sábado, 30 de abril de 2016
sexta-feira, 29 de abril de 2016
quinta-feira, 28 de abril de 2016
Estreias 28 Abril'16: Rak ti Khon Kaen, La loi du marché, Everybody Wants Some, Balada de um Batráquio, The Prophet, Captain America: Civil War, Mother's Day, Minuscule - La vallée des fourmis perdues, Term Life
Dia 28 de Abril pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:
Destaques:
Numa pequena aldeia da Tailândia, vários soldados são vítimas de uma estranha doença do sono. Uma escola primária abandonada converte-se então numa espécie de enfermaria, onde recebem os cuidados necessários para se manterem vivos. Os médicos tentam encontrar forma de os despertar, incluindo a terapia de luz colorida, para aliviar os seus sonhos agitados. Jenjira, uma das voluntárias que ali trabalham, sente um especial carinho por Itt, um jovem soldado que nunca recebe visitas. Ela torna-se amiga de Keng, uma médium que usa os seus poderes para fazer de "ponte" entre os familiares desesperados e os espíritos dos soldados adormecidos. Um dia, Jenjira tem um estranho encontro com duas mulheres que lhe dizem que a escola está situada em cima de um cemitério de antigos reis que usam a força dos jovens nas suas guerras… Apresentado na secção Un Certain Regard do Festival de Cinema de Cannes, "Cemitério do Esplendor" conta com a realização do aclamado realizador Apichatpong Weerasethakul ("Febre Tropical", "O Tio Boonmee…", "Mekong Hotel").
Outras sugestões:
A Lei do Mercado (La loi du marché)
Ano: 2015
Género: Drama
Elenco: Vincent Lindon, Karine de Mirbeck, Matthieu Schaller
Elenco: Vincent Lindon, Karine de Mirbeck, Matthieu Schaller
Thierry, de 51 anos, está desempregado há já quase dois anos. Depois de muitos meses de angústia em que procurou, incessantemente, um meio de sustentar a mulher e filho, quase perde a esperança no futuro. Um dia vê-se, finalmente, seleccionado para a função de segurança de um supermercado. Apesar do magro ordenado que lhe é oferecido, torna-se finalmente capaz de cobrir as necessidades básicas da sua família. Tudo corre bem até ao momento em que lhe é proposto algo inesperado: espiar as colegas das caixas para as poderem despedir. Isto fá-lo sentir-se em conflito com o que considera moralmente aceitável. Agora, Thierry tem de escolher uma de duas hipóteses: compactuar com a entidade patronal ou voltar para a precariedade que quase o levou ao desespero… Com argumento e realização de Stéphane Brizé ("Entre Adultes", "Mademoiselle Chambon", "Quelques Heures de Printemps"), um filme dramático sobre o mercado de trabalho e a influência da actual crise na vida do cidadão comum. O elenco conta com a participação de Vincent Lindon (que, com este filme arrecadou o Prémio de Melhor Actor no Festival de Cinema de Cannes e o César na mesma categoria), Karine de Mirbeck e Matthieu Schaller, entre outros.
Realização: Richard Linklater
Argumento: Richard Linklater
Género: Comédia
Elenco: Blake Jenner, Tyler Hoechlin, Ryan Guzman
Argumento: Richard Linklater
Género: Comédia
Elenco: Blake Jenner, Tyler Hoechlin, Ryan Guzman
Ambientado na década de 1980, "Todos Querem o Mesmo" narra as aventuras e desventuras de um grupo de rapazes que se prepara para o início das aulas numa pequena universidade do Texas (EUA). Jake, caloiro, é a mais recente aquisição da equipa de basebol. Para provar que merece o lugar, vai ter de conquistar a amizade e o respeito dos veteranos. Com isso em vista, deixa-se arrastar pelas festas e enredar pelas constantes quezílias que inevitavelmente acontecem na residência universitária onde passa a morar com os novos companheiros. Durante este processo de aprendizagem e autoconhecimento, Jake conhece Beverly, uma jovem de uma outra residência, por quem se apaixona… Com assinatura do multipremiado realizador Richard Linklater ("Antes do Amanhecer", "Antes do Anoitecer" e "Antes da Meia-Noite", "Boyhood"), esta é a "sequela espiritual" do filme de culto "Juventude Inconsciente" (1993) – também da autoria de Linklater – que se focava no último dia de escola de uma turma do secundário, em 1976.
"Balada de um Batráquio", de Leonor Teles, foi a curta vencedora do Urso de Ouro na edição de 2016 do Festival de Cinema de Berlim. Neste pequeno filme de 11 minutos, a realizadora explora as crenças, os mal-entendidos e a xenofobia para com as pessoas de etnia cigana, a propósito da superstição de colocar sapos de loiça à porta das lojas e casas, de modo a impedir sua entrada. Filha de pai cigano – apesar de não ter crescido no seio de uma comunidade –, a realizadora tem um especial interesse pelo tema, implicando-se ela própria na história e concretizando a ideia de "partir os sapos", entendida como o quebrar de um tabu, à volta da qual foi construído o filme. Esta curta é exibida em complemento do filme Todos Querem o Mesmo.
Ano: 2014
Realização: Roger Allers,
Gaëtan Brizzi, Paul Brizzi, Joan C. Gratz, Mohammed Saeed Harib, Tomm Moore, Nina Paley, Bill Plympton, Joann Sfar, Michal Socha
Argumento: Roger Allers, Irene Mecchi, Hanna Weg, Douglas Wood
Argumento: Roger Allers, Irene Mecchi, Hanna Weg, Douglas Wood
Género: Animação
Tido como rebelde pelo poder governativo, o pintor e poeta Mustafa encontra-se a cumprir prisão domiciliária. Durante todo o tempo de clausura, fica amigo de Kamila, a empregada doméstica, e de Almitra, a filha desta. Com apenas oito anos, a pequena Almitra é uma criança extraordinariamente inteligente e cheia de vida. Com ela, Mustafa vai partilhar os seus pensamentos mais profundos, numa reflexão sobre a condição humana, o amor, a amizade, a vida, a morte, o Bem e o Mal. Com produção da actriz Salma Hayek, que também dá voz a uma das personagens, "O Profeta" é um filme de animação que adapta a obra com o mesmo nome, escrita em 1923 pelo ensaísta, filósofo, poeta e pintor de origem libanesa Gibran Khalil (1883-1931). Sendo uma produção colectiva, conta com a assinatura de Roger Allers, Paul e Gaëtan Brizzi, Joan C. Gratz, Mohammed Saeed Harib, Tomm Moore, Nina Paley, Bill Plympton, Joann Sfar e Michal Socha. Para além da voz de Hayek, a versão original inclui as vozes de Liam Neeson, Quvenzhané Wallis, Alfred Molina, John Krasinski e Frank Langella.
Ano: 2016
Devido a uma série de missões que originaram danos colaterais considerados evitáveis, o Governo norte-americano decide que a equipa de Vingadores precisa de supervisão adequada. É então criado um sistema de registo dos super-heróis, cujo trabalho terá de ser sempre controlado por um membro governamental autorizado. A partir de agora apenas poderão agir se forem formalmente solicitados. Esta nova posição vai gerar conflitos internos na equipa, cujas opiniões se dividem. De um lado está o Capitão América, que se rebela por considerar a liberdade dos Vingadores essencial para o perfeito funcionamento das suas missões; do outro está o Homem de Ferro que, contra todas as expectativas, aprova a decisão. Entre eles surge uma tensão difícil de controlar que porá em causa não apenas a amizade e união de todos, mas também a segurança da Humanidade. Realizado por Anthony e Joe Russo (a dupla responsável por "Capitão América: O Soldado do Inverno"), segundo um argumento de Christopher Markus e Stephen McFeely, um filme de acção e aventura baseado na popular série de banda desenhada da Marvel, criada por Joe Simon e Jack Kirby e publicada pela primeira vez em 1941. O elenco de luxo conta com Chris Evans, Robert Downey Jr., Scarlett Johansson, Sebastian Stan, Anthony Mackie, Elizabeth Olsen, Paul Bettany, Jeremy Renner, Paul Rudd e Tom Holland, entre muitos outros.
Ano: 2016
Género: Documentário
Elenco: Jennifer Aniston, Kate Hudson, Julia Roberts, Timothy Olyphant, Jason Sudeikis, Jennifer Garner
Elenco: Jennifer Aniston, Kate Hudson, Julia Roberts, Timothy Olyphant, Jason Sudeikis, Jennifer Garner
Com o aproximar da celebração de mais um dia da mãe, várias mulheres vão ter de reflectir sobre o peso da maternidade. Sandy é a mãe solteira de dois rapazes que luta por se manter de pé e que ainda não superou o facto de ter sido trocada por uma mulher mais jovem; Miranda é uma escritora famosa que hoje se arrepende de ter dado a sua filha Kristin para adopção; Kristin – hoje uma mulher prestes a constituir a sua própria família –, decide que é chegado o momento de reencontrar a progenitora e fazer as pazes com o passado; Jesse, a melhor amiga de Kristin, ao perceber as suas angústias, dá-se conta do quão distante se sente da sua própria mãe e o quanto deseja fortalecer os laços. Estas mulheres, de personalidades distintas, vão ver os seus destinos cruzarem-se de um modo totalmente inesperado… Com realização de Garry Marshall ("Regras para Ser Feliz", "Dia dos Namorados", "Ano Novo, Vida Nova!"), uma comédia romântica sobre as alegrias e tristezas inerentes à condição de mãe nas suas várias fases e perspectivas. O elenco conta com Jennifer Aniston, Kate Hudson, Julia Roberts, Jason Sudeikis, Timothy Olyphant, Margo Martindale, Shay Mitchell e Jon Lovitz.
Ano: 2013
Género: Animação
Tudo estava em plena harmonia numa linda clareira na floresta. Alguém tinha feito um piquenique e as migalhas ali deixadas antecipavam um belo festim para as formigas da zona. Mas a descoberta de uma caixa cheia de açúcar faz estalar a guerra entre dois grupos de formigas inimigas: as negras e as vermelhas. O que nenhuma delas sabe é que dentro dessa caixa se encontra uma pequena joaninha, que se perdeu da família ao fugir de um bando de moscas que a perseguiam, acabando por se ferir na asa e cair. A joaninha, vendo-se no meio do fogo cruzado entre inimigas mortais, torna-se aliada da simpática Mandíbulas e da sua família de formigas negras. Apesar da sua figura frágil, o seu papel será fundamental na luta pelo direito à caixa de açúcar… Um filme de animação para toda a família, escrito e realizado por Hélène Giraud e Thomas Szabo.
Ano: 2016
Nick Barrow ganha dinheiro com um negócio muito peculiar: projectos de assaltos (quase) infalíveis. Elabora o plano do crime e vende a ideia a quem o quiser concretizar. Quando o filho de um poderoso líder de um cartel de drogas é assassinado durante um assalto mal-sucedido devido a uma falha sua, ele vê a sua vida por um fio. Com os criminosos e as autoridades em sua perseguição, e a ver as hipóteses de sair dali com vida cada vez menores, Nick resolve fazer um seguro de vida multimilionário que deixe a sua filha adolescente salvaguardada para o resto da vida. Porém, o período de carência do seguro é de 21 dias, e manter-se vivo durante todo esse tempo parece um plano quase impossível de concretizar… Com realização de Peter Billingsley ("Terapia para Casais"), uma comédia de acção que se baseia na novela gráfica com o mesmo nome criada por Nick Thornborrow. Vince Vaughn, Jon Favreau, Terrence Howard, Hailee Steinfeld, Jonathan Banks, Bill Paxton e Mike Epps dão vida às personagens.
Sinopses: Cinecartaz Público
domingo, 24 de abril de 2016
Bellocchio, Schrader, Jodorowsky e Poitras na Quinzena dos Realizadores 2016
A mostra paralela ao Festival de Cannes, a Quinzena dos Realizadores, revelou a sua programação para a edição de 2016, com Sweet Dreams, de Marco Bellocchio, como filme de abertura e Dog Eat Dog, de Paul Schrader, para o encerramento. Entretanto, da selecção constam ainda nomes como Alejandro Jodorowsky, Joachim Lafosse, Paolo Virzì, Pablo Larraín, Kim Nguyen e Laura Poitras.
A Quinzena dos Realizadores decorre de 12 a 22 de Maio.
Sweet Dreams, de Marco Bellocchio (Filme de abertura)
Dog Eat Dog, de Paul Schrader (Filme de Encerramento)
Divines, de Houda Benyamina
Endless Poetry, de Alejandro Jodorowsky
Fiore, de Claudio Giovanessi
L'economie du couple, de Joachim Lafosse
L'effet aquatique, de Solveig Anspach
Like Crazy, de Paolo Virzi
Main Dreams, de Nathan Morlando
Mercenaire, de Sacha Wolff
My Life as a Courgette, de Claude Barras
Neruda, de Pablo Larrain
Pyscho Raman, de Anurag Kashyap
Risk, de Laura Poitras
Tour de France, de Rachid Djaidani
Two Lovers and a Bear, de Kim Nguyen
Les Vies de Therese, de Sebastien Lifshitz
Wolf and Sheep, de Shahrbanoo Sadat
Curtas-metragens
Abigail, de Isabel Penoni e Valentina Homem
Chasse Royale, de Lise Akoka e Romane Gueret
Decorado, deAlberto Vazquez
Habat Shel Hakala, de Tamar Rudoy
Happy End, de Jan Saska
Hitchhiker, de Jero Yun
Import, de Ena Sendijarevic
Kindil el Bahr, de Damien Ounouri
Léthé, de Dea Kulumbegashvili
Listening to Beethoven, de Garri Bardine
Zvir, de Miroslav Sikavica
sábado, 23 de abril de 2016
Primeiro trailer de "The Founder", sobre o fundador do McDonald's
Com Michael Keaton (Birdman) como Ray Kroc, a narrativa segue a história de como este manobrou os irmãos Mac e Dick McDonald (donos de um restaurante de hambúrgueres, nos anos 50, no Sul da Califórnia) para criar um império de milhões. Robert D. Siegel (The Wrestler) assina o argumento, adaptado pelo realizador John Lee Hancock (Saving Mr. Banks).
The Founder estreia em Portugal a 1 de Setembro.
HBO renova "Game of Thrones", "Veep" e "Silicon Valley"
Com a estreia das novas temporadas marcadas para este Domingo, dia 24 de Abril, o canal HBO antecipou-se e renovou Game of Thrones, Veep e Silicon Valley.
Game of Thrones foi renovado para uma sétima temporada. Recentemente, os produtores da série revelaram à Variety que estão a trabalhar com a ideia que a série só terá mais duas temporadas de curta duração (a sétima, com sete episódios e a oitava, com seis episódios). Esta informação não foi, contudo, confirmada oficialmente pelo canal. A quinta temporada da série registou a média de 6,88 milhões de espectadores.
Veep garante uma sexta temporada, depois da quarta temporada ter registado a média de 950 mil espectadores (números abaixo do milhão em audiência conquistado pela terceira temporada).
Já o caso de Silicon Valley receberá uma quarta temporada, a estrear em 2017. A segunda temporada subiu em audiência em relação à primeira: de 1,72 milhões para 1,8 milhões, em média, de espectadores.
Novo filme de Asghar Farhadi no Festival de Cannes 2016
A direcção do Festival de Cannes adicionou novos filmes à sua selecção oficial. À competição pela Palma d'Ouro chega agora um vigésimo primeiro filme. The Salesman, o novo filme do realizador iraniano Asghar Farhadi, juntou-se à competição. O filme segue um casal cuja relação começa a amargar durante a sua interpretação de Death of a Salesman, de Arthur Miller. O seu filme anterior, Le passé, também competiu na selecção principal e venceu o prémio do Júri Ecuménico em 2013.
Às sessões da meia-noite foi adicionado Blood Father, de Jean-François Richet (com protagonismo de Mel Gibson), enquanto que na secção Un Certain Regard, Clash, do egípcio Mohamed Diab, será o filme de abertura, contando também com a presença de Hell or High Water, de David Mackenzie. Três filmes foram também adicionados às exibições especiais: o documentário Wrong Elements, de Jonathan Littell; La forêt de Quinconces, de Grégoire Leprince-Ringuet e Chouf, de Karim Dridi.
O Festival de Cannes 2016 decorre de 11 a 22 de Maio.
quinta-feira, 21 de abril de 2016
Poster e trailer de "Café Society", de Woody Allen
O filme centra-se num jovem rapaz que chega a Hollywood, nos anos 1930, com esperanças de trabalhar na indústria cinematográfica. Entretanto, apaixona-se e encontra-se no meio do vibrante café Society que define o espírito da época. Kristen Stewart (Clouds of Sils Maria), Jesse Eisenberg (To Rome with Love), Blake Lively (The Town), Parker Posey (Irrational Man) e Steve Carell (Melinda and Melinda) integram o elenco.
Café Society é o filme de abertura do Festival de Cannes 2016.
Estreias 21 Abril'16: Macbeth, Demolition, Suburra, Truman, The Hunstman: Winter's War, Robinson Crusoe e Gesto
Dia 21 de Abril pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:
Destaques:
Depois de uma grande vitória sobre as forças da Noruega e Irlanda, o general Macbeth, primo do rei Duncan, é louvado pela sua bravura, recebendo o título de duque. Ao mesmo tempo que lhe é dada a boa-nova, encontra três feiticeiras que profetizam que, muito em breve, será rei dos escoceses. Instigado pela companheira, uma mulher manipuladora e com uma insaciável sede de poder, Macbeth decide assassinar o monarca e tomar o seu lugar. Essa resolução fá-lo entrar numa espiral de violência para defender o trono, eliminando todos os que se atrevem a pôr em causa o seu domínio. Porém, a terrível lembrança dos seus crimes começa a atormentá-los, acabando por levar à loucura a tenebrosa Lady Macbeth… Com realização de Justin Kurzel ("Snowtown"), segundo um argumento de Jacob Koskoff, Michael Lesslie e Todd Louiso, um filme sobre regicídio e as suas consequências. É a mais recente adaptação ao grande ecrã da famosa tragédia escrita pelo dramaturgo inglês William Shakespeare (1564-1616). Michael Fassbender, Marion Cotillard ou Jack Madigan dão vida às personagens.
Outras sugestões:
Demolição (Demolition)
Ano: 2015
Género: Drama
Elenco: Jake Gyllenhaal, Naomi Watts, Chris Cooper
Elenco: Jake Gyllenhaal, Naomi Watts, Chris Cooper
Davis Mitchell é um banqueiro de investimentos que se dedicou quase exclusivamente à carreira. Um dia, após um trágico acidente de automóvel, assiste, impotente, à morte da mulher. A sentir tudo a desmoronar à sua volta, vê-se incapaz de lidar com o que aconteceu ou retomar a sua vida. E o que começa como uma reclamação por escrito para uma empresa de máquinas de venda automática acaba por se transformar numa série de missivas onde, finalmente, se sente capaz de falar sobre as suas dores mais profundas. Karen Mareno, a responsável pelo apoio ao cliente da empresa, inicia assim uma relação à distância com este desconhecido que lhe parece tão desamparado e só. Com o tempo, os dois percebem o quanto têm em comum na dor e o quanto necessitam de rever os passos que os levaram àquele momento. Assim, com o apoio dela e do seu problemático filho adolescente, Davis inicia um processo de desconstrução de toda a sua vida, abrindo caminho para a redenção de que tanto necessita… Com realização de Jean-Marc Vallée ("C.R.A.Z.Y.", "O Clube de Dallas"), uma comédia dramática que conta com argumento de Bryan Sipe e participação dos actores Jake Gyllenhaal, Naomi Watts, Chris Cooper e Judah Lewis.
Realização: Stefano Sollima
Argumento: Sandro Petraglia, Stefano Rulli, Giancarlo De Cataldo e Carlo Bonini
Género: Drama, Thriller
Elenco: Pierfrancesco Favino, Greta Scarano, Jean-Hugues Anglade
Argumento: Sandro Petraglia, Stefano Rulli, Giancarlo De Cataldo e Carlo Bonini
Género: Drama, Thriller
Elenco: Pierfrancesco Favino, Greta Scarano, Jean-Hugues Anglade
Itália, 2011. Um criminoso, conhecido pelo nome de Samurai, deseja transformar a cidade portuária de Óstia, próxima da capital, numa espécie de Las Vegas. A ideia é torná-la num lugar aprazível para os amantes de apostas e do crime organizado. Filippo Malgradi é um político corrupto viciado em sexo, drogas e prostitutas que, com a ajuda de um influente cardeal do Vaticano, protege os interesses de Samurai. Os chefes da máfia local concordam com o projeto e trabalham para que tudo aconteça como o esperado. Porém, uma guerra de poder entre vários "gangs" parece colocar tudo em causa... Com realização de Stefano Sollima (conhecido pelas séries televisivas "Gomorra" e "Roma Criminal"), um "thriller" em ambiência negra que se baseia na novela homónima de Carlo Bonini e Giancarlo De Cataldo. O elenco conta com a participação de Pierfrancesco Favino, Claudio Amendola, Greta Scarano e Jean-Hugues Anglade.
Realização: Cesc Gay
Argumento: Tomàs Aragay, Cesc Gay
Género: Drama, Comédia
Elenco: Ricardo Darín, Javier Cámara, Dolores Fonzi
Argumento: Tomàs Aragay, Cesc Gay
Género: Drama, Comédia
Elenco: Ricardo Darín, Javier Cámara, Dolores Fonzi
Diagnosticado com cancro em estágio muito avançado, Julián sabe que está próximo do fim. De forma a aproveitar o tempo que lhe resta, decide abandonar os tratamentos para viver cada dia e tratar de vários assuntos pendentes. Para ele é importante distribuir a sua herança, organizar o funeral e, acima de qualquer outra coisa, encontrar um lar apropriado para Truman, o seu cão. Quando recebe a visita inesperada de Tomás, um velho amigo há anos radicado no Canadá, percebe que ele é a pessoa certa para o acompanhar neste momento tão complexo. Juntos, os dois farão um percurso extraordinário pelas ruas de Madrid (Espanha), relembrando o passado, visitando lugares que os marcaram ou, simplesmente, saboreando a amizade que os manteve unidos durante todos estes anos. Porém, este reencontro tem o seu lado perverso pois, quanto mais próximos se sentem um do outro, mais difícil se torna o inevitável adeus… Com assinatura do realizador espanhol Cesc Gay ("En la Ciudad", “Una Pistola en Cada Mano") segundo um argumento seu em parceria com Tomàs Aragay, um filme sobre amizade que conta com Ricardo Darín, Javier Cámara e Dolores Fonzi nos papéis principais.
Ano: 2016
Após sofrer uma terrível traição, Freya, a Rainha do Gelo, abandona o seu reinado para viver exilada no Palácio de Inverno, que ela própria construiu com os seus poderes. Capaz de converter em gelo qualquer inimigo, a jovem rainha treina um exército de caçadores praticamente invencíveis. Entre eles estão Eric e Sarah, dois dos seus aprendizes mais hábeis. Porém, ambos desafiaram a mais importante regra da rainha: manterem os seus corações imunes ao amor. Quando Freya descobre que ambos estão apaixonados e que planeiam fugir para lá das fronteiras do reino, decide dar-lhes um castigo exemplar. E, para se tornar ainda mais poderosa, resolve procurar o poderoso Espelho Mágico pertencente à sua irmã Ravenna, a Rainha Má. Através dele, ressuscita Ravenna, presa ali durante longos anos devido a um feitiço. As duas rainhas fazem então uma aliança para subjugar a Terra Encantada ao poder das Trevas. Mas terão de lutar contra o amor e a amizade que conseguiu permanecer nos corações dos seres humanos e de alguns dos seus próprios guerreiros… Estreia na realização de Cedric Nicolas-Troyan, a história de "O Caçador e a Rainha do Gelo" remete para o filme "Branca de Neve e o Caçador" (realizado, em 2012, por Rupert Sanders). Chris Hemsworth, Charlize Theron, Nick Frost e Sam Claflin dão vida às mesmas personagens do primeiro filme. Juntam-se a eles os actores Emily Blunt, Rob Brydon e Jessica Chastain.
Ano: 2016
Realização:
Vincent Kesteloot,
Ben Stassen
Género: Animação
Apanhado numa violentíssima tempestade no mar, o jovem inglês Robinson Crusoé vê o seu navio afundar com toda a tripulação a bordo. Depois de muito lutar para se manter vivo, consegue atracar numa pequena ilha do Pacífico com o seu cão. Ali conhece um papagaio de espírito aventureiro que sonha viajar pelo mundo. Apesar de viver em paz e sintonia com todos os outros animais que lá habitam, a verdade é que o pobre papagaio se aborrece de morte com o excesso de beleza e monotonia daquele lugar. É através dele que Robinson se torna amigo de todos, criando-se um elo de entreajuda e cumplicidade. Essa amizade revelar-se-á fundamental quando se virem obrigados a lutar contra um grupo de gatos malvados – também eles náufragos –, que desejam assumir o controlo da pequena ilha. Um filme de animação realizado por Vincent Kesteloot e Ben Stassen que se inspira na célebre obra de Daniel Defoe, publicada pela primeira vez em 1719.
Ano: 2011
Realização: António Borges Correia
Género: Documentário
Realizado por António Borges Correia e produzido por Fernando Centeio, um documentário sobre a inclusão e a aceitação da diferença que utiliza dois tipos de linguagem: oral e gestual. O filme acompanha António, um rapaz de 18 anos que frequenta as aulas no Instituto Jacob Rodrigues Pereira, uma escola e lar vocacionada para crianças surdas-mudas. O grande desejo de António é sair do país para estudar cinema e fazer carreira na Sétima Arte. Ao mesmo tempo que sonha com o que o futuro lhe reserva, vive o seu primeiro amor com Irina, uma jovem igualmente surda, que não compreende a motivação do namorado e que se angustia com a possibilidade da separação... Apresentado na Fundação Calouste Gulbenkian em Setembro de 2011 – no âmbito da Semana Internacional dos Surdos – fez a sua estreia DocLisboa, em Outubro desse mesmo ano. "Gesto" foi premiado com o Galardão da Inclusão na II Gala da Inclusão (2011) do Centro de Recursos para a Inclusão Digital do Instituto Politécnico de Leiria, na categoria de Media.
Sinopses: Cinecartaz Público
terça-feira, 19 de abril de 2016
De Cannes 2016 para Portugal
Juste la fin du monde, de Xavier Dolan (Selecção oficial - Grande Prémio do Júri) - 27 de Outubro
Rester vertical, de Alain Guiraudie (Selecção oficial)
Neruda, de Pablo Larraín (Quinzena dos Realizadores)
The Salesman, de Asghar Farhadi (Selecção oficial - Melhor Argumento e Melhor Actor)
Sweet Dreams, de Marco Bellochio (Quinzena dos Realizadores)
La pazza gioia, de Paolo Virzì (Quinzena dos Realizadores) - 29 de Setembro
Ma'Rosa, de Brillante Mendoza (Selecção oficial - Melhor Atriz
The Handmaiden, de Chan Wook-Park (Selecção oficial) - 15 de Dezembro
Leopardo Filmes
La fille inconnue, de Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne (Selecção oficial)
Patterson, de Jim Jarmusch (Selecção oficial - Palm Dog)
The Neon Demon, de Nicolas Winding Refn (Selecção oficial) - 18 de Agosto
Ma loute, de Bruno Dumont (Selecção oficial)
Bacalaureat, de Cristian Mungiu (Selecção oficial - Melhor Realizador)
Gimme Danger, de Jim Jarmusch (Fora de competição) - 14 de Julho
After the Storm, de Hirokazu Koreeda (Un Certain Regard)
Sieranevada, de Cristi Piui (Selecção oficial)
La forêt de Quinconces, de Grégoire Leprince-Ringuet (Sessão especial)
PRIS Audiovisuais
Julieta, de Pedro Almodóvar (Selecção oficial) - 15 de Setembro
Captain Fantastic, de Matt Ross (Un Certain Regard - Prémio Un Certain Regard) - 8 de Setembro
NOS Audiovisuais
The BFG, de Steven Spielberg (Fora de competição) - 7 de Julho
The Nice Guys, de Shane Black (Fora de competição) - 25 de Maio
Café Society, de Woody Allen (Fora de competição - Filme de abertura) - 20 de Outubro
Blood Father, de Jean-François Richet (Midnight Screening) - 8 de Setembro
Hands of Stone, de Jonathan Jakubowicz (Sessão especial) - 6 de Outubro
Loving, de Jeff Nichols (Selecção oficial)
La danseuse, de Stéphanie Di Giusto (Un Certain Regard)
Hell or High Water, de David Mackenzie (Un Certain Regard) - 10 de Novembro
Big Picture Films
Money Monster, de Jodie Foster (Fora de competição) - 12 de Maio
Midas Filmes
Aquarius, de Kleber Mendonça Filho (Selecção oficial) - 12 de Janeiro de 2017
Elle, de Paul Verhoven (Selecção oficial) - 8 de Dezembro
I, Daniel Blake; de Ken Loach (Selecção oficial - Palma d'Ouro) - 24 de Novembro
Cinema Novo, de Eryk Rocha (L'Œil d'or - Melhor Documentário)
Uma Viagem Pelo Cinema Francês com Bertrand Tavernier (Voyage à travers le cinéma français), de Bertrand Tavernier (Golden Eye) - 9 de Fevereiro de 2017
Outsider Films
Mal de pierres, de Nicole Garcia (Selecção oficial)
O Som e a Fúria
Toni Erdmann, de Maren Ade (Selecção oficial - Prémio FIPRESCI)
Films4You
Green Room, de Jeremy Saulnier (Quinzena dos Realizadores) - 6 de Outubro
segunda-feira, 18 de abril de 2016
55.ª edição da Semana da Crítica com dois filmes portugueses
A 55.ª edição da Semana da Crítica, evento paralelo ao Festival de Cannes, conta com a presença de dois filmes portugueses. Ascensão, de Pedro Peralta e Campo de Víboras, de Cristèle Alves Meira, competem na secção de curtas-metragens, ao lado de candidatos de países como Brasil, Filipinas, Indonésia ou Hungria. Ambos os filmes terão antestreia mundial no IndieLisboa 2016.
A Semana da Crítica decorre de 12 a 20 de Maio.
Longa-metragem
A Yellow Bird, de K. Rajagopal
Albüm, de Mehmet Can Mertoğlu
Diamond Island, de Davy Chou
Grave (Raw), de Julia Ducournau
Mimosas, de Oliver Laxe
One Week and a Day, de Asaph Polonsky
Tramontane, de Vatche Boulghourjian
Sessões especiais
Victoria, de Justine Triet (Noite de Abertura)
Apnée, de Jean-Christophe Murisse
I tempi felici verranno presto, de Alessandro Comodin
Curtas-metragens
Arnie, de Rina B. Tsou,
Ascensão, de Pedro Peralta
Campo de Víboras, de Cristèle Alves Meira
L'Enfance d'Un Chef, de Antoine de Bary
Le Soldat Vierge, de Erwan Le Duc
Limbo, de Kostantina Kotzamani
O Delírio é a redenção dos aflitos, de Fellipe Fernandes
Oh What a Wonderful Feeling, de François Jaros
Prenjak, de Wregas Bhanuteja
Superbia, de Luca Tóth
Sessões especiais
Los Pasos del Agua, de César Augusto Acevedo
Myomano Shel Tzalam Hatonot, de Nadav Lapid
Noite de encerramento
Bonne Figure, de Sandrine Kiberlain
En Moi, de Laetitia Casta
Kitty, de Chloë Sevigny
domingo, 17 de abril de 2016
Netflix renova "F is for Family" para uma segunda temporada
O site de streaming Netflix anunciou a renovação de F is for Family para uma segunda temporada. A série de animação segue a família Murphy, durante a década de 1970.
Enquanto que a primeira temporada teve apenas seis episódios, o Netflix encomendou dez episódios para a produção da segunda temporada, que estreará apenas em 2017.
sábado, 16 de abril de 2016
Poster e trailers de "The Neon Demon"
O filme de terror segue uma aspirante a modelo (Elle Fanning) que se muda para Los Angeles, cuja juventude e vitalidade são devoradas por um grupo de mulheres obcecadas por beleza. Ao elenco juntam-se ainda Keanu Reeves (The Matrix), Jena Malone (Sucker Punch), Christina Hendricks (Mad Men) e Bella Heathcote (Dark Shadows).
The Neon Demon é candidato à Palma d'Ouro no Festival de Cannes 2016.
sexta-feira, 15 de abril de 2016
quinta-feira, 14 de abril de 2016
Dardenne, Almodóvar e Jarmusch no Festival de Cannes 2016
Foram revelados os nomes que integrarão a selecção oficial do Festival de Cannes 2016. Além de Café Society, de Woody Allen como filme de abertura e a já conhecida presença de Money Monster, de Jodie Foster, fora de competição, são de grande prestígio os nomes que integram os vinte que competirão pela Palma de Ouro. Pedro Almodóvar (apesar do escândalo dos Panama Papers), Andrea Arnold, Olivier Assayas, Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne (já com dois galardões máximos), Xavier Dolan, Jim Jarmusch, Cristian Mungiu (vencedor de uma Palma d'Ouro), Ken Loach (também com uma), Nicolas Winding Refn e até o brasileiro Kleber Mendonça Filho fazem parte dos seleccionados.
Fora de competição, Steven Spielberg apresentará também o seu novo The BFG, enquanto que Koreeda Hirokazu e o seu After the Storm ficar-se-á pela secção Un Certain Regard.
Competição
Filme de abertura
Café Society, de Woody Allen (fora de competição)
Toni Erdmann, de Maren Ade
Julieta, de Pedro Almodóvar
American Honey, de Andrea Arnold
Personal Shopper, de Olivier Assayas
La Fille Inconnue, de Jean-Pierre Dardenne & Luc Dardenne
Juste La Fin du Monde, de Xavier Dolan
Ma Loute, de Bruno Dumont
Paterson, de Jim Jarmusch
Rester Vertical, de Alain Guiraudie
Aquarius, de Kleber Mendonça Filho
Mal de Pierres, de Nicole Garcia
I, Daniel Blake, de Ken Loach
Ma' Rosa, de Brillante Mendoza
Bacalaureat, de Cristian Mungiu
Loving, de Jeff Nichols
Agassi, de Park Chan-Wook
The Last Face, de Sean Penn
Sieranevada, de Cristi Puiu
Elle, de Paul Verhoeven)
The Neon Demon, de Nicolas Winding-Refn
Un Certain Regard
Varoonegi, de Behnam Behzadi
Apprentice, de Boo Junfeng
Voir du Pays, de Delphine Coulin & Muriel Coulin
La Danseuse, de Stéphanie Di Giusto
Eshtebak, de Mohamed Diab
La Tortue Rogue, de Michael Dudok De Wit
Fuchi Ni Tatsu, de Fukada Kôji
Omor Shakhsiya, de Maha Haj
Me'ever Laharim Vehagvaot, de Eran Kolirin
After the Storm, de Kore-eda Hirokazu
Hymyilevä Mies, de Juho Kuosmanen
La Larga Noche de Francisco Sanctis, de Francisco Márquez & Andrea Testa
Caini, de Bogdan Mirica
Pericle Il Nero, de Stefano Mordini
The Transfiguration, de Michael O'Shea
Captain Fantastic, de Matt Ross
Uchenik, de Kirill Serebrennikov
Fora de competição
The BFG, de Steven Spielberg
Goksung, de Na Hong-Jin
Money Monster, de Jodie Foster
The Nice Guys, de Shane Black
Sessões especiais
L'Ultima Spiaggia, de Thanos Anastopoulos & Davide Del Degan
Hissein Habré, Une Tragédie Tchadienne; de Mahamat-Saleh Haroun
La Mort de Louis XIV, de Albert Serra
Le Cancre, de Paul Vecchiali
Exil, de Rithy Panh
Midnight Screenings
Gimme Danger, de Jim Jarmusch
Bu-San-Haeng, de Yeon Sang-Ho
Subscrever:
Mensagens (Atom)