sábado, 16 de maio de 2009

DVD: Autópsia de um Crime, por Tiago Ramos



Título original: Sleuth (2007)
Realização: Kenneth Branagh
Argumento:
Harold Pinter e Anthony Shaffer
Elenco:
Michael Caine, Jude Law, Harold Pinter e Carmel O'Sullivan

Não faz jus ao original Sleuth (1972). Quem viu a versão original rejeita a contemporânea. Mas se não se viu a versão de Joseph L. Mankiewicz, vai apreciar o argumento de Kenneth Branagh. Num argumento adaptado à realidade e tecnologia modernas, o filme acaba por não ser mais que um duelo entre dois homens criativos, cada um à sua maneira. Mais que um conflito, é uma necessidade exibicionista, uma excentricidade acima de tudo.



No seu início, Autópsia de um Crime revela-se bastante bom, até melhor que o esperado. A partir daí tem como base uma narrativa lenta, que vai decrescendo em qualidade. O problema tem que ver com a excentricidade, por vezes pouco convincente, fruto de uma atmosfera por vezes inconsistente.

É, porém, especialmente se não cairmos na comparação injusta com o original, um produto interessante, nomeadamente no que diz respeito aos jogos psicológicos. E apesar de por vezes a realização de Kenneth Branagh ser de gosto duvidoso, tem um divertido jogo de luz e sombra, que se imiscui no carácter das personagens.



E não podemos desconsiderar, claramente, o talento e equilíbrio nas prestações tanto de Michael Caine como de Jude Law. Michael Caine é profissional, consegue manter uma prestação consistente de início ao fim, mas sobretudo Jude Law revela-se um jovem promissor, cheio de talento, com uma capacidade incrível para iludir tanto a personagem que confronta, como o próprio espectador.

Autópsia de um Crime é interessante pela estética e pela tentativa de revisitar o excelente argumento original.

Classificação:


Extras:



  • Selecção por Capítulos
  • Entrevistas
  • Ovo-da-Páscoa
  • Trailers



Classificação dos Extras:


Sem comentários:

Enviar um comentário