sábado, 6 de junho de 2009

DVD: Eu Sou a Lenda, por Tiago Ramos



Título original: I Am Legend (2007)
Realização: Francis Lawrence
Argumento: Mark Protosevich e Akiva Goldsman
Elenco: Will Smith e Alice Braga

É um blockbuster. Mas um blockbuster invulgar. E sente-se o risco tomado por Francis Lawrence quando sustenta todo o argumento num único actor: Will Smith. E se de início nos poderíamos sentir agarrados ao ecrã, à medida que se vai desenvolvendo o misto de heroísmo com insanidade quebra-se a intereressante complexidade da história original num inverosímel projecto que tenta a todo o custo assemelhar-se a um Série B, recheado de efeitos especiais.



A realização de Mark Lawrence inspira dúvidas. Em algumas cenas enquadra competentemente a suposta vida rotineira do protagonista, com uma boa banda sonora e com planos rígidos, mas não de todo desinteressantes. Mas especialmente nas cenas de acção de confronto, perde-se a qualidade na montagem e choca-se com uma fraca animação dos infectados com o vírus. E é este artificialismo que vai acabando por minar a qualidade de Eu Sou a Lenda.



Ao longo de todo o filme, tenta-se seguir uma espécie de catárse do herói, enquanto luta por manter a sua sanidade mental, à medida que enfrenta a solidão numa enorme cidade e a morte da família. Mas assiste-se à impotência de Mark Lawrence em conseguir fazer os espectadores esse sentimento de solidão angustiante, ao que o desempenho de Will Smith também não ajuda. O final por seu lado resulta num tentativa de fazer o protagonista um herói, como num último acto de redenção, que cria uma conclusão por demais prevísivel.

A presença de Alice Braga no elenco do filme revela-se interessante, com um desempenho credível, mesmo que o seu surgimento na cronologia do filme revela-se antecipado e acelerado. Lamentavelmente a nova temática introduzida pela personagem de Alice Braga, cria uma tremenda manipulação ao argumento, numa tentativa desesperada de criar controvérsia por parte do realizador, mas que conduz o filme à previsibilidade.



Contudo, I Am Legend vale pela temática e efeitos especiais, complementada com alguma versatilidade de Will Smith.

Classificação:

Extras:





Bandas-Desenhadas Animadas:
  • Morte Como Oferta
  • Isolamento
  • O Sacrifício de Poucos por Muitos
  • Abrigo



Classificação dos Extras:

6 comentários:

  1. Tiago, tenho de discordar (há uma primeira vez para tudo xD) contigo em dois pontos. Primeiro na classificação: para mim, I Am Legend nem duas estrelas merece, é tão incongruente, é péssimo. Discordo também quando te referes à 'versatilidade de Will Smith'. Isso é ironia?

    ResponderEliminar
  2. bom filme, Tiago. só não curti muito a concepção dos infectados - um tanto falso. mas vale pela presença de Will Smith.
    abraço :)

    ResponderEliminar
  3. Cleber,
    Não é dos que mais detesto, mas também está longe de ser um dos meus preferidos.

    Jackson,
    É verdade, tinha de ser algum dia. Não considero o filme péssimo, tanto que assenta numa boa premissa de um interessante e complexo livro. E dentro do género há bem piores. Quanto a Will Smith não sou em nada fã, mas admito alguma competência no seu trabalho e neste mesmo guião, o actor consegue alguma versatilidade no seu desempenho, enquanto explora a dualidade do herói solitário...

    Jeniss Walkerz,
    Esse é realmente o ponto mais fraco no filme.

    ResponderEliminar
  4. já viram o final alternativo é muito mais interessante e valoriza o filme

    ResponderEliminar
  5. Anónimo,
    Não. Julgo que surge apenas na edição especial. Mas é assim tão bom?

    ResponderEliminar