Habitualmente, os prémios dos Producers Guild of America são interessantes precursores do Óscar de Melhor Filme, com uma percentagem de correspondência em cerca de 60%. Nos últimos anos porém ocorreram casos de não coincidência: por exemplo, Litte Miss Sunshine (2006) venceu aqui mas perdeu para os DGA e Óscares. O mesmo se passou com Brokeback Mountain (2005): venceu PGA e DGA, mas perdeu nos Óscares. Estes prémios marcaram um ponto de viragem em 2011 para The Social Network que havia vencido em quase todos os precursores, mas que perdeu para o britânico The King's Speech: nos PGA e nos Óscares.
Este ano, com a ausência de Ben Affleck e Kathryn Bigelow nos nomeados ao Óscar de Melhor Realizador, poder-se-ia referir a dificuldade dos seus filmes (Argo e Zero Dark Thirty) vencerem o Óscar de Melhor Filme, com as probabilidades a caírem para Lincoln. Porém e tal como aconteceu nos Globos de Ouro, Argo foi o premiado pelos prémios PGA, com grandes possibilidades de repetir o feito nos Óscares 2013. Neste caso particular, a ausência de Ben Affleck nos nomeados ao Óscar, apenas veio beneficiar Argo, numa corrida que já havia esquecido o filme que em Novembro aclamava como preferido.
Em televisão, Modern Family vence pelo terceiro ano consecutivo a categoria de Série de Comédia, enquanto que Homeland vence na categoria de drama.
CINEMA
Filme
Argo
Filme de Animação
Wreck-it Ralph
Documentário
Searching for Sugar Man
TELEVISÃO
Série Dramática
Homeland
Série Cómica
Modern Family
Série Infanto-Juvenil
Sesame Street
Conteúdo Digital/Websérie
30 Rock: The Websodes
Série de Não-Ficção
American Masters
Programa de Entertenimento/Talk Show
The Colbert Report
Programa de Competição
The Amazing Race
Minissérie
Game Change
Programa de Desporto
Real Sports with Bryant Gumbel
Leia também:
- Producers Guild Awards 2013: Os nomeados em cinema
- Producers Guild Awards 2013: Os nomeados em televisão e documentário
Sem comentários:
Enviar um comentário