quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Córtex - Mostra Retrospectiva de João César Monteiro



Coube a Ana Strindberg a apresentação da sessão integral das curtas-metragens de João César Monteiro que ela própria foi chamada a organizar.
Ana Strindberg foi, como vale sempre a pena lembrar, foi uma colabora pessoal e directa em vários filmes do realizador, além de ter dirigido a edição integral dos filmes do cineasta há uma década atrás, precisamente no mesmo ano em que o realizador faleceu.




O que ela primeiro destacou foi o facto de nunca ter sido feito uma sessão que contemplasse a totalidade das curtas de João César Monteiro e que, em geral, estes filmes circulam pouco sendo algumas longas seleccionadas os filmes mais exibidos do realizador.
A sua resposta a este projecto foi positiva porque estava interessada em fazer um trabalho de busca pelas cópias em formato original dos filmes do realizador, em nome da memória cinematográfico visto saber do estado deplorável em que se encontram já várias das suas longas.
Foi um trabalho de quase meio ano mas que tem resultados considerados excepcionais com a exibição de três curtas cujas cópias CinemaScope de 35mm se consideravam perdidas: Passeio com Johnny Guitar, Lettera Amorosa e O Bestiário.
No entanto esta sessão esteve em dúvida até muito perto da data limite porque, tal como as longas, as curtas estão muito deterioradas.
O aluguer das curtas cujos direitos pertencem à ZON são cedidas para aluguer apenas no formato DVD, não havendo gestão das cópias em película.
O caso da ZON foi mesmo destacado, por todos os presentes, para além da filmografia de João César Monteiro pois são muitos os direitos que a distribuidora tem sobre algum do mais importante cinema nacional. Direitos que a ZON não tem sabido gerir, impossibilitando exibições e edições várias e, mais importante e premente de ser resolvido, colocando em causa o património cinematográfico do nosso país.
Já as quatro curtas encomendadas pela RTP ao realizador têm cópias de 16 mm que estão guardadas no arquivo RTP mas não são alvo de qualquer preservação ou manutenção por falta de espaço no aquivo da Cinemateca para onde teriam de ser enviadas.
Sem estarem no formato esperado, ainda assim estas curtas feitas por encomenda da RTP serão exibidas na sessão de amanhã.

O esclarecimento não terminaria sem uma importante confirmação para os que não podem estar em Sintra amanhã, as curtas feitas para a série Contos Tradicionais Portugueses serão exibidas no Onda Curta de 13 de Outubro, depois de João Garção Borges ter mostrado Conserva Acabada no passado dia 25 de Agosto.


Sem comentários:

Enviar um comentário