sábado, 2 de maio de 2009

Fringe - Fibonacci

A sequência de Fibonacci ficou mais conhecida pela maioria da população após o livro "O Código da Vinci". Para quem não sabe a sequência é composta por vários números, cada um resultando da soma dos dois anteriores (começa-se com 1, 1 e a soma destes dará 2, seguidamente virá a soma 2+1 que dará 3, etc). Os primeiros números da sequência de Fibonacci são 0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144, 233, 377, 610, 987, 1597, 2584, 4181, 6765, 10946. Esta sequência pode ser representada na forma de uma espiral.


Quanto mais avançamos na sequência, melhor podemos constatar um facto. Dividindo um número da sequência pelo imediatamente anterior obtemos uma aproximação ao número φ, considerado o "número de ouro", número esse que representaria a harmonia. A sequência tem utilizações quer no campo da arquitectura e design quer no da música, passando por muitos outros. Para saber mais sobre a sequência poderá consultar o artigo em português ou inglês na Wikipédia.

Bem, isto tudo para quê? Para poder estar integrado nas próximas novidades de Fringe.

Desde que Fringe começou a aparecer que temos sido subtilmente bombardeados com referências a Fibonacci: algumas claramente explícitas, outras a pedir um olho mais atento a pequenos detalhes.

Confesso que de início eu própria não liguei muito aos primeiros indícios, claros logo nos teaser posters. Contudo, à medida que o tempo tem passado (e com especial ênfase nas últimas "Walter's Lab Notes" e na preview do episódio da próxima semana) a minha curiosidade voltou a despertar.

Veja as pistas



Podemos começar pelo teaser poster do sapo. Aqui facilmente se identifica qual a questão principal sobre esta imagem: uma representação do número φ nas costas do animal. Além disso podemos ver uns pontos na base do poster (dos quais falarei daqui a três imagens).

Neste sétimo teaser poster a sair podemos encontrar uma representação da espiral no corpo do cavalo-marinho, dando de novo algumas indicações sobre a possível importância de Fibonacci na série. E de novo, os pontinhos na base.

E o último dos teaser posters é também a última referência a Fibonacci nos posters. Vemos o que possivelmente poderá ser um chifre de ovelha que obedece às proporções da espiral. Mais pontinhos aqui também (a explicação vem já a seguir).

Ora não sei se muitos de vocês sabem, mas a Fox providencia uma aplicação com a contagem decrescente para a exibição do episódio seguinte. Nesta aplicação são exibidos 5 dos 9 teaser posters, sendo que a cada um dele corresponde um conjunto de pontos brancos e amarelos. Entretanto usando uma chave simples de braille facilmente associei cada conjunto de pontos amarelos a parte da sequência de Fibonacci (o que se aplica aos posters também): 5 8 13 21 34 55 89 144 no poster do chifre, que é o que tem maior quantidade de números em braille. Os outros começam também no 5.

No site da viral campaign "Imagine the Impossibilities", na prova nº6 podemos encontrar uma espiral desenhada num quadro enquanto o homem destrói algo que se assemelha à prova nº5.

Nas "Walter's Lab Notes" dos últimos episódios temos encontrado algumas imagens que se assemelhavam a fotos com bastante ruído. Contudo, juntando-as parecemos conseguir obter uma espiral de Fibonaci quase perfeita, embora apenas os bordos das duas primeiras imagens encaixem perfeitamente.

E por fim temos uma imagem da preview do próximo episódio a ser transmitido nos E.U.A., o penúltimo desta temporada e um que promete algumas explicações e desenvolvimentos. Será que é desta que conseguimos perceber a ligação?

Apenas como nota de rodapé, no episódio 10, "Safe", os números dos cofres escolhidos por Walter fazem parte da sequência que ele costuma recitar para adormecer e... Mais uma vez temos Fibonacci. Por esta altura parecem-me coincidências a mais para serem apenas isso, mas com o tempo veremos.

Sem comentários:

Enviar um comentário