segunda-feira, 2 de março de 2009

Revolutionary Road, por Tiago Ramos


Título original: Revolutionary Road (2008)
Realização: Sam Mendes
Argumento: Justin Haythe e Richard Yates
Elenco: Leonardo DiCaprio, Kate Winslet, Michael Shannon e Kathy Bates

Foi provavelmente a maior das surpresas na nomeação para os Óscares deste ano. Revolutionary Road, contra todas as expectativas, apenas recebeu três nomeações, duas delas em categorias técnicas, mesmo depois de quatro nomeações importantes tanto nos Globos de Ouro como nos BAFTA, tendo ganho o Globo de Ouro para Melhor Actriz, pela interpretação de Kate Winslet.


Baseado no romance homónimo de Richard Yates, Revolutionary Road, realizado por Sam Mendes (Beleza Americana) revela uma intensa carga dramática como há muitos anos não se via no grande ecrã. Um jovem casal atingido pelo conformismo dos subúrbios de Connecticut, durante os anos 50, tenta superar os seus problemas familiares, enquanto tentam criar os filhos de uma forma digna, ao mesmo tempo que tentam fugir das convenções típicas da sociedade da época.

Revolutionary Road será dos argumentos mais sombrios escritos acerca do casamento e juntar o eterno par romântico Leonardo DiCaprio e Kate Winslet no mesmo filme, aparentemente provocaria um suicídio cinematográfico. Surpreendentemente não foi isso que aconteceu. O filme é capaz, simultaneamente, de nos fazer sorrir, como de nos revoltar as partes interiores. Balança entre o inconformismo e a fantasia, passando pelo adultério e pelo o aborto, com tal componente dramática bastante activa.



A realização, os planos estáticos de algumas cenas, tudo isso contribui para transmitir respeito pelo filme. Sam Mendes, depois do grande sucesso de Beleza Americana e Road to Perdition, arrisca-se a criar um novo fenómeno de culto, desta vez das mentes mais literatas. O argumento não é claramente inovador, mas tratando-se de uma adaptação fiel ao original, era impossível que isso acontecesse, portanto coube aos protagonistas dar um grande impulso ao mesmo.

É impossível dizer qual dos dois esteve melhor: se Kate Winslet, se Leonardo DiCaprio. Kate Winslet tem aqui uma das suas melhores interpretações de sempre, demonstrando um tremendo à-vontade em grande maioria das cenas. Desculpem-me os anti-tabagistas, mas as cenas em que a protagonista fuma um cigarro são de extrema sensualidade. O dramatismo que consegue imprimir a April Wheeler confirma Kate Winslet como uma das mais versáteis actrizes da actualidade.



Por sua vez, Leonardo DiCaprio consegue, a dada altura, roubar o protagonismo de Kate, revelando a sua maturidade e crescimento a nível profissional. A sua personagem Frank Wheeler é burocrática, complexa, rodeada entre o inconformismo e o conformismo e merecia mais a nomeação que Brad Pitt. Ao mesmo tempo, a grande surpresa surge do lado de Michael Shannon, com uma personagem alienada da sociedade, vítima de aparente insanidade, mas que revela uma sabedoria incomum, tornando-se uma figura emblemática do filme e que lhe valeu a nomeação para o Óscar de Melhor Actor Secundário.

A banda sonora de Thomas Newman, foi infelizmente afastada dos Óscares, mas consegue despoletar o intenso desconforto que é assistir ao filme. Não de uma forma negativa, mas conforme já mencionado, o filme consegue a proeza de nos revolver as entranhas e isso é de elogiar numa longa-metragem.

Revolutionary Road não é um filme que se veja todos os dias, é necessário reunir uma enorme quantidade de pré-condições visuais para se conseguir avaliar todo o conjunto. Vê-se uma vez, deixa-nos revoltados com tremendo dramatismo e deixa-nos a admirá-lo ao longo dos anos.

Classificação:

6 comentários:

  1. O filme, dizes, «consegue a proeza de nos revolver as entranhas» e eu que ando tentado ao DVD, ainda fico agora com mais vontade de comprar o DVD.

    Ainda não vi o filme.

    Cumps.
    Filipe Assis
    CINEROAD - A Estrada do Cinema

    ResponderEliminar
  2. Filipe Assis,
    Infelizmente ainda encontro pessoas que o consideram uma obra menor de Sam Mendes, portanto não sei se vais gostar ou não. Mas para mim, não me canso de o dizer, é o melhor filme do ano. Aconselho-te a comprar o DVD (eu não comprei...).

    Quando vires deixa o teu feedback.

    ResponderEliminar
  3. Podes contar, passo por cá depois.
    Talvez espere uns meses a ver se o preço desce para metade.

    Cumps.
    Filipe Assis
    CINEROAD - A Estrada do Cinema

    ResponderEliminar
  4. Você parece ser a única pessoa que concorda comigo quanto à atuação dos atores: simplesmente achei-os maravilhosos.
    Winslet é realmente uma das melhores atrizes da atualidade e acredito que April Wheeler é uma de suas melhores personagens.
    [se bem que eu acho o mesmo de todas as suas personagens]
    Radiante em cena, não tiramos os olhos dela. Quando DiCaprio aparece, nossos olhos se dividem: ora olhamos um, ora olhamos outro. O reencontro, que demorou 12 anos, não poderia ser mais certo. Ambos estão inquestionáveis e absolutos em suas atuações.
    Acredito que ambos deveriam ter recebido nomeações ao Oscar por esse trabalho. Discordei veemente de ver Winslet indicada como Atriz em Papel Principal, pois, para mim, sua personagem em O Leitor é claramente coadjuvante. Sua nomeação deveria ter sido por Foi Apenas um Sonho e, se a Academi achasse assim tão bela sua participação no outro filme, que a indicasse na categoria correspondente! DiCaprio merecia estar entre os cinco indicados. E eu facilmente o substituiria pelo sempre-igual Sean Penn.
    Não achei um filme brilhante, mas foi a oportunidade correta para que os atores - tanto principais quanto coadjuvantes - brilhassem!

    ResponderEliminar
  5. Luís,
    Ainda bem. É sempre bom encontrar alguém que reconheça no Revolutionary Road um bom filme, com Kate Winslet e Leonardo DiCaprio como excelentes actores, merecedores de óscares por estes papéis.

    ResponderEliminar
  6. Sam Mendes é magistral na arte de filmar, virtuoso na contenção e fluído na adaptação do romance de Richard Yates a partir do igualmente muito bem escrito argumento de Justin Haythe. Com um arrojado e minucioso trabalho de mise-en-scène, uma subtil banda sonora de Thomas Newman - que chega sempre no momento certo - e um absolutamente memorável trabalho de actores (brilhantes Winslet e DiCaprio, mas notem-se também os secundários Michael Shannon e Kathy Bates), eis pois - e em suma - uma obra de elevada e inequívoca competência artística. Mais uma, sob o selo autoral do realizador.

    5/5

    Cumps.
    Roberto Simões
    CINEROAD - A Estrada do Cinema

    ResponderEliminar