sábado, 21 de setembro de 2013

Sharknado



A convite do Syfy Portugal, fomos à estreia do Sharknado em Portugal, numa sessão especial em sala de cinema. O filme, que bateu recordes de comentários nas redes sociais devido à sua (falta de) qualidade, é o mais recente sucesso de uma série de "Syfy originals" que, ao longo dos anos, tem transmitido pérolas como "Mega Shark vs. Giant Octopus" e "Mega Python vs. Gatoroid". Geralmente, são filmes suficientemente maus para que o espectador nem se recorde do título. No entanto, alguns, como os já mencionados, conseguem ser tão maus que se tornam inesquecíveis... e hilariantes!

A sala estava quase cheia de pessoas ansiosas por ver um dos "piores filmes de sempre", com um espírito de boa disposição. Não deu para perceber se foi planeamento da organização, ou um daqueles azares que acabam por correr bem, mas a própria qualidade da projecção deixou muito a desejar, com uma iluminação fraca e o som a sair de uma só coluna, com o volume muito baixo. Pior seria difícil, mas dificilmente também seria mais divertido.


O filme está recheado de péssimas montagens, erros de continuidade, efeitos especiais bem foleiros, explicações que não fazem qualquer lógica (a não ser para os personagens) e... tubarões. A premissa é que um número bastante elevado de tubarões se aproxima da costa ao mesmo tempo que uma grande tempestade, acabando por inundar grande parte da cidade. Isto significa que os tubarões tomam conta de tudo, especialmente da casa de família do protagonista. Como se não chegasse já haver tubarões nas estradas, nas condutas de água e até nas piscinas, formam-se 3 trombas de água que chegam a terra e se transformam em tornados completamente recheados de tubarões. Pessoas na rua a ser engolidas por tubarões que caem do céu com a boca aberta? Check!

Um filme como este deve ser apreciado em grupo, e a sala de cinema foi um ambiente excelente para este efeito: ninguém se conseguia conter de comentar as situações absurdas e os diálogos duvidosos, de desatar às gargalhadas e até alguns aplausos! A verdade é que este está longe de ser o pior filme de sempre, mas consegue oferecer entretenimento puro à conta desse conceito – por vezes, parece fazê-lo de forma intencional, noutras parece genuinamente levado a sério pela equipa de produção. Mas nunca cai na asneira de se vender como uma sátira de filmes maus: Sharknado posiciona-se como o filme acerca do qual se devem fazer as sátiras.


No final, a diversão na cara dos espectadores era bastante visível, mas houve ainda um mimo da organização digno de ser referido: um pequeno pacote de gomas em forma de tubarão, patrocinado pelo Syfy. Recomendado para ver com um grupo de amigos, uma dose de pipocas (ou gomas de tubarão) e boa disposição!

Sem comentários:

Enviar um comentário