sábado, 24 de abril de 2010

Vencedores do passatempo James Bond


Aqui ficam os três escolhidos entre 98 participações. As votações foram renhidas até ao final, mas tivemos de chegar a esta lista reduzida, embora se fosse possível, teríamos premiado todos os que nos revelaram as suas ideias para argumentos de 007.

1º lugar - Filipe Ferraz Coutinho

Eu apostaria numa versão retro de James Bond. Ao invés de fazer com que 007 se aproveitasse das tecnologias de ponta que usa em Goldeneye ou Tommorow Never Dies, faria-o regressar aos anos 60 onde as invenções utilizadas são minimalistas e elementos "surpresa" da narrativa. Como tal, teria que haver um aposta mais forte no desenvolvimento de uma trama consistente.
Nessa óptica situaria a acção do próximo argumento na Nova Iorque de 1967, mais precisamente em Chinatown, onde James Bond se encontra a desmantelar um caso de corrupção política a mando do MI5. Quando captura um espia inglesa a trabalhar para os russos nos becos mais sombrios de Chinatown deixa-se seduzir e quase põe em risco a missão. Contudo, após um curioso golpe do destino, apercebe-se da fachada da sedutora mulher e interroga-a.
Mesmo estando o mundo em plena Guerra Fria, Bond descobre uma verdade chocante. EUA e URSS preparam-se para uma aliança com intuito máximo o domínio mundial. 007 descobre um documento assinado por Nikolai Podgorny e Lyndon B. Johnson que revela a divisão do mundo em duas partes iguais. Cabe a James Bond expor os planos antes que seja tarde de mais. Mas a busca por provas revela-se sinuosa.

2º lugar - Tiago Alexandre Simões Pessoa

Um turbilhão de emoções afectam James Bond o agente britânico 007, separando o homem do mito que muitos julgavam ser. Após um terrível erro de julgamento que terminou com a morte de Felix Leiter encontramos Bond numa espiral descendente de paranóia e alcoolismo. Culpabilizado e responsabilizado Bond è afastado do serviço secreto britânico. Sem esperança e cansado. Prestes a desistir da sua vida. Bond vai ter de responder a um último apelo de M. O pedido vem como amigo e vai opor Bond ao seu próprio país. Destítuido de identidade e julgado atraiçoado pelo seu próprio país que o abandonou na única altura que precisou dele, Bond começa uma guerra que o vai colocar em oposição contra tudo e contra todos.. atè ser traído por M. Bond terá de descobrir onde està a verdade e porque luta. E se a resposta sempre veio fácil, terá agora de a procurar no local que lhe è mais inacessível no mundo. O seu coração. E viver ou morrer com Ela.

3º lugar - Nelson José Novais de Oliveira

Neste filme 007 teria a difícil missão de salvar o mundo de uma potencial ameaça com origem dentro dos próprios laboratórios do MI-6. Um magnata do submundo do crime de fármacos pretende tornar toda água do mundo imprópria para consumo depois de ter roubado do laboratório um processo de purificação de água verdadeiramente revolucionário. Pretendendo posteriormente ganhar fortunas vendendo esse bem essencial à vida.
Durante a sua demanda o agente conhece uma bela e extravagante estrela mediática com a qual se relaciona, sendo que esta seria uma vítima de contaminação atraves de água toxica.

Assim sendo, Filipe Ferraz Coutinho irá receber os títulos Casino Royale e Dr. No; Tiago Alexandre Simões Pessoa irá receber Quantum of Solace; e Nelson José Novais de Oliveira irá receber Vive e deixa morrer.
Parabéns a todos três pelo prémio e pela imaginação demonstradas.

1 comentário: