sexta-feira, 13 de setembro de 2013

"Linhas de Wellington" é o candidato oficial português aos Óscares 2014


A Comissão de Selecção do Melhor Filme Português ao Óscar (pertencente à Academia Portuguesa de Cinema) elegeu Linhas de Wellington como o representante português ao Óscar 2014 de Melhor Filme Estrangeiro.

O filme sucede a Sangue do meu Sangue como candidato português. Linhas de Wellington foi votado pela maioria dos membros da comissão (composta por Anabela Teixeira, Pandora da Cunha Telles, Luís Branquinho, Tony Costa, Possidónio Cachapa e Vicente Alves do Ó), tendo estreado na competição oficial do Festival de Veneza 2012. Produzido pelo português Paulo Branco e com um elenco internacional, este foi o último projecto do realizador chileno Raúl Ruiz que acabou por falecer antes do fim da produção e tendo sido concluído pela sua esposa Valeria Sarmiento.

Ao contrário de outros prémios, como os Globos de Ouro, para os Óscares cada país pode apenas submeter um filme. Portugal submeteu já 29 candidaturas (sem contar com esta) desde 1980, sem obter qualquer nomeação. A Academia elaborará uma pré-lista de nomeados dentre todos os candidatos oficiais à categoria, sendo posteriormente reduzida a cinco nomeados, cujo vencedor será anunciado numa cerimónia a 2 de Março de 2014.

Sem comentários:

Enviar um comentário