sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Fantasporto 2012: Dia 4 (Pré-Fantas)

O quarto dia de Fantasporto fez-se exclusivamente no Pequeno Auditório, enquanto no Grande Auditório acontecia uma grande sessão dupla com Nosferatu (1922), de F.W. Murnau e Dracula (1992), de Francis Ford Coppola. À parte de uns pequenos desentendimentos acerca dos possuidores de livres-trânsito e acreditações de imprensa que a haver uma melhor organização seria evitável, as escolhas da noite recaíram no japonês Zombie Ass: Toilet of the Dead (2011) e no holandês Het leven uit een dag (2009).

Não há muito a dizer aqui. Noburu Iguchi é um repetente no Fantasporto, onde já apresentou filmes como The Machine Girl ou RoboGeisha, e quem vai ver os seus filmes já sabe o que espera. Uma criatividade sem limites, assim como a narrativa disparatada, efeitos especiais e CGI de qualidade duvidosa e neste caso uma horror comedy bastante escatológica. É um filme que tem de ser avaliado pelo género em si e pelo divertimento que traz aos espectadores.

[Zombie Ass: Toilet of the Dead voltará a ser exibido quinta-feira, 1 de Março, à 01h15, no Grande Auditório e Sábado, 3 de Março, à 01h no Pequeno Auditório do Teatro Rivoli no Porto]
O conceito do filme é bastante original e interessante: um mundo alternativo onde as pessoas vivem apenas durante um dia e como tal todos os grandes e importantes eventos/sentimentos são vividos e sentidos apenas uma única vez. Mas e quando dois apaixonados querem viver eternamente esse sentimento? A opção pode passar por uma realidade alternativa, conhecida como "Inferno" e onde se podem sentir as mesmas coisas vezes sem conta (um pouco como a "nossa" realidade). A ideia em si, especialmente numa história de amor, é inventiva. E apesar de ser um filme bonito, com uma excelente fotografia de Jasper Wolf, acaba por se tornar demasiado meloso em alguns momentos. Mesmo a interessante opção estética do split screen trazida por Mark de Cloe acaba por cansar a dada altura, assumindo contornos de um grande videoclip, acabando por revelar que a ideia teria sido bem mais interessante numa curta do que numa longa-metragem.

[Life in One Day voltará a ser exibido Sábado, 25 de Fevereiro, às 19h, no Grande Auditório do Teatro Rivoli no Porto]

Sem comentários:

Enviar um comentário