terça-feira, 7 de julho de 2009

DVD: O Grande Peixe, por Tiago Ramos



Título original: Big Fish (2003)
Realização: Tim Burton
Argumento: Daniel Wallace e John August
Elenco: Ewan McGregor, Albert Finney, Billy Crudup, Jessica Lange, Helena Bonham Carter e Alison Lohman

Este talvez fosse o projecto que muitos esperavam de Tim Burton. Algo que o distanciasse das obras mais sombrias e negras, mas que mantivesse o tom de fábula que o cineasta já nos habituou. Ora Big Fish é tudo isso. Num inesperado golpe de mestre, Tim Burton envia-nos de volta à infância, cabe-nos portanto ser humildes e aceitar tal viagem.



Misturando várias histórias e personagens que fazem parte do nosso imaginário infantil, encontramos um contrastante aglomerado de géneros cinematográficos, como fantasia, drama, romance, que nos faz reflectir sobre o poder da imaginação e criatividade. O filme alimenta-se precisamente das memórias de infância do espectador, dos medos e daquilo que julgávamos ser real. Nesse preciso ponto, Tim Burton acertou em cheio. Os habituais traços negros do realizador, apesar de serem motivo de honra, foram de certa forma redutores das suas capacidades. Contudo, em O Grande Peixe é conseguido um elevado distanciamento de tal género, mas coadunando-se com a sua filmografia anterior, mantendo os elementos bizarros que o tornam um excelente contador de histórias. Apesar da simplicidade aparente, o filme é um dos mais complexos do realizador, dando espaço para reflexão ao espectador, numa busca e reconciliação com o seu eu interior.

Aliado ao fantástico argumento, temos as brilhantes interpretações de Albert Finney e da presença habitual de Helena Bonham Carter. Mas quem surpreende é actor Ewan McGregor, que mais uma vez se afirma no panorama cinematográfico, como um dos jovens mais promissores da actualidade.



A banda sonora, nomeada para o Óscar da categoria, é mais uma vez da autoria de Danny Elfman, que habitualmente colabora com Tim Burton, num misto de ternura e dramatismo, que contribui para o ambiente de fábula que se vive em toda a longa-metragem.

O Grande Peixe é um dos melhores filmes de Tim Burton, portador de uma belíssima mensagem de tolerância, amor e amizade.

Classificação:




Extras:



  • Documentário Especial: Os Pormenores Subtis - Jogo de Perguntas
  • Comentários do Realizador
  • Documentários: "Os Grandes Feitos de Edward Bloom", "Amos no Circo", "Pais e Filhos", "Tim Burton: O Contador de Histórias", "Um Conto de Fadas", "Criaturas Fantásticas", "A Viagem do Autor do Livro"
  • Trailer de Cinema
  • Trailers Promocionais

Classificação dos Extras:

7 comentários:

  1. Como alguns sabem, não gosto nada do Tim Burton, e esse não passa de mais um filme dos seus estereotipados.

    ResponderEliminar
  2. Cléber,
    Existem filmes dele que também fico um pouco sem perceber o porquê de tanta popularidade. Mas este é para mim um dos seus melhores.

    ResponderEliminar
  3. Ora bem, nunca fui fã do Tim Burton. Ainda não vi um único filme dele que me agradasse. Apesar de tudo tenho curiosidade para ver este Big Fish. Duvido que me prenda mas não há nada como lhe dar mais uma oportunidade.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Fifeco,
    Acredito que vais ficar surpreso com este. Não é igual aos anteriores filmes dele.

    ResponderEliminar
  5. Antes de mais, Tim Burton é um contador de histórias, e dos excelentes. Este Big Fish é um franco exemplo disso, só que foge ao tal ar negro tradicional a que estamos habituados, mas não penso que seja negativo ao filme, porque em ter em conta é o seu conteúdo e não porque foge da linha dos outros registos do realizador.

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Jackson,
    Eu, pelo contrário, considero que o facto de fugir ao tradicional do cineasta, torna-se um factor positivo.

    ResponderEliminar
  7. Um dos meus preferidos de Tim Burton. Uma história fascinante. Não concordo quando se afirma que é um filme esteriotipado, quando, na verdade, é diferente de tudo quanto Burton realizou.

    Abraço.

    ResponderEliminar