sexta-feira, 22 de maio de 2009

DVD: The Mist - Nevoeiro Misterioso, por Tiago Ramos



Título original: The Mist (2007)
Realização: Frank Darabont
Argumento: Frank Darabont e Stephen King
Elenco: Thomas Jane, Marcia Gay Harden, Laurie Holden e Andre Braugher

The Mist - Nevoeiro Misterioso baseia-se na obra Stephen King, mas muito mais que um filme de terror, é um filme centrado nas interacções humanas perante situações aterradoras. O enredo de ficção-científica, com algumas premissas interessantes mais não é que um pretexto, para retratar o colapso dos valores sociais e morais, perante situações de sobrevivência.


Nos últimos anos o género de terror tem sofrido duras críticas perante a falta de originalidade e a repetição de todos os lugares e situações comuns. E se The Mist não é necessariamente uma obra original, não podemos desconsiderar o seu quê de renovação do género, apostando mais na realização e argumento que o habitualmente usado, nos últimos anos e que apela sempre àquilo que é comercial. Mas ao mesmo tempo, não desconsidera a tradição nos filmes do género.

Frank Darabont tem um papel importante na transposição desta obra do papel para o grande ecrã. Apesar de bastantes erros a nível técnico, de cenários e de contextualização, o filme consegue manter uma onda de suspense, apesar de não ser terrivelmente assustador. A falha acaba por se revelar na extensão do filme, que acaba por se repercutir na narrativa lenta. Também alguns dos diálogos acabam por falhar na sua intenção contextual, apesar de outros funcionarem bastante bem. A banda sonora também cumpre o seu objectivo de manter o suspense e o carácter mistério da obra.



No elenco, destaque para Marcia Gay Harden que tem seguramente um desempenho coeso e competente, que remete para nós enquanto espectadores a sensação de desespero e falta de fé, como algo que se abate sobre nós e que nos leva, por momentos a duvidar se tudo aquilo não terá um toque divino e apocalíptico.

Frank Darabont acaba por nos trazer um filme surpreendentemente inteligente, intrigante e complexo. E mesmo com muitas das falhas que apresenta, o final que nos é revelado acaba por compensar tudo o resto. The Mist é uma obra inspiradora, uma espécie de visão negra, que pretende abalar os alicerces da sociedades e trazer à tona as tendências animalescas que o ser humano revela perante situações de sobrevivência individual.

Classificação:

Extras:



  • Selecção de Capítulos
  • Cenas Cortadas
  • Drew Struzan, o Reconhecimento do Artista
  • Episódios para a Internet
  • Trailers
  • TV Spot

Classificação dos Extras:

2 comentários:

  1. Um bom filme. De certa forma até uma surpresa. Muito bem conjugados os 'infernos' dentro da loja e lá fora. O final é simplesmente... cruel...

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Red Dust,
    Sim, dentro do género foi uma surpresa bastante agradável, complementada com um final diferente.

    ResponderEliminar