quinta-feira, 21 de maio de 2009

DVD: A Senhora da Água, por Tiago Ramos



Título original: Lady in the Water (2006)
Realização: M. Night Shyamalan
Argumento: M. Night Shyamalan
Elenco: Paul Giamatti, Bryce Dallas Howard, Cindy Cheung e M. Night Shyamalan

Ou se ama ou se odeia. É esse o estigma de M. Night Shyamalan desde The Sixth Sense (1999). Da minha parte não lhe reconheço nenhum fiasco na verdadeira acepção da palavra, sendo grande fã do trabalho do criativo realizador e argumentista. Este A Senhora da Água ganhou dois dos quatro prémios para os quais esteve nomeado... mas não era bem o esperado. O filme venceu dois Prémios Razzie, considerados os piores do Cinema, nos quais M. Nigh Shyamalan foi considerado o pior realizador e o pior actor secundário.



Lady in the Water é um filme totalmente díspar em relação à anterior filmografia do realizador, cruzando os conceitos religiosos e fantásticos numa trama improvável. Shyamalan convida-nos a retornar à infância durante quase duas horas e é essa humildade que devemos ter e deixarmo-nos conduzir até um espaço onde normalmente não se arrisca no cinema. Não nos é escondida a tentativa de elevar esta bedtime story a um thriller fantástico, num argumento rico e sensível.

São exploradas também as crenças espirituais e religiosas em mundos transcendentais e criaturas divinas. É um ensaio sobre as diferenças entre acreditar e não acreditar, questionar ou não e sobre os perigos iminentes de quem pretende destruir algo mais do que a natureza humana e a sua ligação com outros seres.

No argumento de M. Night Shyamalan prima constantemente este fervilhar de ideias diversas e a coragem em "remar contra a maré" de Hollywood. A história é simples e, mesmo longe de ser perfeita, consegue funcionar bem, com detalhes interessantes, rumando a uma tentativa de tornar o filme numa fábula encantada.



Paul Giamatti
tem um desempenho credível, com uma prestação discreta, mas bastante bem conseguida, consolidando o seu talento enquanto actor. Bryce Dallas Howard tem também um bom desempenho, mas não tão equilibrado como em The Village (2004).

Lady in the Water é para mim, um dos melhores trabalhos do realizador, mesmo que incompreendido pela crítica e público em geral.

Classificação:


Extras:


  • A Senhora da Água: Uma história para Adormecer
  • Conhecer A Senhora da Água - Documentário em 6 partes
  • Cenas Adicionais
  • As Audições
  • Apanhados
  • Trailer para DVD e PC
  • Ligações de Internet

Classificação dos Extras:

4 comentários:

  1. Concordo totalmente com a review. Gosto muito do filme e Shyamalan mostrou que é um inconformado e alguém com ideias que fogem do normal.
    Gostei do termo "remar contra a maré" pois é isso mesmo que ele faz.

    ResponderEliminar
  2. Adorei o conceito artístico do filme, mas considero que fora péssimamente mal aproveitado. Foi para mim, uma autêntica desilução.

    ResponderEliminar
  3. ArmPauloFerreira,
    Felizmente fá-lo. Porque hoje em dia todos querem seguir a mesma onda comercial e cai tudo na repetição...

    Jackson,
    Não concordo. Para mim foi bastante interessante ver esta faceta de Shyamalan.

    ResponderEliminar
  4. ArmPauloFerreira,
    Felizmente fá-lo. Porque hoje em dia todos querem seguir a mesma onda comercial e cai tudo na repetição...

    Jackson,
    Não concordo. Para mim foi bastante interessante ver esta faceta de Shyamalan.

    ResponderEliminar