sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Fantasporto 2012: Os destaques (IV)




Continuamos a apresentar os nossos destaques para o Fantasporto 2012, que decorrerá no Teatro Rivoli, no Porto, de 20 de Fevereiro a 4 de Março.

Da Itália chega uma comédia nomeada para três prémios David di Donatello 2011 (Melhor Realizador, Melhor Argumento e Melhor Canção. Na história, um grupo de antigos colegas de turma volta a reunir-se 20 anos depois, ao receber uma carta do Ministério da Educação dizendo-lhes que devem repetir os exames finais do seu curso.

Do polémico cineasta japonês, autor de Suicide Club (2001), que foi alvo de uma retrospectiva no MOTELx 2011, chega Guilty of Romance, que estreou no Festival de Cannes 2011. Inspirado num caso real, o filme segue a história de uma mulher casada com um autor de novelas, que sente monotonia na sua relação. Para apimentar as coisas, decide protagonizar um filme erótico, mas acaba por descobrir o cadáver esquartejado de uma rapariga numa zona conhecida por concentrar os conhecidos "Hotéis do Amor". Guilty of Romance conclui a Saga do Ódio do autor, composta por Love Exposure (2008) e Cold Fish (2010).

Produção holandesa com estreia mundial no Festival de Toronto 2011, Lena  centra-se numa jovem impopular e solitária que inicia um estranho relacionamento com um jovem popular, mas pouco confiável. Christophe Van Rompaey regressa ao Fantasporto, depois de ter vencido o prémio da Semana dos Realizadores em 2009 com Moscow, Belgium.

Da Alemanha chega uma proposta curiosa: transformar a tenebrosa história da II Guerra Mundial em Comédia. O filme tem como cenário o Hotel Lux, em Moscovo, comum ponto de encontro para os comunistas perseguidos por todo o mundo. Mas este também uma armadilha para quem é perseguido pelos agentes de Estaline. Conta com Michael Herbig (Manitou's Shoe), Thekla Reuten (In Bruges) e Jürgen Vogel (Die Welle).

O filme, que funde os conceitos de ficção e realidade, e centra-se na mente de um realizador fracassado, à medida que este envelhece e adoece. El Artifício propõe uma leitura obscura do cinema como profissão, protagonizada por Enrique Belloch.

Proposta argentina que regressa com Ricardo Darín (El Secreto de sus ojos, Carancho) como protagonista. No filme seguimos um solitário comerciante que resolve acolher um chinês que se encontra perdido em Buenos Aires. Un cuento chino foi nomeado para 14 prémios argentinos do cinema, onde venceu nas categorias de Melhor Filme, Melhor Actor e Melhor Actriz Secundária, recebeu uma nomeação para Melhor Filme Ibero-Americano nos prémios Goya 2012 e venceu o prémio de Melhor Filme e Prémio do Público, no Festival de Roma 2011.

Documentário sobre o realizador e animador norte-americano Bill Plympton, nomeado para dois Óscares de Melhor Curta-metragem de Animação com Your Face (1987) e Guard Dog (2004) e que em 2009 venceu o Grande Prémio do Fantasporto com Idiots and Angels (2008).

Leia também:

Sem comentários:

Enviar um comentário