quinta-feira, 10 de março de 2011

Monstra 2011: Destaques



A Monstra - Festival de Animação de Lisboa assume-se mais uma vez como um dos mais importantes festivais de cinema nacionais e de animação, género tantas vezes ignorado. Já na sua décima edição, a Monstra 2011 será dedicada ao cinema de animação da Holanda, com destaque para nomes como Monique Renault, Marie José van der Linden e Cilia van Dijk. Também os 20 anos do Animostra - o mais antigo estúdio português de cinema de animação - serão celebrados durante o certame.

A par da habitual competição de escolas de todo o mundo, com dezenas de curtas-metragens, na Monstra 2011 será lançada uma nova categoria - Curtíssimas - focada nas curtas-metragens com dois minutos ou menos. E continuam ainda diversas oficinas, workshops e masterclasses de cinema de animação para adultos e para crianças, com presença de nomes como Geri van Dirk, Piotr Dumala ou Jacques Drouin.

Haverá ainda tempo para uma rara retrospectiva do cinema de animação dos estúdios japoneses Ghibli, fundados pelos realizadores japoneses Hayao Miyazaki e Isao Takahata e pelo produtor Toshio Suzuki. Nesta retrospectiva serão exibidas seis longas-metragens de animação, duas em estreia nos cinemas e quatro de Miyazaki: Castle in the Sky (1986), My Neighbor Totoro (1988), Porco Rosso (1992) e Princess Mononoke (1997).

Sendo este um ano ímpar, a competição é dedicada a oito longas-metragens de animação, que passamos a destacar:

Japão | Summer Wars (2009)
Constava entre os pré-nomeados ao Óscar de Melhor Filme de Animação, mas não cumpriu o requisito principal para poder ser elegível: estrear no circuito comercial norte-americano até 31 de Dezembro de 2010. Do realizador Mamoru Hosoda (The Girl Who Leapt Through Time), encontramos a história de um prodígio da matemática com 18 anos que é acusado de piratear um mundo virtual e tem de impedir que este colida com o mundo real.

Suécia | Metropia (2009)
Da Suécia chega um filme conceptual de ficção-científica sobre manipulação de mentes em massa. A história de Metropia passa-se em 2024, numa Europa cinzenta, que sofre com os efeitos da falta de petróleo e dominada por uma enorme corporação que ligou o continente através de uma linha extensa e sombria de metro e uma tecnologia orgânica sob a forma de champô que se infiltra na mente humana.

França | L'illusionniste (2010)
Do realizador Sylvain Chomet, nomeado para o Óscar para Melhor Filme de Animação por The Triplets of Belleville (2003), entrará em competição O Mágico, já exibido comercialmente no nosso país o ano passado que foi também nomeado ao Óscar. Partindo de um argumento original de Jacques Tati - uma carta para a filha Sophie Tatischeff - entramos numa viagem nostálgica e melancólica aos anos 50 sobre a perda da magia.

Jugoslávia | Technotise, Edit and I (2009)

Da improvável Jugoslávia, eis uma animação cyberpunk com elementos de realidade aumentada, passada em Belgrado no ano de 2074. Na história, a personagem principal é uma estudante de psicologia que após reprovar pela sexta vez num exame da faculdade decide implantar um chip no seu corpo que lhe aumenta as habilidades.

Rússia | Ugly Ducking (2010)

De Garri Bardin chega-nos uma versão contemporânea do patinho feio de Hans Christian Andersen. Com seis anos de produção, o filme é uma tentativa de promover a tolerância na sociedade contemporânea, através do uso da animação, mais especificamente do stop-motion em meio a uma banda sonora de Tchaikovsky. Ugly Ducking foi muito bem recebido pela crítica de todo o mundo.

Life without Gabriella Ferri é uma dramática história de amor da autoria de Priit Pärn, que influenciou várias gerações de animadores na Estónia e inspirou ainda produções norte-americanas como o caso de Rugrats, da Nickelodeon. A película tem sido bastante discutida nos festivais onde tem sido exibida dado o seu carácter abstracto e tons misóginos.

China | Piercing I (2010)

Vencedor do prémio de Melhor Longa-Metragem no Cinanima 2010, o filme apresenta um nível de animação bastante básico, mas é promissor enquanto denunciador da marginaldiade das metrópoles chinesas.

Espanha | Chico & Rita (2010)

Um dos filmes mais aguardados da Monstra, realizado por Javier Mariscal e Fernando Trueba (Belle Époque). Chico & Rita centra-se na históra de amor entre um jovem pianista e uma cantora de voz extraordinária, no final dos anos 40, numa jornada entre Havana, Nova Iorque, Nova Orleães, Las Vegas e Paris. Uma viagem entre o jazz e o bolero, de uma delicadeza extrema.

A Monstra 2011 decorre de 21 a 27 de Março em Lisboa.

4 comentários:

  1. Eu sei que no poster diz 10º edição, mas eu acho mesmo que a 10º foi o ano passado, o aniversário de 10 anos onde o país destacado foi Portugal.

    Houve um ano que o festival não ocorreu, talvez o tenham contado e comemorado 10 anos sendo a 9º edição, mas isso soa-me bizarro.

    ResponderEliminar
  2. Pois, a informação oficial do site indica que é a 10.ª edição. :|

    ResponderEliminar
  3. Sim reparei nisso, mas estive agora a ver pelo site e também dizem que o convidado de MONSTRA 2010 é a Holanda quando queriam dizer 2011. Isto assim faz-me parecer picuinhas, mas é só mesmo curiosidade porque pensava mesmo que era a 11º, tenho a certeza que o ano passado se comemoraram 10 anos e como começou em 2000 e um ano não houve batia certo. Mas algo me deve estar a escapar.


    De qualquer das maneiras é um dos meus festivais predilectos a recepção é fantástica o Fernando Galrito é um grande entusiasta pela animação e isso nota-se todos os anos no festival.

    Se puderes passem por cá não se vão arrepender :)

    ResponderEliminar
  4. O Carlos Antunes vai passar, eu infelizmente não posso. :|

    Bem, questionei a Monstra sobre o assunto que colocaste e a explicação é a seguinte: a Monstra existe há mais anos do que as edições que foram feitas, ou seja, houve um ano em que não se realizou festival, daí ter sido 10 anos o ano passado (9ª edição) e este ano 11 anos, 10ª edição.

    ResponderEliminar