quinta-feira, 5 de março de 2009

DVD: O Perfume - História de um Assassino, por Tiago Ramos



Título original: Perfume: The Story of a Murderer (2006)
Realização: Tom Tykwer
Argumento: Andrew Birkin e Bernd Eichinger
Elenco: Ben Whishaw, Sam Douglas, Dustin Hoffman, Alan Rickman e John Hurt

O Perfume assenta numa boa ideia original. Mas essa já tinha sido desenvolvida por Patrick Süskind, em 1985. Considerado um best-seller mundial e uma obra-prima, adaptar o romance ao cinema era uma opção de grande risco. Literariamente luxuriante, o livro descreve a história de um assassino, com um olfacto fora do comum e que pretende capturar a essência perfeita da mulher.

Tom Tykwer (The Internacional) merece ser parabenizado pela coragem que teve em adaptar tal obra ao cinema. Tecnicamente, o filme é vistoso, com um grande contraste de cores, com inúmeros recursos cénicos que valorizam o argumento, o ambiente putrefacto das ruas de Paris e o luxo das perfumarias do século XVIII. No início, o realizador tem um trabalho consistente.

Tudo muda a meio do filme. Apercebemo-nos que o realizador sentiu necessidade de adaptar fiel e textualmente o romance e acabou por recorrer a cenas rápidas, visualmente repentinas, quase como ocorrências gráficas. Perto do fim, o filme torna-se maçador e repetitivo, muito culpa dos longos minutos de duração da fita.



A nível interpretativo, Ben Whishaw tem uma interpretação inquietante e perturbadora. No papel de Jean-Baptiste Grenouille, o jovem actor consegue transmitir sabiamente a atitude obsessiva e compulsiva inerente à personagem do romance. De destacar também a presença no elenco de Dustin Hoffman e Alan Rickman.

Não é uma obra-prima, tanto que O Perfume - História de um Assassino acaba por se revelar em determinadas alturas pouco consistente, mas merece ser encarado como uma excelente obra, muito competente a nível técnico, na qual se destaca a sequência final.

Classificação:

Extras:
  • Comentários do Realizador
  • Comentário do elenco
  • Making Of
  • Entrevistas com o realizador Tom Tykwer, com o argumentista Andrew Birbin e com alguns dos membros do elenco
  • Trailers
Classificação dos extras:

Sem comentários:

Enviar um comentário