Na sua décima primeira edição, a Monstra - Festival de Animação de Lisboa regressou hoje a Lisboa para dar início a mais uma mostra do que de melhor se faz no campo da animação, a nível mundial. Em anos ímpares, o certame dedica-se às longas-metragens de animação, num ano par como este, será focado nas curtas-metragens do género.
A Monstra 2012 continua o seu trajecto de sempre e este ano dedica-se ao cinema de animação da Alemanha, destacando nomes como George Pal e Gil Alkabetz, Oskar Fischinger, Solveig von Kleist, Lotte Reiniger e Bruno Böttge (estes dois últimos terão direito a retrospectivas).
A nível competitivo (este ano dedicado às curtas-metragens) divide-se entre várias secções: Internacional (com mais de dez trabalhos portugueses), Estudantes, Curtíssimas (curtas-metragens com dois minutos ou menos) e Portugueses (com 11 filmes nacionais a concurso, incluindo o mais recente de João Fazenda). Este ano foi criado um novo prémio, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Autores: Prémio SPA/Vasco Granja que irá premiar o Melhor Filme de Animação Português produzido em 2011.
Várias retrospectivas irão fazer parte do programa do festival, entre as quais uma dedicada ao Japão (que contará com a exibição de Ghost in the Shell 2: Innocence, Evangelion: 1.0, Winter Days e The Secret World of Arriety), aos Óscares da Animação (com exibição de curtas-metragens de animação vencedoras ou nomeadas), Históricos (com destaque para Fritz the Cat e Allegro non troppo), Best of the World e Animação e Música, com várias sessões na Fundação Calouste Gulbenkian. Entre as várias actividades paralelas que a Monstra 2012 irá promover encontram-se ainda duas exposições ligadas ao do cinema de animação, Marionetas de Animação e PROJECTO [RE]Animar, ambas em parceria com o Museu da Marioneta.
A Monstra 2012 decorre de 19 a 25 de Março em Lisboa, dividindo-se entre o Cinema São Jorge e o Cinema City Alvalade. A programação completa pode ser vista no sítio oficial.
Sem comentários:
Enviar um comentário