segunda-feira, 26 de abril de 2010

Vencedores do passatempo "The Answer Man - Eu e Deus"



A resposta correcta à pergunta «Lauren Graham foi protagonista de uma série televisiva durante 7 temporadas. Qual o seu nome?» era obviamente Gilmore Girls. Quem acertou correctamente a primeira resposta e deu as respostas mais criativas e originais à segunda questão, ganhando assim um convite duplo para a antestreia de The Answer Man - Eu e Deus, amanhã foram:

Dia 27 de Abril (Terça-feira) - Lisboa | UCI El Corte Inglés às 21h30

Anabela Alves Chaves
Juliana Sofia Santos Caçoilo
Felipe Sanchez
Daisy Karina Ramos Gouveia
Pedro Filipe dos Santos
Ana Sofia Ribeiro Correia
Bruno Filipe Agapito Santos
Joana Filipa Sousa Santos
Mafalda Carvalho
José Pedro Lourenço Martins

Dia 27 de Abril (Terça-feira) - V. N. Gaia| UCI ARRÁBIDA SHOPPING às 21h30

Liliana Raquel B. Amorim
Nuno Miguel de Oliveira Costa
Bernardete Angela Costa Amaral
Ana Rita Bessa
Ana Pinto Lopes
Ana Rita Nunes Claro
Luciana de Jesus Venâncio Correia
Patrícia Armanda Moreira Martins
Rafaela Peixoto
Bruno Fernandes

Parabéns! Foram os vencedores de um convite duplo para a antestreia do filme The Answer Man - Eu e Deus. Recordamos que devem fazer-se acompanhar do vosso bilhete de identidade, de forma a poderem levantar o convite. Agradecemos que qualquer desistência seja comunicada para o email splitscreen.passatempos@gmail.com até ao final da manhã de dia 27 de Abril.

Facebook Like e Recomendações no blogue

Com o lançamento dos plugins sociais do Facebook, abriram-se novas possibilidades de interacção entre a web e esta rede social, que o Split Screen decidiu integrar de forma a oferecer maior interactividade entre o blogue e os seus leitores.


Agora já é possível fazer "Like" dos artigos directamente no Split Screen. No final de cada artigo, poderão encontrar um botão social que permite partilhar com os amigos do Facebook uma pequena notícia de 1 linha, informando-os que gostaram do artigo. O botão mostra o número total de pessoas que carregaram em "like", assim como miniaturas da foto de perfil de outros amigos que tenham feito o mesmo.


Outra nova funcionalidade social são os nossos Artigos Recomendados. Na barra lateral do blogue, poderão agora encontrar ligações personalizadas para artigos e páginas do Split Screen, com base na actividade social dos amigos. São assim mostrados os artigos que os amigos tenham partilhado no Facebook ou carregado no botão "Like" acima referido, assim como o número total de pessoas que interagiram com esse artigo na rede social.


Salientamos ainda que nenhuma destas funcionalidades interfere com as definições de privacidade de cada utilizador e o Split Screen não tem qualquer tipo de acesso aos dados dos leitores. É apenas possível ver nesta página a actividade de amigos cujas definições de privacidade no Facebook autorizem.

Com estas funcionalidades, pretendemos aproximar e promover a interacção entre o blog e a sua comunidade de leitores, pelo que esperamos que "gostem"!

Novo trailer de The Last Airbender, que será convertido para 3D

The Last Airbender, de M. Night Shyamalan, ganhou um novo trailer mais completo, com maior destaque para as personagens e cenas de acção:



Mas a novidade surge na confirmação que The Last Airbender, já totalmente filmado, será convertido para 3D, processo que descredibilizou ainda mais Clash of the Titans (2010). No mesmo dia em que esta notícia surgiu, também a Sony informou que a estreia de The Green Hornet (2010) seria adiada para convertê-lo a esta tecnologia.

Contudo, a estreia de The Last Airbender não será adiada. Segundo a Variety, a empresa Stereo D e a Paramount Pictures estavam a trabalhar na conversão do filme há mais de um ano. Há três meses atrás, Shyamalan aprovou que o filme fosse totalmente convertido em 3D. O supervisor de efeitos especiais, Pablo Hellman, mencionou que a diferença entre esta conversão e a de Clash of the Titans tem que ver com o estilo de filmagem. M. Night Shyamalan usa takes longos e não os cortes rápidos de Louis Leterrier, o que se adequa muito bem à tridimensionalidade.

The Last Airbender estreia em Portugal a 12 de Agosto.

domingo, 25 de abril de 2010

Trailer de John Rabe



John Rabe, longa-metragem alemã, escrito e realizada por Florian Gallenberger (vencedor do Óscar pela Melhor Curta-Metragem em 2001), acabou de ganhar um trailer internacional:



Este filme é a verdadeira história do gerente da fábrica da Siemens da cidade chinesa de Nanjing, o alemão John Rabe, que salvou mais de 200.000 pessoas do massacre pelas tropas japonesas em 1937. No elenco surgem os nomes de Ulrich Tukur (The White Ribbon), Daniel Brühl (Inglourious Basterds), Steve Buscemi (Ghost World) e Anne Consigny (Le scaphandre et le papillon).

John Rabe estreia a 27 de Maio em Portugal, com o apoio do Split Screen e da Ecofilmes.

Novo trailer de "The Twilight Saga: Eclipse"

A Summit Entertainment lançou o segundo trailer oficial de The Twilight Saga: Eclipse.



The Twilight Saga: Eclipse estreia em Portugal a 30 de Junho, com realização de David Slade (Hard Candy).

Split Screen Scenes (XI)


The Chelsea Girls (1966), de Paul Morissey e Andy Warhol
Sugerido por Mafalda Carvalho

Kick-Ass - O Novo Super-Herói, por Carlos Antunes


Título original: Kick-Ass
Realização: Matthew Vaughn
Argumento:
Matthew Vaughn e Jane Goldman
Elenco: Aaron Johnson, Christopher Mintz-Plasse, Chloe Moretz e Nicolas Cage

Kick-Ass começa por trazer os super-heróis ao nível realístico da ilusão inocente ou da meticulosa obsessão.
A sua reflexão parece pretender desconstruir as normas que durante décadas regem os super-heróis, banalizando as principais ideias de como estes surgem e da razão porque actuam.


Fá-lo, no entanto, sem deixar de se querer inscrever no universo reconhecível desses mesmo super-heróis, querendo radicalizar o discurso sobre os limites da conjugação , mas levando a forma a ultrapassar esses mesmo limites.
Não é uma desonestidade, é apenas uma limitação de quem não pode fugir - nem ofender - àqueles que seguem e pagam este tipo de produções.
Kick-Ass sofre a quebra de quem até pode ter algumas ideias sobre como o universo dos comics tem de ser enfrentado para se actualizar e superar como forma de arte, mas não tem coragem ou capacidade para o fazer ele próprio, arriscando assim tornar-se um objecto incompreendido.
Kick-Ass não parte do interior do universo de super-heróis para expandir os seus limites, antes tenta tocar essa quebra das normas não se deslocando um milímetro de uma zona segura de concretização.
O mesmo problema que já tinha Wanted, não por acaso do mesmo criador de Kick-Ass, Mark Millar.


O humor inicial de Kick-Ass, capaz de tornar um tiro à queima-roupa de um pai à própria filha num momento de ternura, tem a capacidade de nos colocar na disposição de seguir estes personagens desfasados da realidade por vontade própria.
O herói tosco que leu BD a vida toda e que acha que com o uniforme se transforma no que nunca foi e o pai que treinou a filha de 11 anos como (provavelmente) a melhor lutadora existente.
O grau de violência tem um traço de realismo burlesco, mais exagerado por ser cometido por uma miúda de peruca roxa contra criminosos da pior espécie.
Só lá mais para a frente é que o exagero da resolução da luta a tiro de bazuca deita abaixo muito do esforço inicial e põe em evidência que estes heróis são tão típicos como os outros, com a mesma história de vingança e a mesma predisposição para a sequela.


A viagem é, sem dúvida, repleta de adrenalina, mas insuficiente para quem queria o filme adulto que, dentro do mesmo género, The Dark Knight é, de um pessimismo e desprezo evidente pela realidade e pelo escapismo que deveria proporcionar, sem por isso garantir a atração do público.
Kick-Ass não tem a bitola ao nível primário de muitos filmes adolescentes - como acaba por se ver também através da classificação restritiva com que ficou - mas acaba em termos de estilo no mesmo ponto que no início atirou de cabeça contra um táxi.
Nada de mal em ser auto-crítico enquanto se trabalha de dentro do "sistema", mas é preciso ser subversivo de forma inteligente e assumi-lo, não fingir que se vai quebrar as regras para voltar ao ponto em que se estava.


São os actores que melhor saiem daqui, Mark Strong cada vez mais o vilão perfeito, Nicolas Cage extravagante até ao fim, Aaron Johnson numa revelação convincente e Chloe Moretz a roubar o filme sem esforço (veremos até que ponto pode ir nas mãos de Martin Scorsese).
De Matthew Vaughn continuar a ser mais memorável Stardust, mas se este filme lhe garantir a possibilidade de continuar a fazer filmes mainstream com alguma irreverência, não é mau resultado.
Só fica alguma dose de pena por Kick-Ass não ir mais longe.



Black & White 2010: Os Vencedores


Decorreu ontem à noite a sessão de encerramento do Festival Black & White 2010, com a presença da direcção do festival e o júri internacional do certame. Na verdade, a sensação que ficou após a decisão do júri foi de alguma desilusão, pois algumas das obras vencedoras não eram - na nossa opinião - das melhores.

Competição de Vídeo

Grande Prémio B&W
"Traffic Jam" - Arthur Franck & Oskar Forstèn, Finlândia.

Melhor Vídeo Ficção
"Magicians" - Andrey Getov, Bulgária.

Melhor Vídeo Documentário
"Traffic Jam" - Arthur Franck & Oskar Forstèn, Finlândia.

Melhor Vídeo Experimental
"Last Message of Mr. Coguito" - Ana Woch, Canada.

Melhor Vídeo Animação
"Homeland" - Juan de Dios Marfil, Espanha.

Melhor Vídeo Musical
"Bottom of the River" - Alasdair Brotherston & Jock Mooney, UK.

Menção Honrosa - Vídeo Ficção
"Ona" - Pau Camarasa, Espanha.

Competição de Áudio

Melhor Peça Sonora
"O Dia do Baptizado do Nuno" - Nuno Cruz, Portugal.

Melhor Fotografia
"Expressões" - Pedro Machado, Portugal.

Prémios do Público

Vídeo
"La Carte" - Stefan Le Lay, França.

Áudio
"Mostrengo - Interlude" - Rita Torres, Alemanha.

Fotografia
"Movimento dos Trabalhares Rurais Sem Terra" - Vanessa Rodrigues, Brasil.

II Encontro de Blogues de Cinema



Depois do sucesso do primeiro encontro de blogues de cinema no Fantasporto 2010, este Sábado ocorreu o II Encontro de Blogues de Cinema, no âmbito do Festival Black & White 2010.

Com Fernando Ribeiro, director do Ante-Cinema e pertencente à produção do Festival, como moderador da conversa, ao encontro de blogues juntaram-se ainda os seguintes: Split Screen, Cinema as my world, Cinema is my life, Antestreia, C7nema, laxanteCultural, Maus da Fita, Bela Lugosi is Dead e Portal Cinema. À conversa juntaram-se ainda Jaime Neves, director do Festival B&W, Francisco Lobo Ávila, director do Festival Porto7 e dois representantes do Xigli.

Com menos blogues presentes que na primeira edição, este segundo encontro primou pelo à-vontade entre todos os presentes e na agradável discussão que se gerou acerca da evolução do festival Black & White, as obras preferidas a concurso e o uso contemporâneo do preto e branco no cinema, bem como algumas referências cinematográficas a preto e branco. Foi ainda possível conversar com três dos concorrentes do festival: Flávio Pires, colaborador do Ante-Cinema e que levou a concurso o documentário Humanity?, Miguel Neves, que apresentou a o videoclip musical Mutecity - Crown e o fotógrafo Pedro Guerreiro, com a sequência fotográfica Anywhere is Here.

O encontro continuou fora de portas com conversas e um jantar. Aceitam-se sugestões dos bloggers para o encontro de Maio e convidam-se também os leitores a comparecerem nos próximos.

Pós-Festival Black & White 2010

Este é o segundo ano que o Split Screen acompanha de perto o Festival Black & White, no Porto. A intenção inicial seria a sua cobertura em base diária - tal como fizemos com o Fantasporto 2010 - mas a falta de tempo e a não-comparência ao primeiro dia do certame, acabou por originar uma mudança de planos.

Por questões profissionais apenas conseguimos estar presentes às sessões competitivas de vídeo que ocorriam à noite durante a semana e também à sessão de fotografia no Sábado, à tarde. Das três competições de vídeo a que assistimos notamos alguma melhoria na qualidade das curtas a concurso, embora a competição de sexta-feira nos tenha parecido das mais fracas.

Passamos a destacar as nossas curtas-metragens preferidas. Na quinta-feira, dia marcado pela grande qualidade das obras a concurso, destacamos três delas: Homeland, de Juan de Dios Marfil (uma animação fantástica, com uma maravilhosa banda sonora e que podem ver aqui), o inglês The Long Hard Goodbye, de David James Coe, numa homenagem ao filme noir (trailer aqui) e o vídeo experimental Aprop, de Aitor Echevezzia (curta-metragem pode ser vista aqui).

Na sexta-feira, a competição de vídeo teve filmes mais fracos, mas mesmo assim conseguimos encontrar alguns de que gostámos. Destaco o espanhol Ona, de Pau Camarasa (ver completo aqui) e o alemão Stiller See, de Lena Liberta (muito bem filmado).

Por fim, na IV Competição de Vídeo, podemos ainda destacar o alemão Perceptio, de Sebastian Mez, o francês La Carte, de Stefan Le Lay ou o brilhante Meeting Laura, de Feliz Stienz (trailer aqui).

Do II Encontro de Blogues de Cinema e dos vencedores da sétima edição do Black & White falaremos brevemente.