quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Balas&Bolinhos - O Último Capítulo, por Tiago Ramos


Título original: Balas&Bolinhos - o último capítulo (2012)
Realização: Luís Ismael
Argumento: Luís Ismael
Elenco: Luís Ismael, Jason Ninh Cao, J.D. Duarte, Jorge Neto, João Pires, Fernando Rocha, Octávio Matos, Carlos Paulo, Jaimão e Francisco Menezes

Há 11 anos atrás nascia um fenómeno nacional. Um filme de baixo custo, com actores amadores que se tornou um inesperado clássico do chamado cinema xunga e uma legião de fãs, sedentos das piadas inusitadas de um grupo composto por quatro bizarros criminosos do Norte. Inexplicável ou não, a verdade é que acabou por se tornar uma trilogia, cujo último capítulo estreia agora nos cinemas portugueses e que motivará grande afluência aos cinemas. O que esperar deste Balas&Bolinhos - o último capítulo? Quem já é fã, poderá esperar mais do mesmo aliado a um aumento do nível da produção e certamente não se sentirá defraudado. Quem não o é, pode seguramente dispensá-lo.

Não tendo nada contra o entretenimento fácil e ligeiro, a verdade é que aquilo que chega não é suficiente para ser levado em conta no panorama do cinema português. O que é pena, já que rapidamente se apercebe que em Luís Ismael (realizador, argumentista e protagonista) há um sentido cinematográfico interessante, com boas capacidades e algumas referências cinematográficas. Veja-se por exemplo, a cena inicial deste filme, numa divertida alusão aos célebres filmes de kung fu dos anos 90 ou mais à frente, uma referência à icónica cena de North by Northwest (1959), de Alfred Hitchcock, protagonizada por um avião e Cary Grant. São referências suficientes para perceber que há inteligência no trabalho desta equipa que prefere porém, desperdiçá-la no humor fácil e escatológico. Não se trata aqui de me sentir, enquanto espectador, ofendido pelo uso de calão, palavrões ou piadas recorrentes a sexo ou escatologia ou muito menos de desconhecer aquilo que (infelizmente) muitos insistem em designar como espírito do Porto ou Norte do país. Trata-se sim de termos perante mãos uma sucessão de piadas gastas, sem sentido e sobretudo de algum mau gosto (volto a dizer que não se trata de uma questão de ofensa). Trata-se daquela sucessão de personagens estereotipadas, arquétipos do mau gosto e do típico chico-espertismo português, que efectivamente poderiam ser usadas (e até de forma inteligente e agradável), se não fossem desperdiçadas nesta fraca narrativa, sem interesse e aborrecida.

Óbvio que o aumento do nível de produção se reflecte também no filme, mais cuidado, com um bom trabalho de câmara, fotografia e até a nível de elenco, com algumas aquisições sonantes no panorama do humor (?) português. Contudo, essa melhoria a nível técnico não vem acompanhada de bom gosto, porque esse não se compra, educa-se. Dá pena ver talento desperdiçado.


Classificação:

69 comentários:

  1. o que dá pena é dinheiro investido de nós todos em filmes que ninguém vê...
    o que dá pena é criticar filmes sentado refastelado numa cadeira quando não se conhece o esforço e dedicação de quem não quer estar dependente da mama do ICA e que faz cinema por gosto
    mas o que dá gozo é ver o Balas à frente de muitos filmes que levaram com 30 e 40 salas e não fizeram a assistência que o Balas fez só com 7....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A que filmes nacionais se refere quando fala em 30 e 40 salas?

      Eliminar
    2. Ainda há de haver o dia em que me vai explicar que filmes são esses feitos com o SEU dinheiro, que ninguém vê. É absolutamente inacreditável como uma mentira se transformou em argumento para os defensores de um cinema pobre e por consequência de um país miserável.
      Cinema por gosto? Talvez os senhorios também queiram arrendar por gosto! O que lhe parece?

      Eliminar
    3. O dinheiro que paga nos SEUS impostos não irá para o Ministério da Cultura e por sua vez para o ICA e por sua vez para a mão de alguns realizadores que fazem filmes só para o umbigo deles e que ninguém vê ?

      Eliminar
    4. Não amigo... informe-se primeiro de onde vem o dinheiro que o ICA (não) tem... Depois de ficar a saber de onde vem esse dinheiro poderemos começar a conversar.

      Eliminar
    5. Aquilo que o "balas fez em 7 salas" é apenas um espelho da identidade intelectual dos portugueses. 80% da população seguramente gostará deste pseudo-fenómeno... Aos outros 20% vai passar despercebido porque nem sequer se dão ao trabalho de perder tempo com este tipo de diarreia mental. E que se danem os intelectuais do cinema, isto não tem nada a ver com isso. Isto é mesmo é uma questão de (bom) gosto.

      Eliminar
    6. Bom gosto??? E não tem nada a ver com os intelectuais do cinema??? E que autoridade é para definir o que é bom gosto ou não?? Bom gosto é o seu gosto?? Duvida de seriedade e do trabalho envolvido na produção deste filme?? E a coerência onde está??? Como pode dizer que não se dá ao trabalho de ver e simultâneamente classificar de "diarreia mental" justamente aquilo que afirma não ver?? Aceite uma sugestão, "descomplexe-se", vá ver o filme e dê umas valentes gargalhadas. Talvez seja isso que lhe faz falta!!

      Eliminar
    7. A meu ver um filme é entretenimento.
      Se o Balas e Bolinhos é para 80% da população portuguêsa, que gosta deste tipo de filme, eu diria, então, que tem mais 80% de sentido que um filme para intelectuais.

      Eliminar
  2. Quanto às salas basta ir ao site do ICA, tá lá tudo. Quanto à trilogia, todos o dizem !! basta tb fazer um google a isso !

    ResponderEliminar
  3. Ahahahah meu deus que critica tão petulante e preconceituosa!!!!
    Já pensaste ser realizador ou vais continuar a ser um ressabiado?

    ResponderEliminar
  4. As imagens disto fazem pensar em comédias dos estúdios de terceira linha de bollywood.

    ResponderEliminar
  5. Serei eu ou está a cheirar a dor de coto crónico?
    Vê se tiras a intelectualidade do cu, talvez consigas ser um critico decente.

    ResponderEliminar
  6. Esta crítica é boa demais para um filme tão mau.

    ResponderEliminar
  7. É tão bom ver gente que nem sequer viu o filme a vomitar inveja, snobismo e preconceito. Obrigado!!! You make my day!!!!! Eheheh!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se se está a referir a mim, mas de facto estive presente na antestreia do filme e pasme-se, aguentei até ao fim do mesmo.

      Eliminar
    2. Ate gostaria de saber qual o melhor filme português na opinião deste Sr. Tiago ramos. Acredito que este filme ate tenha projecção internacional tipo alguns filmes franceses como o Taxi etc. Nao é um porco e diamantes mas quem sabe até onde este filme vai chegar... ao contrario do resto e da porcaria dos filmes portugueses que temos que até nos envergonham.... Os brasileiros tem grandes filmes... e nos o que temos?? filmes de adormecer meninos. felizmente pela pontuação do imdb e pela variedade de idades a votar, a pontuação é unanime e vê-se que isto é dor de cotovelo de nao conseguir fazer nada igual. Quanto aos palavrões, em quase todos os filmes ingleses ou americanos ha palavrões e esses é que vendem...

      Eliminar
  8. Sim estou pasmado de saber que foi à antestreia do Balas! O filme é para gente de mente aberta, divertida e que compreende o que é o filme. Pertenço orgulhosamente aos 80% dos portugueses que na sua perspectiva são mentecaptos e imbecis se isso significar ser arrogante como você. Vá lá... Continue a masturbar-se com o kubrick e o terence que nisso você é expert.

    ResponderEliminar
  9. Tiago Ramos você pagou bilhete para assistir a este filme?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso influencia as críticas, normalmente?

      Eliminar
    2. Obrigado por ter respondido à minha questão.

      Eliminar
  10. O Balas não é um filme ao alcance de toda a gente. É um filme onde o snobismo e a pseudo-intelectualidade deve ficar à porta do cinema. As piadas podem ser fáceis e acessíveis, mas o filme é um autêntico movimento. Já se sabia que iam surgir críticas destas. Não é uma trilogia ao alcance de todos. E eu sinto-me um felizardo por conseguir deixar à porta do cinema todo o meu snobismo e a minha intelectualidade e desfrutar de uma das obras-primas do cinema português. O primeiro filme custou 1500€ (pasmem-se), o segundo a hipoteca da casa do próprio Luís Ismael (150 000€), este terceiro com o orçamento bem superior tem colhido uma série de elogios. Obrigado Luís Ismael, Jorge Neto, J. Duarte e João Pires por projectarem o cinema português.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não percebo é porque razão quando alguém não gosta de certo filme, é logo acusado de snobismo e pseudo-intelectualidade. Termos que não fazem sentido neste caso, nem em nenhum outro. Tal como muitos (que não foi o seu caso), que dizem que Balas & Bolinhos é preferível a filmes que eles consideram que ninguém vê (Manoel de Oliveira, por exemplo), que são aborrecidos e pseudo-intelectuais e snobes. Comentários desses, não devem ser também considerados snobes, quando é sabido que tal como Balas&Bolinhos, outros filmes considerados intelectuais, também não são ao alcance de toda a gente? E basta ler várias das críticas neste blogue, feitas inclusivamente a blockbusters ou comédias, que não há snobismo ou pseudo-intelectualidade aqui. Apenas uma opinião. Umas vezes é concordante com a maioria, outras vezes não.

      Porque quando escrevem uma crítica positiva ao Balas&Bolinhos, eu não vou correr aos comentários, dizer que quem escreveu aquilo é mentecapto, como já muitos escreveram aqui...

      Há que haver tolerância de ambas as partes.

      Eliminar
    2. Tiago, é snobismo não entender que há várias categorias de filme, que não se pode comparar laranjas com sapatos e dizer que no mundo não deveria haver laranjas e só sapatos. Se quer fazer comparações terá que fazê-lo com um aeroplano ou ases pelos ares e para mim este é muito melhor. Este último, como bem afirmou até consegue ter alguma cinematográfica pelos padrões dos filmes não nonsense. Por isso a minha sugestão é que para a próxima ajuste a sua crítica ao produto. Não se pode fazer uma crítica de um sapato dizendo que tem um sabor amargo.

      Eliminar
  11. Moço... Estás paneleiro dos olhos! O Balas e Bolinhos é uma obra-prima.

    ResponderEliminar
  12. O que é o BOM GOSTO? O que é???? A sério, o que é BOM GOSTO???? Estamos a falar de uma unidade métrica? ou o BOM GOSTO do Sr. Tiago é mais requintado e fino do que o meu? É isso? E o que é "humor fácil e escatológico"??? significa não colocar as personagens a falar como muitos falam? Sabe Sr. Tiago é que existem muitas pessoas que falam assim, Portugal não se resume a um bar no Bairro Alto! E para finalizar Sr. Tiago, aprenda a ser verdadeiro e honesto, a ver virtudes onde elas existem, compreendendo que este filme é uma comédia que pretende divertir as pessoas, nada mais, e só por isso esta crítica falha. O seu texto merece uma bola negra! por isso, desça cá "pra baixo" e dê umas gargalhadas, tá visto que precisa disso como um padre precisa de uma ejaculação!

    ResponderEliminar
  13. Balas & Bolinhos é um cinema para o povo português divertir-se a rir, recordar, usufruir, estar seguro de que o cinema português não é só o cinema de Manoel de Oliveira, João César Monteiro, Teresa Villaverde, António Pedro Vasconcelos, etc. O cinema expande. Tem muitos géneros. Nenhum dos géneros é melhor que o outro, apenas é um género, é diferente na sua perspectiva. O povo do Norte tem barba rija, isto já se sabe, já ganhou a fama. Fizeram o balas & bolinhos como fizeram a francesinha e o vinho do Porto, é uma obra-prima porque marcou, já foi feita e houve bilheteira esgotada. Agora falar de pessoal que foi ver o filme, é o povo português à espera de um cinema português colossal, que chegará às salas um dia, não agora ou amanhã, mas um dia. E balas & bolinhos provou que é possível fazer cinema como se fazia em hollywood em todos os anos. Filmes de acção hollywoodianos, filmes b, de um orçamento mais baixo com actores mais baratos, actores com garra, etc. Cá em Portugal está a acontecer a mesma ideia. As coisas agem normalmente até haver uma diferença a que não estamos habituados, ficamos ansiosos, o que é perfeitamente normal. Sei que esperamos muito tempo para que o cinema português chegasse aos calcanhares do cinema mundial, mas nunca é tarde, pois o cinema só existe pelo povo, pela cultura que o povo exprime, pela nação que o povo estende ao alto, o nosso país somos nós que o completa. Não culpem o cinema, culpem à nós. Estamos sempre a aprender...por isto... sejam justos, compreensivos, alegres, abertos, descontraídos, sejam portugueses. Enfim... Sabe-se lá que na América andam a criticar muito o American Pie... Aqui não se critica?! Claro que sim! Depois passa e a história é outra. Bem haja.

    ResponderEliminar
  14. Otário do caralho! Percebes tanto de cinema como o Rato de música!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro Correia não deve ser o teu nome, de certeza. O teu nome é e sempre será Otário do Caralho. Foste ver o Rato a cantar? Riste-te dele? És um Otário do Caralho. Não há dúvida que se percebe que és otário quando escreves. Coitadinho. Agora vais responder-me? Dizer o que? Vais é perder tempo. E ao responderes, vais arrepender-te. Fim.

      Eliminar
  15. Ramos.... és de onde ??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deve ser de lisboa só pode! Dai estar com esta azia toda, pelo facto de um filme com orçamento pobre gente do norte e ter tanto sucesso..

      Eliminar
  16. Eu entendo perfeitamente aquilo que quer dizer, mas acho que devemos manter uma mente aberta e analisar todos os ângulos do filme. Concordo que a grande maioria das pessoas só consiga retirar do filme as palhacadas do filme, mas quem consegue ir mais longe consegue ver uma crítica a uma parte da população portuguesa que, acreditem em mim, existe, e falo por experiência própria. Este humor, sendo básico, de mau gosto, obsceno e tudo o mais é tão realista nalguns locais que até doi. Neste filme sinto realidade. Nas novelas portuguesas e na maioria dos filmes portugueses não há representação da realidade, é tudo falso.
    E claro, não nos podemos esquecer que isto é um filme de comédia e pretende fazer rir as pessoas.

    Não estou a dizer no entanto que este filme é uma obra-prima, mas merece o seu valor. Foi um projeto que cresceu do nada e agora é, independentemente de qualquer opinião, um fenónemo do cinema português.

    ResponderEliminar
  17. Fodassi oh Tone! Olha lá esta merda!

    ResponderEliminar
  18. Sr. Tiago Ramos,
    Vai-me dizer que nas 2h e pouco de filme não se riu nem uma vez. É que se o fez, dou-lhe os meus pêsames por não ter nem um pingo de sentido de humor.

    ResponderEliminar
  19. O português é assim mesmo , critica o que é nosso o que é dos outros é que é bom... Vão-se mazé catar , grande filme do cinema português . Parabéns e um muito obrigado aos que nos proporcionaram esta obra de génio.

    ResponderEliminar
  20. Vou comentar como anónimo como muitos outros, mas com uma pequena diferença vou procurar não faltar ao respeito, pelo menos aqueles que o merecem.

    Acho que a crítica do Tiago Ramos é, talvez, demasiado suave. Pois se o filme até tem uma imagem razoável, o som e a montagem deixam muito a desejar. O argumento se é que se pode chamar argumento é penoso, resumindo a um conjunto de piadolas, mais ou menos conseguidas.

    É certo que não é um filme para todos (lamento isso não existe), mas é um filme fácil e básico, com uma qualidade mediana ao nível de alguns trabalhos de escola. Se foi feito com subsídio do ICA (não é dinheiro de impostos e contribuintes), ou com penhoras de sanitas ou relógios de ouro, não me interessa minimamente, B&B é um filme e deve ser avaliado como isso.

    Agora só por ter sido financiado por privados merece todos os elogios? poupem-me a comentários simplistas, afinal estamos a falar de cinema, a falar de arte, a falar de estética e ética e não estamos no café da esquina a dizer umas caralhadas.


    Para finalizar, lamento profundamente alguns comentários feitos de forma ofensiva ao autor deste blogue, comentários esses que caracterizam muito bem o público-alvo ou fanáticos de um filmezito.


    ANÓNIMO pseudo-intelectual e snob do Porto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Filme de escola?
      Caralhadas?

      Devias ter assinado assim:
      anónimo pseudo intelectual snob com dor de coto do Porto.

      Assim já se entende o motivo do texto.
      Tas com azia? Ainda bem!

      Eliminar
    2. Mais uma crítica cheia de coerência. Falas em estética e arte (não compreendi a parte da ética metida no meio da arte) mas não fazes uma única referência aos aspectos estéticos deste filme. Falas de um conjunto de piadolas, de um filme fácil e básico e depois... bem depois não apresentas nenhum argumento. Não falas sobre aspectos como a fotografia, a banda sonora, a direcção de actores, a sonoplastia, o guarda roupa,etc...
      Não sou anónimo, não sou pseudo-intelectual nem sou do Porto mas sou snob... e arrogante ... mas é só quando alguém se mete a cagar postas de pescada sem fazer a mínima do que está a dizer.

      Eliminar
    3. Ehhpá, leiam as críticas que se escreveram sobre os Monty Python no início. Hoje são possivelmente a maior referência humorística da Europa.
      Críticos de cinema não são para levar a sério. Eles vivem lá no seu mundinho onde se julgam importantes. É deixá-los estar. São uma espécie de D. Duarte em tempos de república...

      Eliminar
    4. Mais um imbecil que nao faz nada de útil para o cinema português e poe-se aqui a criticar, pelo menos o triste Tiago ramos dá o nome e claro que aparentemente está a estragar a sua imagem e a perder a credibilidade toda. parece o preto que fez a musica com a fani, nunca mais vai ser cantor na vida.. aqui o tiago ja perdeu a credibilidade toda como critico de cinema. quanto a este sr do porto, gostaria que me mostrasse algum trabalho dele. mete aí algum link do youtube de alguma OBRA DE ARTE FEITA POR TI!!!! :) Dor de cotovelo é lixada...

      Eliminar
  21. VOCÊ ESTÁ COMPLETAMENTE "FUDIDO"!

    ResponderEliminar
  22. Na minha modesta opiniao, ser critico de cinema só é considerado emprego por conveniencia de quem realiza esse trabalho, pois os reais criticos devemos ser sempre nós próprios.
    Os comentários insultuosos sao muito maus. Apelidar alguem de estupido ou palerma só por ver um filme e gostar? Que mal tem gostar de brejeirice? Há alguem que nao gosta? É snobe, elitista e acima de tudo preconceituoso.
    Tenho o curso de direito, parto do principio que nao serei um ignorante total e aprecio o filme. Nao é isso que me faz mais ou menos educado. O cinema como arte, tal como vós dizeis, deve ser visto enquanto tal, interpretado por cada um como quer. Quando ao facto de ser uma critica ao pessoal do Norte.. Sou do Porto e nao me sinto insultado, acho piada a uma critica claramente exagerada.
    Para finalizar, este foi o 1º filme Portugues que paguei bilhete para ver, e certamente demorará muito tempo até que volte a pagar para ver outro, pois eles sao na grande maioria, enfadonhos, com fraco argumento e histórias absolutamente deprimentes e inacreditaveis, com muita pena minha, devido ao facto de a grande maioria dos actores ter uma qualidade extrema, que nao mereciam participar em filmes tao maus.

    ResponderEliminar
  23. Tiago Ramos,

    Não soubeste apontar o que de bom tem o filme. Muito infeliz da tua parte. Só viste defeitos? Falas bem duma coisa apenas para mandares abaixo cinco logo a seguir?

    Este filme é ÚNICO, percebes? destaca-se de TUDO o que já se fez em Portugal. É original acima de tudo! tem a capacidade para mudar mentalidades no nosso pequeno mundo do cinema, e principalmente afinar o humor "nonsense" que é praticado em Portugal.
    É pena que estejas tão formatado em merdas que pouco interessam que não sejas capaz de ver algo tão simples quanto isto.

    É um filme simples, é, mas marca a diferença, e muita! As vezes as coisas mais simples, são as mais eficazes. e neste caso resultou muito bem.

    Cito: "piadas gastas, sem sentido e sobretudo de algum mau gosto" "entretenimento fácil e ligeiro" "fraca narrativa, sem interesse e aborrecida"..
    ÉS TÃO CONINHAS QUE ATÉ DÁ PENA...em Hollywood também dizem asneiras não?? talvez sejas daqueles que traduz "Motherfucker" para "idiota" para não ferir susceptibilidades.

    Isto é humor NONSENCE, não podes classificar este filme como se de um filme do Manuel de Oliveira se trata-se.

    És o primeiro "critico" que escreve aqui, és português, e escreves esta diarreia literária...vai la mas é criticar as merdas secantes, sem gosto e ultrapassadas, ai é que tu tas bem...é a tua praia! A ti a a todos esses pseudónimos que falam prai.

    Faz-nos a todos um favor,nunca mais critiques este filme, nem outros dos mesmos realizadores. não mereces sequer falar uma palavra sobre ele, já percebemos que tipo de gente és tu.
    E já agora, dedica-te à pesca, para nunca mais termos de ler barbaridades destas!!
    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De acordo! Tiago ramos dedica te a prostituição..

      Eliminar
  24. oh, oh Tiago... Ta f#der! (if you know what i mean)

    ResponderEliminar
  25. Boa critica do filme. Contudo, creio que as piadas fáceis de que fala não desprestigiam o trabalho dos actores... Não deixam de ser talentosos por terem protagonozado esta trilogia... Talvez nasçam bons frutos e projectos fututos de tudo isto, com um melhor humor.

    ResponderEliminar
  26. Injusta a crítica para um filme que se apresentou simples e sem preconceitos. E fez rir e tecnicamente já vi pior lá fora e por bem maiores orçamentos!

    ResponderEliminar
  27. Caro Tiago

    Espero ansiosamente pelo seu filme.
    Estarei aqui para o comentar.

    Obg.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. faz um romance dos anos 60 em que é so paz e amor e beijinhos na cara.

      Eliminar
  28. O filme é suficientemente engraçado para quem gosta do género. Eu sou amante de cinema e também há por ai muitos maus filmes com orçamentos gigantescos e com a participação de atores aclamados e realizadores com nome no mercado. Não se pode pedir muito com as ferramentas que se tem e o balas e bolinhos é um exemplo de coragem,aprendizagem, crescimento de todas as pessoas envolvidas.
    Façam criticas positivas e comparações com bom senso.

    ResponderEliminar
  29. Isto é dor de corno, Criticam pk ele nao foi feito na capital.. Entao é uma merda! Mas se fosse com pessoal de lisboa e lá feito era o melhor! As novelas merda mal sabem representar, filmes portugueses Mt probres tirando um ou outro, na tv vi alguns, no cinema só pago pá ver balas e bolinhos! Choro a rir! Representação natural sem gente snob e gente pura! Quem nunca disse caralho ou foda-se?!? Só espero nao ter de esperar tanto tempo(8anos) para ver o balas bolinhos 4! Por favor continuem;) queremos mais..

    ResponderEliminar
  30. Confesso que ainda não vi o filme e como tal aceito perfeitamente a crítica e penso que não se pode forçar o Tiago Ramos a gostar do filme se ele de facto não é apreciador, ponto final, é puramente com ele e as pessoas são livres de ter em conta a opinião dele ou não.

    Agora, um aspecto que me incomoda um pouco é ler, por exemplo, a crítica de um filme como Zombie Ass: Toilet of the Dead, que é um perfeito exemplo até pelo seu humor escatológico e pelo culto do absurdo, e verificar que embora a classificação seja igualmente muito negativa, o texto é muito menos cáustico e a opinião mais moderada, diria até mais compreensiva.

    Isso deixa transparecer que, talvez por se tratar de um filme português, há aqui uma tentativa de fazer algo mais do que apenas a crítica do filme, fazendo também julgamentos de carácter desnecessários e passando completamente ao lado do sentido do filme. Acaba por faltar a capacidade de julgar o filme por aquilo que ele pretende ser e nada mais que isso, capacidade que existe com outros filmes.

    Acho que o sucesso do Balas também é facilmente explicável e poderia ter sido reconhecido como uma necessidade de evolução naquilo que o cinema português é capaz de produzir.

    E pronto, esta é a minha crítica à crítica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes este comentário estivesse lá em cima, em primeiro lugar! Concordo totalmente.

      Eliminar
  31. O teu cérebro nao esta a funcionar correctamente, deves ter estado Mt tempo ao sol e estas a passar pela desidratação.. Tmb tas a precisar é k te mijem pá cara!! :))

    ResponderEliminar
  32. Dá pena é ler um review destes rapaz, enterra-te .

    João Bandeira

    ResponderEliminar
  33. E tao simples como isto, ha quem goste de levar no cu, eu e que nao perco tempo a falar com enrabados.
    Na minha "simples opiniao" o Balas e um filme epico que critica a merda da nossa sociedade fazendo-nos rir. O Filme demonstra bem o que significa ser Portugues essa raca audaz e corajosa. Evidemente ira haver quem nao goste, isso tolero, nao suporte e gente invejosa que ao inves de tentarem melhorar so sabem denegrir quem consegue fazer algo.
    Eu adorei a saga Balas & Bolinhos, "um espetaculo", tou merto por ver o novo e so espero que nao fiquem por aqui pois quem e bom merece viver.

    ResponderEliminar
  34. A critica do autor falha por olhar para o cinema apenas como arte e cultura! O cinema também é entretenimento, neste caso, é o verdadeiro ópio de uma sociedade que tarda em encontrar o seu rumo. (sim estamos perdidos).
    O filme é excelente naquilo a que se propõe, infelizmente o autor desta critica não conseguiu chegar a esta conclusão, é óbvio que se espremer o filme dali não sai quase nada a não serem duas horas de verdadeiro humor!
    Ir a uma sessão de cinema completamente esgotada onde toda a gente se ri , desculpem, mas não pode ser um mau filme.
    Quanto ao dinheiro dos impostos, não é mal gasto, mas como em tudo em portugal, mais uma vez parece servir certos interesses de certas pessoas, ficando o cinema para segundo plano (quantas destas produções conseguiram esgotar uma sala de cinema?)

    ResponderEliminar
  35. Vi o filme. Gostei. Quem comenta um filme destes através do recurso a palavras caras, "escatologia" por ex., é porque não se quer fazer entender. Se calhar, esta crítica técnica vem de alguém que até "adora" o "feios, porcos e maus", aquele exemplo perfeito do lado mais javardo (perdão, "escatológico") da sociedade italiana nos anos 60 do séc xx. Enfim, gostos... Mas devo reafirmar que o ICA gasta mesmo dinheiro dos contribuintes para apoiar filmes dos mesmos de sempre com os resultados (pasme-se) de sempre. Quem afirma o contrário deve ler fundamentos básicos de economia e compreender que financiamento oriundo de taxas com origem em leis nacionais é sempre conseguido à custa dos mesmos: o contribuinte. Filmes do Manuel de Oliveira custam milhões e são vistos por centenas de pessoas, normalmente os amigos e familiares dos directamente envolvidos e, claro, os críticos. Sim, eu sei porque já fui a uma dessas "cerimónias". Deus me perdoe...

    ResponderEliminar
  36. Ó Tiago Ramos, não respondas às criticas, como Anónimo.

    ResponderEliminar
  37. É pena que as pessoas não vejam a obra-prima que este filme é! A grande maioria não deve saber, mas este filme retrata pessoas que na realidade são assim, falam assim, e tratam-se assim. Este filme é para ser desfrutado, apoiado e que o Luís Ismael continue a produzir e argumentar filmes deste calibre. Um filme 5***** sem dúvida nenhuma! Quem diz o contrario, ou é cego, ou não quer ver. Sejam patriotas!

    ResponderEliminar
  38. Quem gosta, gosta, quem não gosta, azar ...este filme merece que todos o apoiem porque é Português, foi feito para o público e deixem a dor de corno. Conseguem fazer melhor.

    ResponderEliminar
  39. O Tiago percebe tanto de cinema como eu de fusão nuclear.
    Continua a acariciar o gato e não te esqueças de arrumar a casa.

    ResponderEliminar
  40. 160.000 tchiii que dor de corno que vai pela "elite" do cineminha tuga. 160.000 espectadores ás salas sem os € dos contribuintes é obra "prima". TOMA MAMA.

    ResponderEliminar
  41. O que custa mesmo é ver um filme de amadores ter tantos seguidores e superar qualquer outro.
    E nós é que somos deficientes???
    Grandes filmes,até o de 1500 €...

    ResponderEliminar
  42. Que sorte a vossa, a dos que conseguiram desfrutar deste filme, e acima de tudo, perceber a sua subliminar crítica social.

    Eu paguei o bilhete, vi o filme até ao fim, e fiquei triste.
    Isto é uma opinião. Subscrevo Tiago Ramos plenamente.

    ResponderEliminar
  43. Subliminar critica social????
    Não sabes o que é uma comedia?
    Mais um armado em intelectual da treta.
    Não fiques triste... Vai ver um filme do Manoel Oliveira e ficas feliz outra vez.
    Ou então, toma um comprimido para a dor de coto!

    ResponderEliminar