segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Review: Glee, season 1


Glee não é uma série fácil de gostar ao primeiro episódio. Na verdade, não é uma série fácil de gostar ao segundo ou terceiro também. A teatralidade e o facto de ser um musical onde as personagens principais são adolescentes é logo das primeiras coisas a desmotivar uma pessoa, provavelmente por associações instantâneas a filmes como High School Musical.

A verdade é que assim que assumimos isto como facto e não como defeito, a série passa a ser boa. A integração das músicas é, na maior parte das vezes, lógica e ajuda ao avanço do argumento, e os cantores são de qualidade, as duas coisas que realmente distinguem um bom musical dos restantes. Glee poderia assumir-se como um cartoon da sociedade, que não estaria errado. As situações são geralmente levadas a extremos, fazendo uma caricatura e muitas vezes ridicularizando-a.


As personagens adolescentes são, na sua maioria, representantes dos diversos grupos em que os adolescentes se inserem, bem como apresentam características com as quais muitos adolescentes se relacionaram (o rapaz homossexual, a rapariga com excesso de peso, a líder de claque, a rapariga grávida, etc.), sendo um golpe de génio para criar uma legião de fãs que assistem religiosamente a cada episódio. Ainda assim, é uma personagem adulta que faz a série: Sue Sylvester (Jane Lynch), possivelmente a pior vilã da história da TV, com provavelmente as citações mais politicamente incorrectas.

Dentro dos actores adolescentes, provavelmente as duas grandes descobertas são Lea Michelle e Chris Colfer, que interpretam Rachel e Kurt, respectivamente. A veterana da Broadway é o que se poderia considerar a personagem principal, que no fundo aspira à carreira de Lea, e Chris tem provavelmente o papel menos fácil de todos, mas consegue dar o seu cunho à personagem e torná-la inesquecível. Já Cory Monteith no papel de Finn deixa por vezes um pouco a desejar, tendo um desempenho inferior ao que se esperaria de uma personagem com tanto destaque.


A escolha das músicas também é claramente estudada, utilizando desde músicas recentes a grandes clássicos, quase todas inserindo-se perfeitamente no contexto do episódio (excepção feita ao episódio dedicado a Madonna, que pecou por um certo exagero e algumas cenas feitas claramente para servir a música). As versões das músicas normalmente são bastante boas, algumas superando mesmo as versões originais.

Apesar de o público-alvo ser claramente o mais jovem, Glee não se fecha a ele, utilizando referências e levando por vezes o humor ao público mais velho que assiste à série. Assim sendo, Glee é o que realmente se pode chamar um guilty-pleasure, que apesar de toda a teatralidade envolvida consegue trazer uma dose de realidade.


O melhor:
  • as tiradas de Sue Sylvester
  • as músicas
O pior:
  • não ser fácil de encaixar
  • ridicularizar demasiado algumas situações
  • episódio dedicado a Madonna

10 comentários:

  1. Sinceramente não acho que o episódio dedicado a Madonna tenha sido mau...

    ResponderEliminar
  2. Eu por acaso acho que foi. Soou tudo muito forçado, desde as músicas aos diálogos.

    ResponderEliminar
  3. Também acho que esta é uma grande série e a Sue Silvester diz das coisas mais corrosivas de sempre. É uma série familiar muito bem feita. É muito difícil falar desta série (por isso acho este artigo muito bom e oportuno), e posso dizer que não vi tudinho da temporada (a fase depois da paragem foi difícil pois perdi alguns, incluindo o da Madonna) mas acabou bem e a prometer muito mais para mais temporadas. Que é o que se espera...

    ResponderEliminar
  4. Eu odiei mesmo o episódio da Madonna... Gostei das músicas, mas do episódio em si não.

    ResponderEliminar
  5. A personagem de Jane Lynch não podia ser mais apropriada para ela, nunca teve grande destaque na maioria dos papéis que fez e este assenta-lhe na perfeição. E sim, não é nada fácil falar de Glee, para escrever esta crítica tive de investir umas horas para ver se saía algo coerente.

    ResponderEliminar
  6. Concordo. O episódio "The Power of Madonna", apesar de engraçado, soou bastante forçado.

    ResponderEliminar
  7. Sim, é bem verdade que não é fácil falar de Glee, mas achei que o artigo estava bastante bom. :)

    E quanto à Jane Lynch... Devias espreitar "Party Down", que era excelente... até que foi cancelada esta temporada. Ela e o Adam Scott são bestiais.

    ResponderEliminar
  8. Exacto. Haviam deixas que pareciam tiradas de um livro de factos da Madonna.

    ResponderEliminar
  9. ñ sei muito sobre o glee pois comecei a olhar quando estava na segunda temporada mais a segunda temporada (na minha opinião) ta dando o q falar!!!!!!!!
    ainda ñ olhei a primeira temporada mas pode apostar q eu vou olhar!!!!!!!!!
    to super curioso para ver o episódio da madona.............
    vcs me deixaram né?!
    quando eu olhar vou mandar mais comentarios.

    ResponderEliminar