terça-feira, 9 de março de 2010

LOST: Sundown (6.06)

O sexto episódio da temporada serviu como ponto de ruptura. A ordem de flashes da primeira temporada foi quebrada, tendo este episódio sido centrado nas duas vidas de Sayid. Embora a história contada nos flash-sideways tenha sido menos empolgante que as anteriores, serviu como um bom paralelismo à decisão do personagem central, reforçando a seguinte pergunta: existe redenção possível para o Sayid? O episódio marca ainda o regresso à ribalta de um dos maiores mistérios da série, conhecido como a "caixa mágica" da Ilha.

Mundo Paralelo

Sayid é um homem que vive em conflito com o seu passado como torturador. Prometeu a si mesmo tornar-se uma pessoa melhor e evitar o caminho da violência. É tio de duas crianças, filhos do seu irmão com Nadia – a mulher da sua vida.

Não se sentiu digno do amor de Nadia e foi o próprio que encorajou o casamento, mas o amor pela família permanece forte no seu coração. Omer, no entanto, irá cumprir o papel da serpente: contraiu uma dívida a um grupo de mercenários que está a exigir mais do que era devido, e tenta Sayid a "tratar do assunto" para salvar a família. Sayid recusa, não quer voltar a matar. Mas um acidente com o irmão irá levá-lo a repensar esta decisão.

Sayid visita Omer no hospital, onde se cruza por breves momentos com Jack. A expressão de Jack é ambígua, deixando a dúvida de que poderá ter sentido alguma espécie de dejá-vu, ou que tenha sido simplesmente um olhar casual. É ainda importante salientar que Jack está presente em todos os flash-sideways mostrados até este episódio, servindo como um ponto de ligação entre todos os personagens.

Nadia insiste para que Sayid não se envolva nos problemas do irmão, mas o encontro com os mercenários à porta de sua casa revela-se determinante. Keamy lidera uma espécie de máfia e tenta exercer pressão sobre Sayid. No entanto, este Keamy é bem diferente do líder do grupo de mercenários que ataca a Ilha no mundo original: apresenta-se como alguém pouco confiante, com discursos inspirados em filmes da máfia. É desconcertante ver o vilão da quarta temporada transformado numa tentativa de líder mafioso. Ainda assim, as suas ameaças foram suficientes para que o coração de Sayid pendesse para a violência e consequente morte de Keamy e seus homens.

A história deste Sayid é deixada em aberto, no entanto, quando este encontra Jin aprisionado. Assumindo que Jin trabalha para o pai da Sun, qual a sua ligação com o grupo do Keamy? Na realidade original, Keamy trabalhava a serviço do Charles Widmore, cuja empresa mantinha relações com a Paik Industries. Mesmo que estes parâmetros se mantenham, qual a explicação para o facto de Jin ter sido capturado por Keamy? E como se irá ele entender com Sayid, quando não é capaz de dizer mais do que "No English"?

Mundo Original

No Templo, Sayid procura Dogen para obter explicações. Depois de ter sido alvejado e afogado, regressa à vida para ser torturado pelos Others. Não tivesse sido a desconfiança do Jack, teria sido (novamente) morto por envenenamento.

Dogen explica-lhe que existe, no coração de cada um, uma balança que pesa o bem e o mal. Dogen acredita que, no coração de Sayid, a balança está a pender para o lado errado e o melhor seria a sua morte. O simbolismo é subtilmente exacerbado pelas suas mãos, quando Dogen mostra uma luva preta ao referir-se ao lado do mal.

A balança que pende para o lado errado evoca-nos a que vimos junto à caverna do Smokey em "The Substitute", quando este retira a pedra branca e a atira ao mar. De facto, a crença de Dogen é que o coração de Sayid esteja inclinado para o mal. Por outro lado, Sayid acredita que é um homem bom, apesar de todas as suas acções. Dogen desencadeia um fantástico combate: ao longo de 5 temporadas, vimos Sayid recorrer aos mais diversos golpes em combate mas, desta vez, encontrou um adversário à altura.

Dogen vence Sayid, mas é incapaz de o matar: a queda da bola que guarda com tanto carinho lembra-o do seu filho, mas lembra-o também do seu papel na Ilha. Dogen tem o dever de proteger os candidatos, não lhe compete julgar o Sayid. Assim, expulsa-o do Templo.

A chegada de Claire faz com que as coisas mudem de figura. Smoke quer falar com Dogen, mas este sabe que não pode sair do Templo ou será morto. A troca de palavras é reveladora, pois Claire sugere-lhe que procure alguém que o Smoke não mate. A primeira reacção é de chamar o Hurley e o Jack, mas estes já se encontram a caminho do farol. Dogen parece saber que o Smokey não poderá matar um candidato, mas não lhe resta outra opção senão o Sayid.

As instruções são simples: A pessoa que encontrar será alguém que Sayid conhece, alguém que morreu. Essa pessoa é a encarnação do mal, Sayid deve cravar-lhe a adaga que Dogen lhe entregou assim que o veja: se ele falar, será tarde demais. É esta a oportunidade de Sayid provar que ainda existe "o bem" no seu coração, mas teria sido chocante se o plano resultasse.

O Black Smoke chega com uma brisa suave, anuncia a sua chegada com "Hello Sayid". A adaga subitamente cravada não tem efeito e Smoke retira-a do seu peito, sem qualquer vestígio de sangue. Smoke cumpre, nesta realidade, o papel da serpente que irá tentar Sayid. Depois de tudo o que aconteceu, é fácil convencer Sayid que Dogen o enviou numa missão suicida. Smoke mostra compaixão com Sayid e pede-lhe o simples favor de entregar uma mensagem.

Para facilitar a decisão de Sayid, Smoke sugere-lhe que poderia ter qualquer coisa que desejasse no mundo inteiro, incluindo a sua falecida esposa. Não faz qualquer promessa, mas a sugestão torna-se determinante para o Sayid. As suas palavras, no entanto, evocam as palavras de Ben no episódio "The Man from Tallahasee" (3.13), antes de revelar ao Locke que o seu pai se encontra na Ilha:
"What if I told you that somewhere on this island, there's a very large box. And whatever you imagined - whatever you wanted to be in it - when you opened that box, there it would be".

A misteriosa "caixa mágica" a que o Ben se referia poderá ser a fonte de todos os milagres ocorridos na Ilha. Poderá ter feito Locke andar e curado o cancro da Rose ou da Rachel, ou até mesmo ter dado longa vida ao Richard. Se tal coisa realmente existe, faz então sentido que uma entidade como o Jacob exista para a proteger. Faz também sentido que seja a coisa mais cobiçada em todo o mundo e que uma entidade como o Smoke seja capaz de qualquer coisa para a obter. O que aconteceria se tal coisa caísse nas mãos erradas?

Entretanto, Kate regressa ao Templo e é informada da chegada da Claire. Kate encontra-a e dá-lhe a novidade acerca do Aaron. As expressões de Claire variam desde a alegria do reencontro com a amiga ao mais profundo ódio pela mulher que lhe roubou a criança. Kate quer ajudar Claire, mas esta diz-lhe que não é ela quem precisa de ajuda. No exterior, Sayid entrega a mensagem do Smoke, lançando o pânico entre os Others, e procura Dogen, que se encontra junto à fonte, com a bola de baseball do seu filho na mão.

Dogen revela que veio parar à Ilha depois de ter feito um acordo com Jacob, que salvou a vida do seu filho. Em troca, foi proibido de o voltar a ver, ficando a trabalhar no Templo. Dogen teve de se sacrificar para que o seu desejo fosse realizado: sabe que o seu filho foi salvo, mas sente a dor da separação. A sua história é semelhante à da Juliet e a sua irmã: Jacob curou-a mas, em contrapartida, Juliet teve de ficar na Ilha. A proposta do Smoke ao Sayid não foi muito diferente. As revelações deste episódio parecem indicar que Jacob teria controlo da "caixa mágica" para conceder desejos e realizar milagres, fazendo fortes exigências em troca.

Chegou o pôr-do-sol. Sayid empurra Dogen para a fonte e afoga-o. Era o responsável pela protecção do Templo e a sua morte foi aparentemente necessária para que o Black Smoke pudesse entrar. Este chega ao Templo e leva consigo a destruição. Kate vai ao encontro de Claire, enquanto Miles se depara com o grupo de Ilana, que lhe pergunta pelos restantes candidatos. Miles revela que Sayid está junto à fonte e Ben decide ir buscá-lo, mas Ilana deixa-o para trás e lidera o grupo na fuga do Templo pela passagem secreta.

Ben encontra Sayid junto à fonte, enquanto este observa os corpos de Dogen e Lennon. Chama-o para fugir do Templo enquanto é tempo, mas Sayid diz que já não há tempo, com um sorriso digno da própria Claire. Ben parece compreender o que se passa, pois corre a fugir do local, mas não parece ir a tempo de encontrar o grupo da Ilana.

A cena final do episódio é uma das melhores de toda a série, digna das melhores salas de cinema: Sayid caminha pelo meio da destruição que o próprio desencadeou, enquanto a "Catch a Falling Star" ecoa pelas paredes do Templo. Claire surge do interior, seguida por Kate. Sem uma troca de palavras, Smoke recebe os seus discípulos com aprovação, mas olha friamente para Kate. A cada episódio, a Kate parece mais perto de descobrir o seu propósito na Ilha. Estão cada vez mais definidos os lados que cada personagem irá tomar nesta guerra entre o Smoke e o Jacob. Mas cada vez mais este parece um combate entre dois lados do mal, sem uma força do bem.

2 comentários:

  1. Massivo!
    Um belo post, e como sempre Telmo, impressionante!

    Realmente esse detalhe do Jack aparecer em todos os episódios da outra realidade, já dizem muito sobre ele e o seu papel no desfecho...

    ResponderEliminar
  2. Obrigado! Penso que o Jack se encaminha para o papel do Jacob, da mesma forma que o Locke acabou no do Smoke... ou mesmo que não seja de uma forma tão linear, vai ser uma decisão do Jack a determinar o desfecho da série.

    ResponderEliminar