domingo, 7 de agosto de 2011

Gritos 4, por Tiago Ramos



Título original: Scream 4 (2011)
Realização: Wes Craven
Argumento: Kevin Williamson
Mais de 10 anos depois do capítulo final, a ideia da produção de um quarto capítulo para o franchise Scream como início de uma nova trilogia de Wes Craven chegou como uma bomba para os fãs. O hype imediatamente cresceu nas redes sociais e para muitos a ânsia de voltar a rever o seu guilty pleasure da adolescência superava a dúvida da necessidade da sua existência. Sob o mote «nova década, novas regras», justifica-se assim o ressurgimento do assassino da máscara, numa altura em que ocorreram mudanças significativas no trio de protagonistas e onde Neve Campbell surge como uma protagonista mais fria e de certo modo aproveitadora dos eventos dos primeiros três filmes.

O melhor na saga Scream sempre foram as cenas iniciais e este Scream 4 não difere muito, aproveitando-se genialmente das expectativas do espectador e utilizando o interessante efeito de espelho, com um filme dentro do filme, dentro do filme. Depois parte para as críticas dos espectadores aos filmes do género, onde se inclui Scream, e ironiza as sequelas e parte para a desconstrução do conceito de remake, popularizado actualmente e ridicularizando até o conceito de torture porn. A justificação para este quarto capítulo surge à luz dos fenómenos actuais do mediatismo, onde principalmente os mais jovens, decidem ser populares e famosos à força, nem que isso exija algum tipo de método mais radical. A história apropria-se de elementos contemporâneos como os videobloggers, as aplicações de iPhone ou as redes sociais para instalar o terror, consciente da actualidade como Wes Craven sempre foi.

Mesmo que a história em si não adiante nada ao género, nem aos seus antecessores, a revisitação das personagens Sidney, Dewey e Gale são mais que suficientes para quem vê Scream como uma fonte de entretenimento. O facto de todos eles decidirem regressar à história que os popularizou demonstra o carinho com que também os actores abraçaram o projecto arrojado da década de 90. Mesmo para os fãs do terror, Scream é visto com bons olhos, destacando-se por exemplo a cena onde são citados os remakes de terror já feitos, parte da habitual metalinguagem do filme, de reverência ao género.

O restante não passa de entretenimento, o mesmo de sempre por parte de Scream. É verdade que nenhuma das sequelas chega aos calcanhares de Scream (1996), mas não nos importamos, afinal faz parte de um fenómeno de cultura pop que abraça agora uma nova década e tenta reinventar-se, fazendo uso da paródia ao género, consciente também das suas alterações ao longo dos anos.



Classificação:

Sem comentários:

Enviar um comentário