quarta-feira, 26 de maio de 2010

Estreias 27 Maio'10: Cold Souls, Vincere, Bam gua nat, Prince of Persia, L'âge des Ténèbres, Le Premier Jour du Reste de ta Vie, Shrink e StreetDance

Amanhã, dia 27 de Maio, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

Alma Perdida (Cold Souls)

Ano: 2009
Realização: Sophie Barthes
Argumento:
Sophie Barthes
Género: Comédia, Drama
Elenco: Paul Giamatti, David Strathairn, Dina Korzun, Katheryn Winnick e Emily Watson

Paul Giamatti (o próprio Paul Giamatti) é um famoso actor de teatro a atravessar uma crise de identidade. Um dia, ao folhear o jornal, dá de caras com o Soul Storage, um laboratório que retira, congela e guarda as almas de forma a libertar as pessoas das suas preocupações diárias. Seduzido pela ideia, resolve submeter-se ao processo e extrair a sua alma torturada, optando por alugar outra, supostamente mais despreocupada. Mas depressa percebe que a ideia não foi brilhante. E, quando regressa ao laboratório para recuperar a sua antiga alma, descobre que esta foi roubada e vendida no mercado negro. A sua alma pertence agora a uma actriz de telenovelas sem talento que, para tornar tudo ainda mais complicado, é casada com um perigoso mafioso russo. Agora, Paul terá de ir à Rússia para poder regressar, de corpo e alma, à sua vida normal.

Outras sugestões:

Vencer (Vincere)

Ano: 2009
Realização: Marco Bellocchio
Argumento: Marco Bellocchio

Ida Dalser (Giovanna Mezzogiorno) foi o primeiro amor e, supostamente, a primeira mulher de Benito Moussolini (Filippo Timi). Eram os tempos de formação de Benito, nos anos que antecederam a Primeira Grande Guerra, quando o futuro ditador tentava ainda a emancipação das massas através dos ideais socialistas, muito antes de se converter ao fascismo. Depois de uma relação impetuosa entre os dois da qual resultou um casamento e um filho, Benito, negando qualquer relação com aquela mulher, manda interná-los num asilo por demência declarada, sendo destruídos todos os registos médicos, assim como os supostos arquivos de casamento. Desta forma, mãe e filho são renegados e apagados da História. Encenado e musicado como se de uma ópera se tratasse e utilizando algumas imagens de arquivo, Marco Bellochio realiza um drama em que apresenta uma Itália isolada e destituída de identidade, tal como Ida, a personagem principal.


Noite e Dia (Bam gua nat)

Ano: 2008
Realização: Sang-soo Hong
Argumento: Sang-soo Hong
Género: Drama
Elenco: Su-jeong Hwang, Yeong-ho Kim e Seon-gyun Lee

Apanhado a fumar marijuana, Kim Sug-nam (Kim Yeong-ho), um pintor de alguma notoriedade, deixa toda a sua vida na Coreia do Norte e exila-se em Paris. Aí, longe das pressões diárias do seu país, instala-se num pequeno hotel de um compatriota e, inesperadamente, vê-se envolvido num grupo de expatriados coreanos. Assim recomeça a vida de Kim Sug-nam: durante o dia vai-se envolvendo com outras pessoas e com outras mulheres; de noite, já no quarto de hotel, "regressa a casa" através das horas que passa ao telefone com a sua mulher, que em Seul se debate com problemas com a polícia. Realizado por Hong Sang-soo ("O Poder da Província de Kangwon" e "A Virgem e os Seus Amantes"), um filme sobre as mentiras e engodos emocionais no relacionamento diário entre as pessoas.


Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo
(Prince of Persia: The Sands of Time)

Ano: 2010
Realização: Mike Newell
Argumento: Boaz Yakin e Doug Miro
Género: Acção, Aventura
Elenco: Jake Gyllenhaal, Gemma Arterton, Ben Kingsley e Alfred Molina

Império Persa, século VI. O destino de Dastan (William Foster em criança / Jake Gyllenhaal em adulto) era tornar-se príncipe, mesmo que as suas origens não o pudessem prever. Sem família, sozinho e abandonado à sua sorte, vagueia pelas ruas sobrevivendo graças apenas à generosidade alheia. Para aquela criança, cada dia é uma aventura e sobreviver um enorme desafio. Quando um capitão do Exército o castiga severamente por defender um amigo que rouba uma maçã, Dastan é poupado e adoptado pelo rei Sharaman (Ronald Pickup), acabando por crescer de acordo com os nobres ensinamentos do seu pai adoptivo e do seu tio Nizam (Ben Kingsley), um homem cuja vida é exemplo de sabedoria e bondade. Já adulto, Dastan, querendo provar o seu valor e demonstrar gratidão para com o rei que o tratou como filho, segue para Alamut, uma cidade aliada aos seus mais antigos inimigos. Mas, Alamut encerra um antigo segredo: as lendárias areias do tempo. Quando o rei Sharaman é cruelmente assassinado e Dastan acusado do crime, ele encontra na princesa Tamina a única aliada para limpar o seu nome. Tamina ensinará o seu novo amigo a sobreviver a todos os perigos do deserto e os dois irão encontrar o segredo encerrado nas areias que, segundo a lenda, consegue reverter o tempo e dar, a quem o controlar, o poder de subjugar o passado e o presente. Realizado por Mike Newell, é baseado nos jogos de vídeo "O Príncipe da Pérsia" criados em 1989 por Jordan Mechner, que no filme faz parte da equipa de argumentistas e produtores.


A Era dos Ignorantes (L'âge des Ténèbres)

Ano: 2007
Realização: Denys Arcand
Argumento: Denys Arcand
Género: Comédia
Elenco: Marc Labrèche, Diane Kruger, Sylvie Léonard e Caroline Néron

Jean-Marc Leblanc (Marc Labrèche) é um homem com uma vida insignificante, desprezado por todos que, sempre que pode, foge da realidade para uma vida cheia de coisas excitantes. Mas estas, infelizmente, apenas existem na sua imaginação. Nos seus sonhos ele é um cavaleiro, uma estrela de rock, um actor de cinema, um escritor célebre. E sempre com um imenso poder sobre o sexo oposto. Um dia, farto de viver uma existência adulterada, decide mudar de atitude e dar uma nova hipótese à sua vida real. Escrito e realizado pelo canadiano Denys Arcand ("O Declínio do Império Americano", "As Invasões Bárbaras"), um filme sobre as pressões sociais de sucesso que pouco se adequam à vida de uma pessoa comum.


O Primeiro Dia do Resto da Tua Vida
(
Le Premier Jour du Reste de ta Vie)

Ano: 2008
Realização: Rémi Bezançon
Argumento: Rémi Bezançon

O primeiro dia do resto da vida de alguém. O dia que marcou de tal modo a existência de uma pessoa que se transforma num marco. Ou num recomeço. Neste caso particular trata-se do dia mais marcante da vida de cada um dos membros da família Duval. E assim, pegando nestes cinco dias tão importantes, o realizador Rémi Bezançon apresenta-nos cada uma das cinco personagens: a mãe Marie-Jeanne (Zabou Breitman), o pai Robert (Jacques Gamblin) e também Albert (Pio Marmaï), Raphaël (Marc-André Grondin) e Fleur (Déborah François), os três filhos adolescentes.


A Mente dos Famosos (Shrink)

Ano: 2009
Realização: Jonas Pate
Argumento: Thomas Moffett
Género: Drama, Comédia
Elenco: Kevin Spacey, Keke Palmer e Mark Webber

Henry Carter (Kevin Spacey) é o psiquiatra dos famosos. Com uma enorme credibilidade enquanto profissional, os seus pacientes são as mais cobiçadas estrelas de Hollywood, cada uma com a sua obsessão particular: a actriz em decadência, o argumentista instável, o agente obsessivo compulsivo. Tudo corria na perfeição até surgir, na sua vida, uma situação com a qual ele próprio é incapaz de lidar. Quando começa a fumar marijuana como fórmula terapêutica, o seu mundo desmorona-se e Henry dá por si a questionar todo o seu modo de vida. Sem confiança em si próprio, coloca-se a questão: será ele quem ajuda os seus pacientes a superar os seus problemas ou o inverso?

StreetDance 3D (StreetDance 3D)

Ano: 2010
Realização: Max Giwa e Dania Pasquini
Argumento: Jane English

Carly (Nichola Burley) é uma bailarina de streetdance a atravessar um momento difícil. Apesar da euforia pelo seu grupo de dança ter sido apurado para as finais do Campeonato Inglês de Streetdance, o seu namorado, também bailarino, abandona-a e a todo o grupo deixando-os completamente desmoralizados. Para agravar a situação acabam por perder o espaço onde ensaiavam e precisam urgentemente de uma alternativa antes que seja impossível a sua participação no concurso. Mas a solução não tarda a chegar quando Helena (Charlotte Rampling), a professora da Academia de Ballet Clássico, absolutamente deslumbrada com o entusiasmo daquele grupo tão distinto do seu, decide fazer-lhes uma proposta: eles usam o estúdio da Academia em troca de uma colaboração com os alunos de ballet. E, de um choque de culturas inicial que faz prever uma colaboração desastrosa, nasce uma relação de admiração mútua onde todos saem a ganhar.

Sinopses: Cinecartaz.Público

4 comentários:

  1. Filmes bastante bons. Interessa-me o "A mente dos famosos".

    http://vidadosmeusfilmes.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Quero muito ver "Cold Souls" e "Shrink", até pelos atores.

    ResponderEliminar
  3. «Cold Souls» é um filme agradável! Shrink ainda não vi.

    ResponderEliminar
  4. Ainda não o vi. Desta semana só consegui ver ainda o "Cold Souls"!

    ResponderEliminar