domingo, 27 de dezembro de 2009

Fantasporto 2010: Novidades (II)

A programação do Fantasporto 2010 tem vindo a ser discretamente divulgada através do Facebook de Mário Dorminsky. Do que já se conhece, há a promessa de bons filmes... aliás, como sempre.


Solomon Kane (2009), de Michael J. Bassett

Eis o filme que será exibido na sessão de abertura do Fantasporto 2010. O filme baseia-se numa personagem de Robert E. Howard, criador de Conan, O Bárbaro. Solomon Kane é um herói puritano, caçador de monstros e outros seres sobrenaturais, no filme é um soldado do século 16 que descobre estar condenado pelas suas acções brutais e cruéis. Assim, acaba por se ver a si mesmo como um redentor, salvando a sua alma e erradicando o mal da Terra. Com um orçamento de 40 milhões de dólares, o filme foi filmado em Praga.



[Rec] 2 (2009), de Jaume Balagueró e Paco Plaza

O Fantasporto 2008 antecipou [REC] como um dos mais consensuais filmes de terror dos últimos anos, acabando por continuarn a estimular a vaga de cinema fantástico vinda de Espanha. O filme acabou por ganhar o certame e o Prémio do Público. Este ano, os espanhóis e Jaume Balagueró e Paco Plaza voltam ao Porto para trazer a sequela do filme. Desta vez, os polícias que estavam do lado de fora do prédio entram para ver o que aconteceu com os que estavam presos no local.



Dead Snow (2009), de Tommy Wirkola

Dead Snow é um filme de terror norueguês bastante aclamado, destaque do Festival de Sundance deste ano e que junta dois elementos que garantirão diversão, com toda a certeza: nazis e zombies. O filme é realizado por Tommy Wirkola e conta a história de oito estudantes de Medicina, que aproveitam as férias da Páscoa nas montanhas perto de Øksfjord. A meio da noite, um viajante que passa pela casa onde estão hospedados, conta-lhes que o local foi outrora ocupado por militares Nazis, durante a Segunda Guerra Mundial. Depois de destruírem por completo a zona, o batalhão sofreu uma forte investida dos cidadãos, expulsando os alemães para terras gélidas, onde morreriam de frio. Ou, assim pensavam em Øksfjord. Mas afinal, a verdade está muito longe disso.



Skjult (2009), de Pål Øie

Mais um filme da vaga de cinema de terror norueguês. Em inglês Hidden e realizado por Pål Øie - um nome nada desconhecido para o cinema fantástico - aborda as memórias dolorosas de Kai Moss. Após a morte da sua mãe, herda a casa da sua infância e regressa 19 anos depois de lá ter saído.



Air Doll (2009), de Hirokazu Koreeda

À secção Orient Express, chega o mais recente filme do japonês Hirokazu Koreeda, realizador de Aruitemo aruitemo (2008) que chegou sob o título Andando e que está ainda em exibição nas nossas salas. Do drama familiar, o realizador passa para a história de amor entre uma boneca insuflável com vida e um empregado de uma loja de jogos de vídeo. Air Doll estreou no Festival de Cannes deste ano, na secção Un Certain Régard.


Brevemente seguir-se-ão mais filmes previstos para o Fantasporto 2010.


4 comentários:

  1. dead snow vai arrazar o fantas , pena ke nao vai passar samurai princess e o excelente frances the horde era bom demais mas o festival promete la estareiiiiiiiiiiiiiiii

    ResponderEliminar
  2. americo fantas,
    Esperemos bem que sim! A programação ainda não está fechada pelo que ainda podes vir a ter algumas surpresas. :)

    ResponderEliminar
  3. O fantas está a apostar a sério neste ano...Óptimos filmes...
    Como já comentamos, vamos lá ver se os vou ver...


    Abraço
    http://nekascw.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Nekas,
    E ainda vem aí uma série de posts com mais filmes. Espero que consigas aparecer por lá! ;)

    ResponderEliminar