Dia 31 de Dezembro, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:
Destaques:
Dinamarca, década de 1920. O casal Einar e Gerda Wegener são dois pintores reconhecidos. Um dia, por mero acaso, a rapariga que Gerda contratou para retratar nas suas pinturas cancela o encontro. Sem alternativa, lembra-se de usar o próprio marido como modelo. Ele acede ao seu pedido. Será naquele momento que ele, usando roupas de mulher, sente nascer dentro de si algo que, com o passar do tempo, se transformará no mais intenso desejo da sua vida: ser mulher. Se, ao princípio, isto lhes parece a ambos uma espécie de jogo, aos poucos leva-o a uma lenta transformação numa outra pessoa, que o obriga a viver uma vida dupla enquanto Einar ou Lili – o nome adoptado na sua “persona” feminina. Até que ele decide arriscar uma cirurgia experimental na Alemanha para mudar de sexo, tornando-se na primeira pessoa a submeter-se a uma intervenção do género. Ao longo de dois anos, Lili Elbe foi operada cinco vezes. No final deste processo, solicitou ao rei da Dinamarca que dissolvesse o seu casamento. O pedido foi concedido em 1930, altura em que conseguiu ver legalizada a sua nova identidade. Durante todo o processo, Gerda esteve sempre ao seu lado… Estreado na 72.ª edição do Festival de Cinema de Veneza, um filme dramático que conta com a assinatura de Tom Hooper ("O Discurso do Rei", “Os Miseráveis”). O argumento é baseado na obra homónima de David Ebershoff que, por sua vez, se inspira na extraordinária história dos artistas Einar Wegener/Lili Elbe e Gerda Wegener. Os actores Eddie Redmayne, Alicia Vikander, Ben Whishaw, Sebastian Koch, Amber Heard e Matthias Schoenaerts dão vida às personagens.
Outras sugestões:
45 Anos (45 Years)
Ano: 2015
Género: Drama
Elenco: Charlotte Rampling, Tom Courtenay
Elenco: Charlotte Rampling, Tom Courtenay
Apesar de nunca terem tido filhos, o casal Kate e Geoff Mercer são felizes. Com a festa do 45.º aniversário para organizar, ela está entusiasmada em celebrar a relação e tudo o que conquistaram ao longo dos anos em comum. Mas tudo se altera quando Geoff recebe uma carta da Suíça a informá-lo de que foi descoberto o cadáver de Katya, a namorada anterior a Kate, que morreu tragicamente em 1962 durante umas férias do casal, ao cair numa fissura de um glaciar. Aquela notícia abala-o de um modo inesperado, levando-o a voltar a fumar e a afastar-se de tudo o que se relaciona com a vida presente. Assim, à medida que se aproxima a data da celebração, o casal sente-se mergulhar cada vez mais nas histórias passadas. E esse exercício – perigoso para ambos – fá-los colocar em causa o futuro em comum… Em competição na 65.ª Edição do Festival de Cinema de Berlim (onde Charlotte Rampling e Tom Courtenay receberam o Urso de Prata para melhor actriz e actor), um filme dramático realizado por Andrew Haigh (“Amor de Fim-de-Semana”) que tem por base o conto “Another Country”, escrito por David Constantine.
Realização:
Ryan Coogler
Argumento: Ryan Coogler, Aaron Covington
Género: Drama
Elenco: Michael B. Jordan, Sylvester Stallone, Tessa Thompson
Argumento: Ryan Coogler, Aaron Covington
Género: Drama
Elenco: Michael B. Jordan, Sylvester Stallone, Tessa Thompson
Adonis Johnson nunca conheceu o seu pai, Apollo Creed, campeão mundial de pesos-pesados, morto devido a ferimentos ocorridos no ringue. Depois de uma infância complicada que o levou por caminhos perigosos, ele está agora decidido a dedicar a sua vida ao boxe e tornar-se um campeão, em honra do progenitor. Para isso, segue viagem até à cidade de Filadélfia (EUA), o local do lendário combate entre Creed e Rocky Balboa. Adonis localiza Rocky e pede-lhe que lhe ensine as suas tácticas e se torne seu mentor. Apesar de relutante em voltar a envolver-se com o que, conscientemente, decidiu deixar para trás, Rocky reconhece no jovem uma força e determinação raras, fundamentais a um vencedor. Juntos, decidem fazer equipa e criar um novo campeão cujas vitórias o transformarão no justo sucessor de Apollo Creed. Sétimo filme da saga “Rocky”, conta com argumento e realização de Ryan Coogler e com Robert Chartoff, Irwin Winkler e Sylvester Stallone na equipa de produção. Para além de Stallone no seu mítico papel de Rocky Balboa, o elenco conta ainda com Michael B. Jordan, Tessa Thompson, Tony Bellew ou Graham McTavish, entre outros.
Realização: Afonso Poyart
Argumento: Sean Bailey, Ted Griffin
Género: Thriller
Elenco: Jeffrey Dean Morgan, Colin Farrell, Anthony Hopkins
Argumento: Sean Bailey, Ted Griffin
Género: Thriller
Elenco: Jeffrey Dean Morgan, Colin Farrell, Anthony Hopkins
John Clancy é um agente da polícia reformado que possui poderes paranormais. Esta capacidade, que lhe permite ter visões do passado e do futuro, é, simultaneamente, um dom e uma maldição com que foi obrigado a viver toda a vida. É então que o agente do FBI Joe Merriwether e a sua colega Katherine Cowles o persuadem a voltar ao activo para os ajudar a encontrar um assassino em série que perseguem há meses e que não há meio de identificarem. Mas tudo se complica quando John se apercebe de que o assassino que todos anseiam por encontrar também possui poderes de clarividência e que consegue antecipar cada um dos seus passos… Um “thriller” de acção realizado por Afonso Poyart (“Dois Coelhos”) segundo um argumento de Peter Morgan e Sean Bailey e que conta com Anthony Hopkins, Colin Farrell, Jeffrey Dean Morgan e Abbie Cornish nos papéis principais.
Realização: Benoît Jacquot
Argumento: Benoît Jacquot, Hélène Zimmer
Género: Drama
Elenco: Léa Seydoux, Vincent Lindon, Clotilde Mollet
Argumento: Benoît Jacquot, Hélène Zimmer
Género: Drama
Elenco: Léa Seydoux, Vincent Lindon, Clotilde Mollet
Célestine deixa Paris e vai trabalhar como criada de quarto para a casa dos Lanlaire, uma família endinheirada de uma zona rural francesa. Jovem e muito bela, vai evitando os avanços do patrão, que usa da sua posição de poder para seduzir as empregadas. É então que conhece Joseph, um homem que guarda os seus próprios segredos e que a ajuda a lidar com a senhora da casa, uma pessoa autoritária e caprichosa que inveja a sua juventude e beleza… Adaptação cinematográfica do romance homónimo do escritor, crítico de arte e jornalista Octave Mirbeau – já anteriormente filmado por Jean Renoir (1946) e por Luis Buñuel (1964) –, conta com realização e argumento do francês Benoît Jacquot (“Sade”, “Adeus, Minha Rainha “, “3 Corações”).
Sinopses: Cinecartaz Público