domingo, 24 de janeiro de 2010

Fantasporto 2010: Curta-metragem "Dança-me" de José Alberto Pinheiro



Na sua divulgação do Fantasporto 2010, o Split Screen não poderia deixar de dar atenção ao cinema português. Inserida no Panorama de Cinema Português, uma das curtas a concurso é Dança-me, com argumento e realização de José Alberto Pinheiro, um jovem cineasta português, fundador do grupo de produção underground Vígilia Filmes.

Eis o trailer da curta-metragem:



Sinopse: Sofia vive com Sandra num apartamento assombrado pelo fantasma de uma relação passada, Pedro foi um espinho doloroso no idílio do casal. Demasiado confusa com a sua própria vida, dedica-se a saber tudo... sobre a vida dos outros. Está a escrever um livro, sobre pessoas, e acaba de encontrar o capítulo que lhe faltava para terminar o projecto: Ramiro Lopes, uma obscura lenda das danças de salão, que após uma ascensão meteórica no inicio da década de setenta, desapareceu do mapa sem deixar rastro. Ramiro vive uma vida pacata e não está interessado em admitir estranhos nesse universo particular. Sofia é persistente, e vai encontrar muito mais do que podia antever. Como se fosse um sonho, dentro de um sonho, dentro de um sonho...



A curta-metragem é protagonizada por Isabel Carvalho, Jorge Vasques, Adriana Faria e António Cortesão. Dança-me é uma das últimas prestações do actor Jorge Vasques que faleceu em 2009 no Teatro Helena Sá e Costa após uma actuação.

Embora "apoiado" pelo ICA, este é essencialmente um projecto no budget produzido inteiramente em espírito de guerilla dentro de limitações financeiras e de foro académico (o filme é um co-produção Vigília Filmes e Curso de Tecnologia da Comunicação Audiovisual).

Este não é o primeiro trabalho de José Alberto Pinheiro, cujos trabalhos já foram exibidos em anteriores edições do Fantasporto e em festivais como Up And Coming Film Festival Hannover, Festival Internacional de Cinema do Porto e Festival Internacional de Cinema Independente de Barcelona, entre outros.



A sua mais recente curta-metragem Dança-me poderá ser vista no Fantasporto 2010, na sexta-feira, 5 de Março de 2010. às 15h15, no Pequeno Auditório do Teatro Rivoli, tendo a mesma a duração de 17 minutos.


Sem comentários:

Enviar um comentário