sua protagonista Neve McIntosh o prémio de Melhor Actriz no Fantasporto 2010.
O filme começa por parecer interessante e cativante pela atmosfera tensa que imprime de imediato. Seja pela tensão e intriga da narrativa ou pela direcção de fotografia e realização que captam bem a realidade cinzenta dos subúrbios de Londres. Grande parte do tempo acerta pela forma como mescla um tipo de drama social com um thriller de contornos sobrenaturais, mas o problema começa quando a narrativa começa a arrastar-se em demasia e culmina num terceiro acto confuso, apressado e cliché.
Com um orçamento reduzido, Salvage consegue fazer bom uso dessa limitação financeira para criar um filme bastante tenso, partindo simplesmente de uma premissa misteriosa e de indefinição. Quando sabemos apenas que algo bizarro está a acontecer do lado de fora daquela casa (com um contentor de conteúdo desconhecido atracado numa praia), o filme deixa grande parte do trabalho à imaginação do espectador. Com um trabalho visual simples e uma boa interpretação de Neve McIntosh, o filme tira partido de todos os elementos que tem disponíveis, com uma atmosfera tensa e suficientemente aterradora, para cativar o espectador. E consegue-o grande parte do tempo, mesmo apesar de na fase final sucumbir a uma resolução da história em termos mais fantásticos e menos impressionantes.
Sem comentários:
Enviar um comentário