Dia 30 de Junho pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:
Destaques:
Uma prostituta transgénero de Los Angeles (EUA) volta à liberdade depois de quase um mês na prisão. Acidentalmente, a sua melhor amiga conta-lhe que o namorado e proxeneta que ela deixou para trás anda a traí-la com uma mulher cisgénero (cuja expressão de género corresponde ao sexo que lhe foi atribuído à nascença). E parte à procura de ambos. É esta a história da comédia de Sean Baker, realizador que no passado co-criou para televisão a personagem Greg the Bunny, um fantoche de mão, e assinou filmes como Starlet. Rodou Tangerine exclusivamente com três iPhones. Kitana Kiki Rodriguez e Mya Taylor, as protagonistas, foram alvo de uma campanha para serem as primeiras mulheres abertamente transgénero a serem nomeadas para Óscares das categorias de representação, mas o filme ficou-se pelas nomeações e prémios noutras cerimónias e festivais como os Independent Spirit Awards.
Outras sugestões:
Estado Livre de Jones (Free State of Jones)
Ano: 2016
Género: Drama, Acção
Elenco: Matthew McConaughey, Gugu Mbatha-Raw, Mahershala Ali
Elenco: Matthew McConaughey, Gugu Mbatha-Raw, Mahershala Ali
Newton Knight, um camponês pobre que nos anos 1860, em plena Guerra Civil Americana, liderou uma companhia que se revoltou contra o exército confederado, pelo qual antes lutava. Segundo a lenda, Knight tentou formar o seu próprio Estado, uma comunidade mestiça, e separar o condado de Jones do resto do Mississípi. Este filme realizado por Gary Ross, que assinou o primeiro Os Jogos da Fome e Pleasantville - A Viagem ao Passado, além dos guiões de Big ou Dave, Presidente por Um Dia, baseia-se nessa história. Com Matthew McConaughey como Knight, o filme conta também com a britânica Gugu Mbatha-Raw no papel da esposa ex-escrava do militar. O elenco inclui ainda Keri Russell, Mahershala Ali e Brad Carter. Não é a primeira vez que esta história chega ao grande ecrã: Tap Roots, realizado por George Marshall em 1948, já tinha pegado nela.
Realização: Petra Costa,
Lea Glob
Argumento: Petra Costa, Lea Glob
Género: Drama, Documentário
Elenco: Olivia Corsini, Serge Nicolai, Pancho Garcia Aguirre
Argumento: Petra Costa, Lea Glob
Género: Drama, Documentário
Elenco: Olivia Corsini, Serge Nicolai, Pancho Garcia Aguirre
Entre a ficção e o documentário, esta obra de Petra Costa e Léa Glob é uma co-produção dinamarquesa, brasileira, portuguesa, francesa e sueca que se foca em Olivia Corsini, uma actriz do Thêatre du Soleil, em Paris (França), que se prepara para fazer de Arkadina na peça A Gaivota, de Tchekhov, num palco em Nova Iorque (EUA). Só que Olivia e o namorado, o colega Serge Nicolai, percebem que ela está grávida e isso complica todo o trabalho na peça, já que não convém que a protagonista tenha uma barriga grande. A própria gravidez não é, aliás, encarada de forma completamente pacífica... A ideia do filme é fazer uma viagem pela mente da actriz. Segmentos encenados misturam-se com o registo documental, não dando certezas ao espectador sobre se o que está a ver é ou não verdadeiro, e esbatendo as fronteiras entre a realidade e a representação. A produção executiva é do actor norte-americano Tim Robbins.
Realização: Lars Kraume
Argumento: Lars Kraume, Olivier Guez
Género: Drama
Elenco: Rüdiger Klink, Burghart Klaußner, Andrej Kaminsky
Argumento: Lars Kraume, Olivier Guez
Género: Drama
Elenco: Rüdiger Klink, Burghart Klaußner, Andrej Kaminsky
No final dos anos 1950, Fritz Bauer foi o juiz e advogado que conseguiu levar antigos nazis como Adolf Eichmann à justiça, tendo ajudado na captura e tratado do julgamento e condenação de um dos principais arquitectos do Holocausto, que estava na altura a viver na Argentina. Este thriller de Lars Kraume, que venceu o Prémio do Público no Festival de Locarno, foca-se nessa demanda por levar Eichmann a julgamento em Israel. Isto além das adversidades por que Bauer, que aqui é interpretado por Burghart Klaußner (de Adeus, Lenine!, O Laço Branco e Comboio Nocturno para Lisboa), passou numa Alemanha ainda não completamente livre da mentalidade nazi, em que ainda havia muitos simpatizantes dessa ideologia até em cargos públicos. E, por ter recorrido a alianças com a Mossad para conseguir levar o tenente-coronel à justiça, acabou por ser visto por muitos como um traidor à pátria.
Ano: 2015
Vencedor de dois Césares, este filme da também actriz Emmanuelle Bercot passa-se num centro de reabilitação juvenil. Gira à volta de uma juíza e de um educador que tentam a todo custo ajudar um adolescente que está em conflito com tudo e todos, incluindo ele próprio, desde os seis anos. Isto mesmo que ele não queira ser salvo por eles. Bercot, cujo tio trabalhou em centros destes e passou por histórias muito parecidas, incluiu no elenco nomes como Catherine Deneuve ou Sara Forestier, além do estreante Rod Paradot e Benoît Magimel, conhecido por filmes como Pequenas Mentiras Entre Amigos, tendo sido ambos galardoados com Césares. Foi o filme que abriu o Festival de Cannes em 2015, naquela que foi a segunda vez desde 1987 que tal aconteceu com um filme realizado por uma mulher.
Ano: 2015
No mundo de "Iguais", uma distopia num futuro não muito distante, as pessoas vivem saudáveis, quase sem doenças, mas também sem qualquer tipo de emoção humana. Nem sequer compaixão. O filme de Drake Doremus, que em 2013 assinou "Um Novo Fôlego", foca-se em dois jovens que, infectados por uma doença, são uma excepção à regra e, sempre a esconderem daqueles que os rodeiam o facto de terem emoções, acabam por se apaixonar. Tudo se complica quando aparece uma cura, mas o amor entre os dois é ajudado por outras pessoas a sofrer da mesma condição clínica. Com Kristen Stewart, da saga "Crepúsculo", e Nicholas Hoult, de "Mad Max: Estrada da Fúria" e "X-Men", é um drama romântico de ficção científica produzido por Ridley Scott, o realizador de "Alien" e "Blade Runner", que tem bastante experiência nestes campos. O elenco inclui também os australianos Guy Pearce e Jacki Weaver.
Ano: 2015
Realização: Rawson Marshall Thurber
Argumento: Ike Barinholtz, David Stassen, Rawson Marshall Thurber
Argumento: Ike Barinholtz, David Stassen, Rawson Marshall Thurber
De Rawson Marshall Thurber, o mesmo realizador de "Trip de Família" e "Uma Questão de... Bolas", esta comédia de acção centra-se em dois amigos de liceu que voltam a encontrar-se anos depois. O primeiro, interpretado por Dwayne "The Rock" Johnson, é Robbie Weirdicht, que era gozado na escola por excesso de peso e, com uma envergadura física muito diferente daquela que tinha na altura, se tornou agente da CIA. O segundo, Calvin Joyner, a quem é dada vida pelo cómico Kevin Hart, é hoje contabilista e era, dos tempos de liceu, dos poucos amigos de Weirdicht. O primeiro transforma o segundo num operativo da agência secreta... O elenco inclui também Aaron Paul, da série "Ruptura Total", e Amy Ryan, que em 2007 foi nomeada para um Óscar de Melhor Actriz pelo papel em "Vista pela Última Vez"..., bem como cameos de actores como Jason Bateman ou Melissa McCarthy.
Ano: 2016
Whit Stillman, que nos anos 1990, registou, em filmes como Metropolitan, Barcelona e "Last Days of Disco", episódios da vida da jovem alta burguesia urbana nova-iorquina (e não só), está de volta para se atirar a uma adaptação de um romance epistolar pouco conhecido de Jane Austen – à qual o trabalho de Stillman muito deve –, Lady Susan. Paralelamente, também lançou uma versão em romance do filme. Isto depois de ter regressado após uma ausência de 13 anos em 2011 com Damsels in Distress, que não teve estreia comercial em Portugal. PUB Passado nos anos 1790, "Amor e Amizade" – o nome vem de outro livro de Austen – centra-se na pouco virtuosa e muito interesseira e egoísta viúva Lady Susan Vernon (Kate Beckinsale), que, para fugir aos rumores que andam a ser espalhados sobre a sua vida privada, vai passar uns tempos na propriedade dos sogros. Lá, procura marido para ela e para a filha. Uma comédia que conta também com Chloë Sevigny (que, a par de Beckinsale, tinha sido uma das protagonistas de Last Days of Disco), Xavier Samuel, Stephen Fry, Emma Greenwell, Tom Bennett, James Fleet e Jemma Redgrave no elenco.
Ano: 2016
Um agricultor argelino que dedicou a vida a cuidar de Jacqueline, a sua vaca, tem como sonho ir ao Salão Internacional de Agricultura, em Paris (França). Um dia, recebe finalmente o convite e põe-se a caminho, por barco até Marselha e – por ter gasto todo o dinheiro que tinha na viagem – a pé a partir daí, sempre com a vaca ao lado, a cruzar-se com todo o tipo de pessoas da urbanidade francesa que, escusado será dizer, estranham a situação toda. A meio, é descoberto pela imprensa e aparece na televisão, tornando-se um fenómeno junto do público. Eis a premissa desta comédia co-escrita pelos franco-argelinos Mohamed Hamidi, que realizou o filme, e Fatsah Bouyahmed, que o protagonizou. Actores como Lambert Wilson, da trilogia Matrix, e Jamel Debbouze, de O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, também aparecem por aqui, além de haver cameos de figuras conhecidas, entre apresentadores e jornalistas, da televisão francesa como Anne-Sophie Lapix, Cyril Hanouna ou Élise Lucet. Os produtores são os mesmos do sucesso de 2011 Amigos Improváveis, pelo que é expectável o mesmo tom de comédia com muito sentimento.
Ano: 2016
Depois de vários anos de namoro, os espanhóis Eva e Alex estão decididos a oficializar a sua relação. Para que tudo seja perfeito, combinam a cerimónia numa pequena povoação de Inglaterra, o lugar onde se viram pela primeira vez e se apaixonaram irremediavelmente. Tudo parece correr bem com os preparativos para a festa e todos se sentem felizes com o aproximar da data. Mas quando os controladores de tráfego aéreo decidem fazer greve, impedindo que o noivo e os seus convidados se encontrem com a noiva e o resto da família, Eva e Alex entram numa espiral de aborrecimentos que quase os faz querer partir para o divórcio… antes mesmo de se casarem. Assim, o que à primeira vista parecia saído de um filme romântico depressa se transforma numa espécie de “thriller” psicológico... Uma comédia de costumes que conta com realização de Maria Ripoll (“Ironia do Destino”, “Utopía”) segundo um argumento de Jorge Lara e Francisco Roncal. O elenco conta com a participação de María Valverde, Clara Lago, Dani Rovira e Alicia Rubio, entre outros.
Sinopses: Cinecartaz Público
Iguais: 3*
ResponderEliminarUma história interessante e uma boa direção de fotografia é o que este filme me ofereceu, vejam.
Cumprimentos, Frederico Daniel