segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Fantasporto 2012: Destaques (I)


Com o Fantasporto 2012 prestes a chegar, o Split Screen apresenta alguns dos seus principais destaques para a programação deste ano, de forma a ajudar os nossos leitores a decidir que filmes deve ir ver. O festival decorrerá de 20 de Fevereiro a 04 de Março.

Shame (2011), de Steve McQueen
Provavelmente um dos filmes mais antecipados do certame, será exibido na sessão de abertura a 24 de Fevereiro e competirá na secção Semana dos Realizadores. Segunda colaboração do cineasta britânico Steve McQueen com o actor Michael Fassbender, após Hunger (2008), o filme segue um homem solteiro com uma adição por sexo e que acaba por ter de rever a sua vida, quando a sua irmã mais nova (Carey Mulligan) vai morar com ele. Shame venceu três prémios paralelos no Festival de Veneza 2011 e esteve nomeado para um Globo de Ouro de Melhor Actor em Drama e dois prémios BAFTA.

Depois de Il Divo (2008), o napolitano Paolo Sorrentino traz uma comédia dramática que segue uma antiga estrela de rock (inspirada em Robert Smith, dos The Cure) que tenta se reconciliar com o progenitor, horas antes da sua morte. Protagonizado por Sean Penn (Milk), o filme conta ainda com Frances McDormand (Burn After Reading) e Judd Hirsch (Ordinary People). This Must Be The Place venceu o prémio do Júri Ecuménico no Festival de Cannes 2011 e será o filme de encerramento do Fantasporto 2012.

Popular comédia de terror do ano, estreada nos festivais de Toronto e Sitges, Juan de los Muertos é uma co-produção entre Espanha e Cuba. Primeiro filme de zombies cubano segue uma infecção que está a transformar os habitantes de Havana em mortos-vivos, 50 anos após a Revolução Cubana. Juan (Alexis Díaz de Villegas) decide obter vantagem da situação e criar um negócio onde elimina os infectados, a pedido das famílias.

Produção espanhola de terror, centrada em 1986, em Arga, na Galiza, onde uma terrível maldição se abate sobre a marquesa de Mariño e do seu filho, convertendo-o num lobisomem, assim que este complete dez anos de idade. Passados cem anos, o último descendente dos Mariño, um escritor fracassado, regressa à sua terra natal para ser alvo de uma homenagem. Mas parece que a população de Arga tem algo em mente... Estreado no Festival de Sitges 2011, esta é a primeira exibição de Lobos de Arga fora de Espanha.

Thriller britânico, estreado no Film4 FrightFest 2011, ambientado numa quinta remota, e centrado numa mulher que, após o desaparecimento do seu marido, tem de gerir a quinta sozinha, com grandes dificuldades financeiras e duas filhas a seu cargo. Os vizinhos querem comprar a quinta a qualquer custo, mas surgem um amigo do marido que promete aliviar esse fardo. Mas talvez a sua chegada possa não ser uma benção...

Eva (2011), de Kike Maíllo
Ficção-científica espanhola, situada no ano de 2041, onde os robôs fazem parte do quotidiano. Álex (Daniel Brühl), um reputado engenheiro cibernético, regressa à sua cidade natal após dez anos de ausência para trabalhar sem distracções num cargo muito específico: a criação de uma criança robô. Eva conta ainda com Alberto Ammann (Cela 211), Marta Etura (Cela 211), Claudia Vega e Lluís Homar (Cela 211). O filme conta com doze nomeações aos prémios Goya 2012.

Estreado no Festival de Sundance 2011, Bellflower é uma das grandes sensações do cinema independente do ano. No filme, Woodrow (Evan Glodell) e Aiden (Tyler Dawson) são dois amigos que usam o seu tempo livre para construir um lança-chamas e outras armas, porque acreditam que um apocalipse mundial está prestes a acontecer. Enquanto esperam pelo fim do mundo, um deles apaixona-se por uma jovem carismática. Bellflower está nomeado para dois Independent Spirit Awards.

Continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário