sexta-feira, 15 de maio de 2009

Fringe - As teorias pós Season Finale


Foi desta que Fringe acabou a sua primeira temporada e é caso para dizer "Ainda bem que foi renovada, senão ia ficar muita coisa interessante por explicar".

O interessante é ver que algumas das teorias que eram consideradas as mais rebuscadas foram reveladas como sendo a realidade de Fringe, o que deu um bom rumo às próximas temporadas. É quase caso para se dizer que os produtores da série devem andar a ler as teorias da conspiração dos fãs para terem ideias para a série.

E como não podia deixar de ser, temos o típico aviso de spoilers. Quem quiser continuar a ler é só clicar em:

Ler spoilers


Dimensões paralelas

Finalmente após muitos anos podemos matar as saudades de Slipers. Para quem não sabe ou não se recorda, era uma série baseada nas viagens entre dimensões, feitas por um grupo de 4 pessoas que viajavam descontroladamente entre as diversas dimensões existentes através de portais cronometrados, sempre em busca do dia em que regressariam à sua própria dimensão.

Pois bem, agora finalmente temos Fringe e as suas dimensões. Claro que as teorias podem começar já aqui... A explicação dada por Walter sobre as dimensões e os déjà-vus é que cada situação em que temos de tomar decisões levaria a vários fins diferentes resultando em vários mundos parecidos mais ligeiramente diferentes, e que um déjà-vu seria uma espreitadela ao que teria acontecido na outra realidade derivada da tomada de uma decisão diferente. Ora, com isto poderemos dizer que cada decisão (desde se vamos comer a sandes só com queijo ou também com fiambre até à decisão de alguém fazer um ataque terrorista ou não) causaria a multiplicação do universo. Algo que ainda não se percebeu em Fringe é, então, se existem infinitas realidades derivadas de cada decisão tomada ou apenas uma, aquela à qual Walter foi e onde William Bell se encontra.


Peter morreu em pequeno

Bem, por aqui não temos grandes novidades. Qualquer pessoa mais atenta sabia que o Peter não era o original e não percebi qual era todo o falatório causado por um dos produtores ao dizer que o túmulo no fim do episódio seria uma grande revelação e todos iriam começar a perceber o que se passava. Lamento se os produtores têm tão pouca consideração pelos fãs a ponto de acharem que ainda ninguém tinha lá chegado. As pistas eram infinitas, desde Peter não reconhecer os supostos bonecos de infância, à estória da doença incurável e da cura inexplicável, à referência ao historial médico de Peter que deveria ser mantido em segredo, à constante paranóia de Walter com a saúde de Peter e a todas as "falhas" de memória dele.
Bem, já se percebeu que Walter foi buscar o Peter da outra dimensão quando o seu Peter morreu e a questão que se põe agora é...


Os casos do Padrão são causados por causa de Walter ter raptado Peter?

Como se pôde ver pelas teias de casos formadas a partir de pontos instáveis da realidade do nosso planeta, os casos do Padrão estão intimamente ligados com a outra realidade, acontecendo em zonas perto desses locais. Agora, será que começaram a acontecer depois de Walter ter trazido o Peter para a actual dimensão?
E também se pode concluir que afinal as luzes azuis têm mesmo algum significado... Provavelmente estarão relacionadas com passagens para outras dimensões ou pelo menos flutuações na realidade.

O outro Walter

No episódio The Equation podemos ver outro Walter no fim do episódio. É fácil pensar que se o Walter de uma dimensão consegue atravessá-las, o Walter de outra dimensão conseguiria fazer o mesmo. O internamento de Walter terá sido uma vingança? Andará o outro Walter relacionado com casos do Padrão?


A tecnologia e a natureza

Na primeira BD de Fringe podemos ler algo parecido com "Estudados como fenómenos não relatados, todos os eventos que eu citei são mistérios, até para os maiores peritos das suas respectivas áreas. Eles concluiram que o nosso mundo está a sofrer uma mudança radical, a natureza como um todo está aberta a uma nova interpretação. Esta mudança não é um mito urbano, senhoras e senhores, não é uma simples especulação, não é brincadeira. E isto é apenas o início.". E no último episódio, Nina Sharp referiu que existem locais em que estão a haver alterações nas constantes fundamentais da natureza como a velocidade da luz ou a gravidade, tornando a membrana entre realidades mais fina. Esses pontos fracos da membrana são cada vez mais comuns devido à intromissão da tecnologia nas leis da natureza.

A função do Observador

Neste episódio o Observador ajudou Walter a encontrar o dispositivo que permitia fechar a passagem. Agora fica a questão: se William Bell e Olivia podem atravessar dimensões, por que era tão necessário evitar que Jones atravessasse também? Parece também que sempre que há períodos em que a calamidade é evidente o Observador contacta Walter (e aparentemente é observado mais vezes).

2 comentários:

  1. Blog impecável.
    Normalmente temos de ir
    aos Brasileiros para
    saber algo em Português.

    Aqui está um Blog em PT
    de Portugal super.
    Muitos parabéns !!!!!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada.

    Foi precisamente essa uma das razões que me levou a criar esta secção aqui no blogue, o facto de não existir praticamente nada em Portugal.

    Esperamos poder continuar a contar com a sua visita. Fringe acabou por agora mas ainda há muito que escrever e tenho esperança que haja por aí uma campanha viral a começar.

    ResponderEliminar