segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

3 anos


Parece mentira, mas há três anos atrás nascia o Split Screen. Parece mentira porque parece que foi ontem que criámos este espaço, ainda a medo e sem saber bem do que esperar, mas com a certeza que seria algo criado por puro prazer e sem grandes ambições. Continuamos a manter o blogue diariamente porque continuamos com esse prazer puro, mas a receptividade do público e da blogosfera foi tão grande e inesperada que este espaço acabou por evoluir e agora mantemo-lo com prazer e grande sentido de responsabilidade.

Responsabilidade porque (não tenhamos falsas modéstias) temos consciência que muitos nos seguem e lêem. Não deixa de ser curioso que, além da internet, há sempre alguém lá fora que reage quando ouve falar no Split Screen, mesmo que não conheça quem está por detrás dele. Alguém que lê diariamente, alguém que interage, alguém que gosta do que fazemos.  E por isso, temos o nosso objectivo de tentar actualizar o blogue diariamente, por mais tempo que nos ocupe, mantendo os nossos leitores informados através de um espaço noticioso e em português, um espaço de críticas, um espaço que diga tanto aos mais como aos menos informados na área do cinema e da televisão.

Tentamos ser abrangentes, mas ao mesmo tempo específicos, dar a nossa opinião, mostrar a cara, fazer a diferença. E por isso 2011 foi mais um ano marcante. Com antigos e novos parceiros mantivemos os passatempos que são como um mimo para os nossos leitores (e não uma ânsia de querer mais visitas, como alguns insistem): DVD, posters, antestreias, livros, merchandise. Mantemos as redes sociais  como complemento a este blogue com destaque para o Facebook (onde mais de 5 mil pessoas já nos seguem) e o Twitter. Estivemos presentes em festivais nacionais como o IndieLisboa, DocLisboa, Festa do Cinema Francês, FEST, MOTELx, Fantasporto, Queer Lisboa, Black & White, FESTin, Kino - Mostra de Cinema de Expressão Alemã, Festa do Cinema Francês8 ½ Festa do Cinema Italiano. Promovemos uma petição que tentou levar José & Pilar aos Óscares e motivámos um intenso debate nacional sobre o cinema português (nunca antes vimos os portugueses a discutirem sobre a escolha do filme a ser levado a Hollywood). Estivemos nomeados para quatro categorias dos TCN Blog Awards 2011 e trouxemos o troféu de Melhor Iniciativa para casa. Conhecemos novos e mantivemos amizade com antigos companheiros de blogosfera. 

Tudo isto porque acreditamos que podemos fazer a diferença e queremos continuar a fazê-la. Por nós, por vocês, por todos. Estes três anos que completamos hoje dão-nos os parabéns a nós e a vocês leitores e parceiros. Obrigado por tudo! Estaremos mais um ano aqui como blogue e como bloggers!

Ana Alexandre
Carlos Antunes
Telmo Couto
Tiago Ramos

28 comentários:

  1. Muitos parabéns caros splitscreen, venha a festa do cinema, e a fatia do bolo! ;)

    ResponderEliminar
  2. Parabéns jovens. Que depois dos 3 festejem mais 30 anos ao serviço do Cinema, Televisão, Literatura e tudo mais que se decidam a escrever neste espaço.

    ResponderEliminar
  3. Muitos Parabéns. Trabalham como se o fizessem à uma década!

    ResponderEliminar
  4. É um orgulho e uma honra caminhar ao vosso lado. Obrigada por tudo o que já nos ofereceram, e que sei que ainda têm para nos dar ao longo de muitos e muitos anos.

    Cá nos vemos, amigos! Saúde e continuação do estrondoso sucesso!

    Catarina d'Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Catarina, cá estaremos para te ler também e trabalhar em conjunto!

      Eliminar
  5. Muitos parabéns! São pessoas como vocês que dão prazer a fazer parte da blogosfera cinematográfica nacional, sem concorrências e com amizade e respeito pelo trabalho que todos tentamos fazer o melhor possível. Vocês fazem-no. Abraços!

    ResponderEliminar
  6. Eu não passo sem ler os vossos feeds diariamente e ja ganhei alguns desses mimos de que falam. Muito obrigada pelo óptimo serviço prestado e votos de muitas felicidades!

    ResponderEliminar
  7. Muitos parabéns ó seus incansáveis "divisores de ecrã".
    Puxa... 3 anos... parece que foi realmente ontem.
    Recordo-me de visitar o v/ blog e ainda só ter dois ou três posts...um espaço a querer trilhar o seu caminho. Ok, hoje já tem mais "alguns" posts. Coisa pouca... ou talvez não seja assim tão pouco quanto isso.
    Tem sido um bom percurso o vosso e ao longo do tempo desbravaram imenso caminho.

    Há pontos constantemente a favor do Split: atinadas reviews de filmes com as quais normalmente me identifico; acho um piadão aos posts sobre o uso de "split screens"; entre outras coisas.
    É um blog muito organizado e com o qual se pode contar mesmo (por vezes quero saber da estreia de um filme já com algum tempo - pelas sinopses e tal- e venho aqui; outras vezes quero saber sobre o que acharam de um filme que tenha visto e venho aqui à secção das criticas... tudo funciona sempre!

    Merecem tudo o que conquistaram até ao momento e... concerteza mais prémios haverão para este espaço.
    Tudo de bom para todos da equipa e um "Viva!" para o Tiago.
    Parabéns pelos 3 anos!
    Cá estaremos... para celebrar muitos mais!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente parece mesmo que ainda foi ontem e recordo-me perfeitamente que foste dos nossos primeiros comentadores e tudo! :D Parabéns a nós por termos leitores assim... obrigado!

      Eliminar
  8. Parabéns pelos três excelentes e criativos anos de existência do Split Screen.

    Que mantenha o ritmo durante muitos mais!

    Abraço a todos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Sam! Tu és veterano por estas andanças e deste-nos muito para aprender! Abraço

      Eliminar
  9. Parabéns, e que venham muitos mais! :D Abraço!

    ResponderEliminar
  10. Os meus parabéns a este excelente blog e espero que continuem, pois este é o meu espaço favorito para ler notícias, entre outras coisas, sobre o mundo do cinema.

    ResponderEliminar
  11. Muitos Parabéns, que venham muitos mais anos! ;)

    ResponderEliminar
  12. Parabéns! Pelos 3 anos e pelo vosso trabalho.

    ResponderEliminar
  13. Caríssimos,

    Muitos parabéns! Lamento só não comentar mais, mas vou dando a minha opinião das coisas no Twitter e no Facebook. Como vos disse há um ano, repito: muito prazer tenho em seguir-vos, em vê-los ter sucesso e sobretudo em ser vosso amigo.

    Parabéns aos quatro!

    Jorge Rodrigues

    ResponderEliminar
  14. Muitos parabéns. Sem dúvida alguma um dos melhores blogues de cinema nacionais. Cumprimentos aos quatro.

    ResponderEliminar