quinta-feira, 28 de abril de 2016

Estreias 28 Abril'16: Rak ti Khon Kaen, La loi du marché, Everybody Wants Some, Balada de um Batráquio, The Prophet, Captain America: Civil War, Mother's Day, Minuscule - La vallée des fourmis perdues, Term Life

Dia 28 de Abril pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

  Cemitério do Esplendor (Rak ti Khon Kaen)
Ano: 2015
Numa pequena aldeia da Tailândia, vários soldados são vítimas de uma estranha doença do sono. Uma escola primária abandonada converte-se então numa espécie de enfermaria, onde recebem os cuidados necessários para se manterem vivos. Os médicos tentam encontrar forma de os despertar, incluindo a terapia de luz colorida, para aliviar os seus sonhos agitados. Jenjira, uma das voluntárias que ali trabalham, sente um especial carinho por Itt, um jovem soldado que nunca recebe visitas. Ela torna-se amiga de Keng, uma médium que usa os seus poderes para fazer de "ponte" entre os familiares desesperados e os espíritos dos soldados adormecidos. Um dia, Jenjira tem um estranho encontro com duas mulheres que lhe dizem que a escola está situada em cima de um cemitério de antigos reis que usam a força dos jovens nas suas guerras… Apresentado na secção Un Certain Regard do Festival de Cinema de Cannes, "Cemitério do Esplendor" conta com a realização do aclamado realizador Apichatpong Weerasethakul ("Febre Tropical", "O Tio Boonmee…", "Mekong Hotel").

Outras sugestões:

A Lei do Mercado (La loi du marché)

Ano: 2015
Género: Drama
Elenco:  , ,
Thierry, de 51 anos, está desempregado há já quase dois anos. Depois de muitos meses de angústia em que procurou, incessantemente, um meio de sustentar a mulher e filho, quase perde a esperança no futuro. Um dia vê-se, finalmente, seleccionado para a função de segurança de um supermercado. Apesar do magro ordenado que lhe é oferecido, torna-se finalmente capaz de cobrir as necessidades básicas da sua família. Tudo corre bem até ao momento em que lhe é proposto algo inesperado: espiar as colegas das caixas para as poderem despedir. Isto fá-lo sentir-se em conflito com o que considera moralmente aceitável. Agora, Thierry tem de escolher uma de duas hipóteses: compactuar com a entidade patronal ou voltar para a precariedade que quase o levou ao desespero… Com argumento e realização de Stéphane Brizé ("Entre Adultes", "Mademoiselle Chambon", "Quelques Heures de Printemps"), um filme dramático sobre o mercado de trabalho e a influência da actual crise na vida do cidadão comum. O elenco conta com a participação de Vincent Lindon (que, com este filme arrecadou o Prémio de Melhor Actor no Festival de Cinema de Cannes e o César na mesma categoria), Karine de Mirbeck e Matthieu Schaller, entre outros.


Todos Querem O Mesmo (Everybody Wants Some)

Ano: 2016
Realização: 
Argumento:
Género: Comédia
Elenco:  , ,
Ambientado na década de 1980, "Todos Querem o Mesmo" narra as aventuras e desventuras de um grupo de rapazes que se prepara para o início das aulas numa pequena universidade do Texas (EUA). Jake, caloiro, é a mais recente aquisição da equipa de basebol. Para provar que merece o lugar, vai ter de conquistar a amizade e o respeito dos veteranos. Com isso em vista, deixa-se arrastar pelas festas e enredar pelas constantes quezílias que inevitavelmente acontecem na residência universitária onde passa a morar com os novos companheiros. Durante este processo de aprendizagem e autoconhecimento, Jake conhece Beverly, uma jovem de uma outra residência, por quem se apaixona… Com assinatura do multipremiado realizador Richard Linklater ("Antes do Amanhecer", "Antes do Anoitecer" e "Antes da Meia-Noite", "Boyhood"), esta é a "sequela espiritual" do filme de culto "Juventude Inconsciente" (1993) – também da autoria de Linklater – que se focava no último dia de escola de uma turma do secundário, em 1976.
Balada de um Batráquio (Balada de um Batráquio)

Ano: 2016
Realização:
Argumento: Leonor Teles
Género: Documentário
"Balada de um Batráquio", de Leonor Teles, foi a curta vencedora do Urso de Ouro na edição de 2016 do Festival de Cinema de Berlim. Neste pequeno filme de 11 minutos, a realizadora explora as crenças, os mal-entendidos e a xenofobia para com as pessoas de etnia cigana, a propósito da superstição de colocar sapos de loiça à porta das lojas e casas, de modo a impedir sua entrada. Filha de pai cigano – apesar de não ter crescido no seio de uma comunidade –, a realizadora tem um especial interesse pelo tema, implicando-se ela própria na história e concretizando a ideia de "partir os sapos", entendida como o quebrar de um tabu, à volta da qual foi construído o filme. Esta curta é exibida em complemento do filme Todos Querem o Mesmo.

O Profeta  (The Prophet)
Ano: 2014
Género: Animação
Tido como rebelde pelo poder governativo, o pintor e poeta Mustafa encontra-se a cumprir prisão domiciliária. Durante todo o tempo de clausura, fica amigo de Kamila, a empregada doméstica, e de Almitra, a filha desta. Com apenas oito anos, a pequena Almitra é uma criança extraordinariamente inteligente e cheia de vida. Com ela, Mustafa vai partilhar os seus pensamentos mais profundos, numa reflexão sobre a condição humana, o amor, a amizade, a vida, a morte, o Bem e o Mal. Com produção da actriz Salma Hayek, que também dá voz a uma das personagens, "O Profeta" é um filme de animação que adapta a obra com o mesmo nome, escrita em 1923 pelo ensaísta, filósofo, poeta e pintor de origem libanesa Gibran Khalil (1883-1931). Sendo uma produção colectiva, conta com a assinatura de Roger Allers, Paul e Gaëtan Brizzi, Joan C. Gratz, Mohammed Saeed Harib, Tomm Moore, Nina Paley, Bill Plympton, Joann Sfar e Michal Socha. Para além da voz de Hayek, a versão original inclui as vozes de Liam Neeson, Quvenzhané Wallis, Alfred Molina, John Krasinski e Frank Langella.

Capitão América: Guerra Civil (Captain America: Civil War)
Ano: 2016
Género: Acção, Aventura
Elenco: , ,
Devido a uma série de missões que originaram danos colaterais considerados evitáveis, o Governo norte-americano decide que a equipa de Vingadores precisa de supervisão adequada. É então criado um sistema de registo dos super-heróis, cujo trabalho terá de ser sempre controlado por um membro governamental autorizado. A partir de agora apenas poderão agir se forem formalmente solicitados. Esta nova posição vai gerar conflitos internos na equipa, cujas opiniões se dividem. De um lado está o Capitão América, que se rebela por considerar a liberdade dos Vingadores essencial para o perfeito funcionamento das suas missões; do outro está o Homem de Ferro que, contra todas as expectativas, aprova a decisão. Entre eles surge uma tensão difícil de controlar que porá em causa não apenas a amizade e união de todos, mas também a segurança da Humanidade. Realizado por Anthony e Joe Russo (a dupla responsável por "Capitão América: O Soldado do Inverno"), segundo um argumento de Christopher Markus e Stephen McFeely, um filme de acção e aventura baseado na popular série de banda desenhada da Marvel, criada por Joe Simon e Jack Kirby e publicada pela primeira vez em 1941. O elenco de luxo conta com Chris Evans, Robert Downey Jr., Scarlett Johansson, Sebastian Stan, Anthony Mackie, Elizabeth Olsen, Paul Bettany, Jeremy Renner, Paul Rudd e Tom Holland, entre muitos outros.

Um Dia de Mãe (Mother's Day)
Ano: 2016
Com o aproximar da celebração de mais um dia da mãe, várias mulheres vão ter de reflectir sobre o peso da maternidade. Sandy é a mãe solteira de dois rapazes que luta por se manter de pé e que ainda não superou o facto de ter sido trocada por uma mulher mais jovem; Miranda é uma escritora famosa que hoje se arrepende de ter dado a sua filha Kristin para adopção; Kristin – hoje uma mulher prestes a constituir a sua própria família –, decide que é chegado o momento de reencontrar a progenitora e fazer as pazes com o passado; Jesse, a melhor amiga de Kristin, ao perceber as suas angústias, dá-se conta do quão distante se sente da sua própria mãe e o quanto deseja fortalecer os laços. Estas mulheres, de personalidades distintas, vão ver os seus destinos cruzarem-se de um modo totalmente inesperado… Com realização de Garry Marshall ("Regras para Ser Feliz", "Dia dos Namorados", "Ano Novo, Vida Nova!"), uma comédia romântica sobre as alegrias e tristezas inerentes à condição de mãe nas suas várias fases e perspectivas. O elenco conta com Jennifer Aniston, Kate Hudson, Julia Roberts, Jason Sudeikis, Timothy Olyphant, Margo Martindale, Shay Mitchell e Jon Lovitz.

Minúsculos - O Vale das Formigas (Minuscule - La vallée des fourmis perdues)
Ano: 2013
Género: Animação
Tudo estava em plena harmonia numa linda clareira na floresta. Alguém tinha feito um piquenique e as migalhas ali deixadas antecipavam um belo festim para as formigas da zona. Mas a descoberta de uma caixa cheia de açúcar faz estalar a guerra entre dois grupos de formigas inimigas: as negras e as vermelhas. O que nenhuma delas sabe é que dentro dessa caixa se encontra uma pequena joaninha, que se perdeu da família ao fugir de um bando de moscas que a perseguiam, acabando por se ferir na asa e cair. A joaninha, vendo-se no meio do fogo cruzado entre inimigas mortais, torna-se aliada da simpática Mandíbulas e da sua família de formigas negras. Apesar da sua figura frágil, o seu papel será fundamental na luta pelo direito à caixa de açúcar… Um filme de animação para toda a família, escrito e realizado por Hélène Giraud e Thomas Szabo.

Tempo Limite (Term Life)
Ano: 2016
Realização:
Argumento:
Género: Drama
Elenco: , ,
Nick Barrow ganha dinheiro com um negócio muito peculiar: projectos de assaltos (quase) infalíveis. Elabora o plano do crime e vende a ideia a quem o quiser concretizar. Quando o filho de um poderoso líder de um cartel de drogas é assassinado durante um assalto mal-sucedido devido a uma falha sua, ele vê a sua vida por um fio. Com os criminosos e as autoridades em sua perseguição, e a ver as hipóteses de sair dali com vida cada vez menores, Nick resolve fazer um seguro de vida multimilionário que deixe a sua filha adolescente salvaguardada para o resto da vida. Porém, o período de carência do seguro é de 21 dias, e manter-se vivo durante todo esse tempo parece um plano quase impossível de concretizar… Com realização de Peter Billingsley ("Terapia para Casais"), uma comédia de acção que se baseia na novela gráfica com o mesmo nome criada por Nick Thornborrow. Vince Vaughn, Jon Favreau, Terrence Howard, Hailee Steinfeld, Jonathan Banks, Bill Paxton e Mike Epps dão vida às personagens.
Sinopses: Cinecartaz Público

2 comentários:

  1. Um Dia de Mãe: 5*

    "Um Dia de Mãe" não era um filme que me chamasse a atenção, mas "Mother's Day" ganha por ter um enredo bastante coeso e o seu argumento é sem dúvida um dos seus trunfos.

    Cumprimentos, Frederico Daniel.

    ResponderEliminar